Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2014

Por aqui estão 11ºC...

Já reparaste na precipitação prevista? Quase nada...

Entretanto, já viste algum aviso de frio para os Açores? :lol:

Ok já está descer então aí.

Na Lagoa vocês têm um microclima particular abrigado pela Serra de Água Pau, mas mesmo assim ela está caindo a pique.

Eu bem disse uma vez. Nem que as temperaturas descessem um dia aos 0 º C nos Açores, ia haver um aviso emitido, e pelos vistos não me enganei.

E esta noite é bem possível que elas ultrapassem mesmo os 0 º C no Pico da Vara, isto sem falar no Windchill que segundo está previsto atingirá os - 10 º C :cold: :cold:

Já são muitos anos a lidar com eles e já sabemos o que a casa gasta :D

• Gosto
Reactions: Afgdr
Por acaso, estava aqui para perguntar ao Hazores se já haviam indícios de queda de neve para os lados da costa Oeste.
Mesmo assim, penso que será um tiro no escuro, mas vamos a ver...

Sigo com uns "tórridos" 12º.

O Natal já acabou, mas: "Let it snow, let it snow, let it snow..."

Cumps,

Edit: As temperaturas começaram a descer mais acentuadamente. O destaque vai para o Grupo Ocidental que já está na casa dos 8º graus. Pelo Grupo Central já descem, mas acredito que neve só lá para a noite/madrugada. Durante o dia de hoje, o céu tem-se apresentado pouco nublado com bastante sol e sem indícios de chuva. No Grupo Oriental, acredito que talvez o Pico da Vara seja o premiado, mas digo isto com muitas reticências.

Frio sei que está quanto a neve não sei, mas acredito que a partir de agora os aguaceiros lá no too da serra de santa bárbara possam ser de neve... mas não me parece que vá lá cima confirmar

Suponho que a estas horas ninguém esteja no Pico da Vara ou na serra da Barrosa, nem mesmo em outras serras de outras ilhas.

Não me parece que haja grande iluminação nesses lugares...

De dia tudo bem, agora de noite a coisa torna-se mais complicada :p

• Gosto
Reactions: jotackosta
Segundo últimas informações, já cai forte granizada no Nordeste e Pico da Pedra. O Pico da Vara, Pico Bartolomeu, e o Planalto dos Graminhais já devem estar brancos. Pena ser à noite. Com sorte a ilha ainda amanhece branca nas suas serras mais altas :cool:

Muito provavelmente também já deve estar caindo algo (com sorte) na Barrosa e Sete Cidades também.

Estou com 6 º C :cold:

(Sim Afgdr, era exactamente isso a que me referia, mas pronto quem somos nós para dizer o contrário...)

• Gosto
Reactions: Mawk e Afgdr
Segundo últimas informações, já cai forte granizada no Nordeste e Pico da Pedra. O Pico da Vara, Pico Bartolomeu, e o Planalto dos Graminhais já devem estar brancos. Pena ser à noite. Com sorte a ilha ainda amanhece branca nas suas serras mais altas :cool:

Muito provavelmente também já deve estar caindo algo (com sorte) na Barrosa e Sete Cidades também.

Estou com 6 º C :cold:

(Sim Afgdr, era exactamente isso a que me referia, mas pronto quem somos nós para dizer o contrário...)

Seria mesmo interessante se amanhã de manhã houvesse ainda neve ou granizo nas montanhas altas :lol:

• Gosto
Reactions: Azor
Seria mesmo interessante se amanhã de manhã houvesse ainda neve ou granizo nas montanhas altas :lol:

Da maneira que está frio a cotas baixas, imagina então na serra :cold:

Por isso penso que o gelo deve se aguentar até ao nascer do dia.

As maiores serras de São Miguel (depois da montanha do Pico) são as zonas mais chuvosas dos Açores com uma média anual de 5000 mm, logo é mais provável que por lá caia maior frequência de aguaceiros que nas zonas mais baixas.

Tenho é pena dos animais que por lá andam, uma vez que não estão habituados a este panorama, mas até eles se adaptam a tudo :cool:

• Gosto
Reactions: Mawk
Parece que já nevou na Serra de Santa Bárbara - Teceira

Fonte "Tal Disparate" Foto de Ruben Tavares

IBX5zUI.png

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Renovados votos de boa noite,

Aqui vão os valores que registei:
Nas zonas costeiras a temperatura anda pelos 8º graus, logo, confere com os dados do IPMA. Passei inclusivamente próximo do Observatório Tenente Coronel José Agostinho e a mesma era equivalente ao anunciado pelo IPMA.

Por exemplo, em zonas com cotas mais altas vi, inclusivamente, o termómetro, por alguns momentos, descer até aos 5º graus. Mas a temperatura mais frequente naquela zona específica foi de 7º graus, apesar de ter-se mantido durante bastante tempo nos 6º.

À entrada de Angra do Heroísmo, ocorreu uma forte queda de granizo e chuva de faz o termómetro descer até aos 5º graus. De facto, alguns condutores mais imprudentes (o mesmo idiota que seguia dois carros à frente) apanharam alguns sustos em algumas curvas mais pronunciadas devido à acumulação de gelo na estrada.

Na zona onde me encontro, a uma cota relativamente elevada, sigo com 6º graus fixos já há algumas horas.

Mais uma vez, o windchill é brutal e corta a face como se mil macacos furiosos espetassem estalactites na fronha...:cold:

De resto, só quero deixar o pedido de cautela e precaução nas estradas. Se não for por vós, que seja pelos outros.

Cumps,

• Gosto
Reactions: Wessel1985