eu continuo a dizer que o alarmismo não foi da protecção civil porque se lermos bem, o aviso apenas fala na POSSIBILIDADE de tornado. Foram as pessoas que depois transformaram a possibilidade em evento confirmado e é a OCORRÊNCIA do tornado que a protecção civil desmente. Se lerem bem o esclarecimento deles, eles não desmentem o aviso de "possibilidade" mas desmentem sim a "ocorrência" que não tem fundamento simplesmente porque não aconteceu mesmo.
Boa tarde,
Subscrevo totalmente! Falou-se apenas na possibilidade e não na confirmação dela.
Mas tenho reparado que já desde o Gordon para cá que temos ouvido falar mais nestes eventos nos Açores,e o que é certo é que eles acontecem, e sempre aconteceram, sejam no mar seja em terra.
Sim o clima dos Açores não é o da Madeira, assim como a Madeira não é o de Portugal Continental, ou os Estados Unidos com o clima de Portugal, não disse o contrário. Knight por favor compreende o que eu disse, eu não critiquei a tua pessoa mas sim os avisos emitidos antes do tempo. Ok já sei que vais dizer que eles justificam-se muito antes das coisas ocorrerem, tudo bem, só que na altura quando eles foram para o ar, estavamos muito longe do acontecimento e puseram o arquipélago em aviso vermelho para a chuva, quando na altura merecia a meu ver um amarelo, porque de vermelho ela só foi muito forte umas horas mais a frente.
Acho que essa questão dos alertas e avisos de mau tempo é sempre muito complexa e muito chata, porque os alertas dos Açores não equivalem aos da Madeira e aos do Continente. Um alerta amarelo para precipitação nos Açores = alerta laranja para na Madeira e Continente. O mesmo segue na questão do vento e da trovoada. Ou seja os Açores acho que apanham com muito mais nesse aspecto.
Claro que é função e dever da Protecção Civil informar a comunidade, mas mesmo com alertas, as pessoas têm a tendência em cair no exagero. Veja-se a questão dos "tornados". Não é que eles não pudessem ocorrer, mas sim como referiu a Snowy uma possibilidade para condições desta natureza. Os Açores estiveram dias seguidos em aviso vermelho e quando levantam um sinal VERMELHO para os Açores, é porque a previsão é para as coisas serem muito feias. Felizmente passou ao lado. Quantas vezes os Açores estão em aviso vermelho? Quantas vezes a Madeira e o Continente levam com avisos vermelhos?
Acho que não é necessário dizer mais nada.
Cumprimentos!