Knyght
Cumulonimbus
Eu só vou dar uma achega, existiu durante o fim de semana 40% de se poder formar tornados, claro que há vários níveis...
As tampas saltam porque tiraram um esgoto em pedra com mais de um metro de altura (que eu cheguei a ver na Rua Direita ou na Praça Velha, já não me recordo bem) e substituiram-no por tubos em pvc com um diâmetro bastante inferior. Quando cai um pouco mais de água, é um tal chover tampas de esgoto. Os antigos sabiam o que faziam. Pena que às vezes não se aprenda um pouco com eles.
Tendo surgido um rumor infundado relativo à ocorrência de tornados, cumpre informar que o SRPCBA veicula todas as informações através do Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da imprensa, da sua página da internet e nas suas páginas das redes sociais.
Assim, o SRPCBA esclarece que não emite - ou emitiu - quaisquer recomendações, ou avisos, em que solicite a particulares o seu reencaminhamento, por qualquer forma, incluindo SMS.
Claro que a Protecção Civil não manda envie aos seus contactos com a máxima urgência, ou reze 3 pai vossos para que não venha a acontecer...
Já ocorreram 2 tornados no território nacional que um deles o radar detectou e passou as claras porque o sistema nem tinha meios de avisar em tão pouco período de tempo.
Atenção que eu e muitas outras pessoas subscritas ao Portal do Governo dos Açores receberam os respectivos comunicados do SRPCBA por e-mail.
e às tantas até foi alguém de lá bem intencionado que começou a "cadeia" e tudo o q o povo quis inventar ficou com a assinatura deles. É de facto desagradável pois nem toda gente como o pessoal que está aqui no forum se preocupa em buscar informação correcta, para alguns aquele sms "dizia tudo" e afinal era tudo "mentira". É uma situação muito chata mesmo.
Por vezes as coisas descontrolam-se, o fórum já uma vez foi vítima do alastrar dum texto alarmista do ciclone xynthia e nem foi deste fórum que veio o texto que na altura circulava pela Net.
É por coisas como estas que eu ando sempre a apelar aqui às pessoas para terem calma, para não exagerarem nas previsões, etc,etc. Ainda no fim de semana aqui neste mesmo tópico disse a certa altura para se ter calma no que se está a interpretar ou ver, pois por vezes as pessoas assustam-se e muitas vezes não há razões para isso.
Por vezes as coisas descontrolam-se, o fórum já uma vez foi vítima do alastrar dum texto alarmista do ciclone xynthia e nem foi deste fórum que veio o texto que na altura circulava pela Net.
É por coisas como estas que eu ando sempre a apelar aqui às pessoas para terem calma, para não exagerarem nas previsões, etc,etc. Ainda no fim de semana aqui neste mesmo tópico disse a certa altura para se ter calma no que se está a interpretar ou ver, pois por vezes as pessoas assustam-se e muitas vezes não há razões para isso.
Aliás em zonas juntas como Portugal Continental com a Espanha já se verificou várias vezes alertas em Espanha com dias de antecedência e procedimentos de segurança em regiões de Espanha de mau tempo que entrava por Portugal e ninguém ligava. Depois os Espanhóis salvam as suas coisas e não morre ninguém, e nos coitadinhos ficamos sem nada.
Como disse, NÓS Portugueses devemos aprender que os avisos é para ter em conta caso venha a verificar-se que o cumprir das medidas de segurança minimizou os danos e poupo vidas. Senão ainda melhor. Avisos sobre o evento só provocará o pânico, a circulação das pessoas o que é o mais grave de tudo.
Nesta polémica dos tornados nos Açores os que andam chateados, fugiram do arquipélago? Meteram-se em abrigos nucleares? Não talvez foram os que fizeram as imagens e estão chateados de não passar o tornado...