Santas tardes a todos,
Efectivamente, eu estava no centro de Angra do Heroísmo aquando da chuva torrencial que começou, se não me falha a memória, por volta das 11H45 e durou cerca de uma hora e um quarto, mais ou menos...
Realmente, a certa altura, choveu a potes o que provocou algum alarme nas pessoas e, sim, algumas pequenas inundações. Por exemplo, para os que conhecem as artérias da baixa de Angra, na altura, descia de automóvel a rua da Miragaia e vi uma tampa de esgoto a querer saltar fora com a força da água. Aquele som da tampa a bater trouxe-me memórias dos acontecimentos do dia 11/12...
A verdade é que foi um evento muito localizado. Na costa Sul/Sueste nem um pingo de chuva. Ao chegar ao tasco, uma hora atrás, estava uma bela tarde de sol, mas, a certa altura, aproximava-se de Nordeste uma grande formação nebulosa maciça e a "prometer". Neste momento, o céu encontra-se nublado com vento bonançoso e o sol a querer espreitar.
Foram emitidos alertas até às 23H00 para todo o arquipélago. Laranja (chuva) para o grupo central e amarelo (chuva) para o oriental e ocidental. De trovoada, amarelo para todos, igualmente, até às 23.
Tudo isto quando debate-se a polémica dos "tornados" com a Protecção Civil a apelidar de rumores infundados, maliciosos e irresponsáveis, quando o comunicado dos tornados ainda está visível no sitio do SRPCBA no portal do Governo dos Açores. Se não fosse tão sério, seria para rir...