Seguimento Açores e Madeira - Março 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Pelo menos em Machico, registei uma rajada máxima de 104 km/h e o que me deixou ainda mais surpreso, foi a quantidade de precipitação acumulada, 263 mm!!!:surprise:
Eu neste momento não estou na Madeira, mas pelo que sei, algumas telhas partidas em minha casa, árvores derrubadas e que choveu imenso...
Pelo que vi no gráfico, não me parece que tenha sido um erro da estação, mas também certezas não tenho!:huh:

http://www.meteomachico.com/wxwugraphs.php

Acumulados finais das últimas 24 h do evento de domingo 03 de março, em todas as estações da ilha, existem valores impresionantes.

1º Areeiro: 309,5 mm
2º Bico da Cana (Paul da Serra): 168,7 mm
3º Santo da Serra: 153,7 mm
4º São Vicente: 150,2 mm
5º Quinta Grande: 69,4 mm
6º Santana: 62,5 mm
7º Funchal: 50,1 mm
8º Lugar de Baixo (Ponta do Sol): 41,3 mm
9º Ponta de São Lourenço (Caniçal): 35,9 mm
10º Lido (Funchal): 26,4 mm
11º São Jorge (Santana): 24,8 mm
12º Calheta: 20,5 mm
13º Lombo da Terça (Santa de Porto Moniz): 19,2 mm

Boa noite!

Neste momento chuvisca e o vento sopra moderado.

Temperatura do ar: 13ºC

O dia de ontem (3 de Março de 2013) foi marcado por aguaceiros pontualmente fortes e vento a soprar com alguma intensidade com rajadas por vezes fortes.

Está em vigor um Alerta Amarelo para o Grupo Central para chuva por vezes forte e para o Grupo Oriental para chuva por vezes forte e mar tempestuoso.

Uma boa segunda-feira a todos. :)

Acumulados finais das últimas 24 h do evento de domingo 03 de março, em todas as estações da ilha, existem valores impresionantes.

1º Areeiro: 309,5 mm
2º Bico da Cana (Paul da Serra): 168,7 mm
3º Santo da Serra: 153,7 mm
4º São Vicente: 150,2 mm
5º Quinta Grande: 69,4 mm
6º Santana: 62,5 mm
7º Funchal: 50,1 mm
8º Lugar de Baixo (Ponta do Sol): 41,3 mm
9º Ponta de São Lourenço (Caniçal): 35,9 mm
10º Lido (Funchal): 26,4 mm
11º São Jorge (Santana): 24,8 mm
12º Calheta: 20,5 mm
13º Lombo da Terça (Santa de Porto Moniz): 19,2 mm

A juntar a isso, temos o vento.
Lombo da Terça atingiu uma rajada de 40,1m/s (144,4km/h) e vento médio de 17,6m/s (63,4km/h)

Boa tarde,

gostaria de saber qual a vossa opinião sobre as temperaturas baixas, apesar de ainda estarmos a muitas horas de distância, mas que os modelos estão a prever de uma forma consistente, que se vão fazer sentir quinta e sexta feira nos açores. será que vamos ver cair neve pelo terceiro ano seguido?
diagam de vossa justiça?

Boa tarde,

gostaria de saber qual a vossa opinião sobre as temperaturas baixas, apesar de ainda estarmos a muitas horas de distância, mas que os modelos estão a prever de uma forma consistente, que se vão fazer sentir quinta e sexta feira nos açores. será que vamos ver cair neve pelo terceiro ano seguido?
diagam de vossa justiça?

Sinceramente acho que ainda é cedo para dar uma resposta concreta, mas as cotas de neve aqui para S. Miguel nos últimos dias tem-se mantido mais ou menos baixas, chegaram a estar nos 1000 metros mas hoje gfs das 6h tinham voltado para os 800 metros, na minha opinião e tendo em conta sermos ilhas no meio do atlântico acho ainda cotas muito altas para nevar referindo em particular a S. Miguel, no entanto acho que ainda há uma remota hipotese de acontecer, vamos a ver.

Sinceramente acho que ainda é cedo para dar uma resposta concreta, mas as cotas de neve aqui para S. Miguel nos últimos dias tem-se mantido mais ou menos baixas, chegaram a estar nos 1000 metros mas hoje gfs das 6h tinham voltado para os 800 metros, na minha opinião e tendo em conta sermos ilhas no meio do atlântico acho ainda cotas muito altas para nevar referindo em particular a S. Miguel, no entanto acho que ainda há uma remota hipotese de acontecer, vamos a ver.

para a ilha terceira ( a 200m de altitude)o gfs está a colocar cotas de neve entre o 600 e os 800 m para sexta feira, como disseste e muio bem vivemos no meio do atlântico e como tal estas não são as cotas de neve reais eu, por norma, empiricamente costume adicionar mais uns 300 a 400 m (dependendo das temperaturas previstas aos 500 e 850Hpa) por isso estou com alguma esperança.

Boas..

Pela RAM situação de aguaceiros/trovoadas localmente fortes nas proximas 6-12h.
Como o vento está em geral de W, não se espera tanta precipitação nas zonas altas salvo em algumas encostas da zona oeste da ilha da Madeira.

nq6zaGg.png

Pois, é isso mesmo... Aguardar os próximos dias... e esperar que não retirem o frio que está modelado....

Os modelos pelo menos já se vão aguentando com essas cotas baixas á alguns dias. Mas tem outra coisa, pode nevar nos sitios que eu referi mas pode não acumular.