Na última hora 6.3mm na Horta e 8.6mm no Pico. A haver trovoadas, e consultando o GFS, só mesmo nos outros grupos à exceção o oriental
A ilha de São Jorge, nos Açores, conta a partir de hoje com o primeiro furo de captação de água subterrânea com vista ao abastecimento de explorações agrícolas.
A ilha de São Jorge tem poucas nascentes de água superficiais e os caudais que existem são muito inconstantes, havendo dificuldades no abastecimento de água.
O furo hoje inaugurado, na Ribeira do Nabo, concelho das Velas, tem uma profundidade de mais de 260 metros e capta água abaixo do nível do mar, por não haver sequer lençóis de água intermédios nesta zona.
Além do furo de captação de água, a nova infraestrutura conta com reservatório e um sistema de distribuição de que beneficiam 90 explorações agrícolas, numa área de 900 hectares.
O projeto, desenvolvido pelo Instituto Regional do Ordenamento Agrário (IROA), representa um investimento de cerca de 590 mil euros, 85% dos quais são fundos europeus e os restantes 15% são verbas regionais.
Na última hora 6.3mm na Horta e 8.6mm no Pico. A haver trovoadas, e consultando o GFS, só mesmo nos outros grupos à exceção o oriental
Segundo os valores do GFS, a diferença entre grupos não será assim tanta quanto isso para se poder falar em excepções e em particularizações.
Por outras palavras, trovoadas, parece que nem no Central e nem no Oriental (pelo menos dessa vez)
Vê a carta daqui a 12/15/18/21 h. A minha conclusão veio dessas.
Devo confessar que já à largos meses que não vinha aqui ao fórum (o tempo não têm dado para isso...) mas cada vez que se aproxima uma depressão ou uma frente cá venho....e devo confessar também que estou surpreendido com o evoluir do fórum, neste caso do seguimento açores e madeira, estão no bom caminho...recorrendo ás imagens de satélite e às webcams das ilhas temos um acompanhamento muito bom aqui no fórum...parabéns a que está a fazer o acompanhamento da situação e o nowcasting....
lool! Correto.Caso para dizer...."E tudo ao norte passou....."