Seguimento Açores e Madeira - Abril 2015

Não deixa de ser bizarro ver toda aquela nebulosidade já passada pelas ilhas desse grupo sem ter acumulado precipitação. Na verdade a frente fria não está nessa linha de nuvens mas mais atrás.

Verdade. Por exemplo no Hirlam a chuva, e subsequente cavamento, começará agora:

T1SsoAP.gif

Verdade. Por exemplo no Hirlam a chuva, e subsequente cavamento, começará agora:

Choveu no Grupo Ocidental desde antes das 8h utc, quantidades até 2mm, e também na ilha Terceira antes das 7h utc, Angra do Heroísmo 0,5mm e 1mm numa estação WU da costa oeste IANGRADO3. Uma estação nas Lajes ainda não acumulou.
Não há ainda registo de acumulados nas outras ilhas do Grupo Central ou do Oriental.

• Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985
Ao longe já se vê as nuvens baixas da frente (mosteiros - ponta oeste de S. Miguel):

ud9TgRC.jpg

Ar5XLa7.jpg

Na Graciosa, o céu azul entre as duas partes da frente:

2XZBEFo.jpg

O alerta amarelo para trovoadas do IPMA parece-me ser mais de precaução. Quando é a 'sério' está escrito que são frequentes e dispersas. Portanto, a meu ver, se houver trovoadas serão mais esporádicas do que habitual.

NpCXiIe.gif

Acho que nunca deixei o site:

http://www.nwcsaf.org/HD/MainNS.jsp

Assim é mais partilhar o conhecimento.

Outras imagens (células mais fortes estão a norte do G. Ocidental):

K9opPfC.jpg

pKSiBHp.jpg

YJLlYr4.jpg

Ao longe já se vê as nuvens baixas da frente (mosteiros - ponta oeste de S. Miguel):

Ainda não é a frente propriamente dita, essa banda de nuvens pré-frontal não deixou precipitação alguma no grupo Central.

Acho que nunca deixei o site:

http://www.nwcsaf.org/HD/MainNS.jsp

Assim é mais partilhar o conhecimento.

:thumbsup:

O alerta amarelo para trovoadas do IPMA parece-me ser mais de precaução. Quando é a 'sério' está escrito que são frequentes e dispersas. Portanto, a meu ver, se houver trovoadas serão mais esporádicas do que habitual.

Concordo, acho que nesta região os avisos são sempre mais preventivos quando ao nível do amarelo.

Até às 14h utc temos um total de 3,2mm no Corvo e 6,5mm nas Flores.

• Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985
A frente ainda não passou do Grupo Ocidental. Precipitação por enquanto aquém do esperado mas o vento está a aumentar ou a manter-se forte e a pressão a diminuir.
wQRmYQG.jpg

4dVH35H.jpg

A imagem de satélite às 16h utc mostra que estas ilhas estão num intervalo e que a linha mais activa ainda está a oeste:
GrXXOWh.jpg

Com excepção de umas décimas de milímetro na Terceira, pela manhã, ainda não choveu em todas as outras ilhas, mesmo com aquela abundante nebulosidade a passar.

Última edição:
Mas, dependendo do satélite em questão, há algumas células muito fortes:

0t9FVaY.gif

Em S. Roque do Pico é que tem sido possível ter uma perpetiva transversal da atmosfera:

HczmUUY.jpg

Há medida que a frente se desloca para nordeste, deverá chover muito mais (as células deverão chegar às ilhas).

Na câmara da Fajã Grande, Flores, que penso que está virada para norte, entre as nuvens baixas ao fundo... um cumulonimbus?

uwzOfGZ.jpg

Entretanto ficou tudo nublado e já não dá para discernir.

• Gosto
Reactions: StormRic