Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2011

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início

Estou ficar grego com essa tabela, ou seja que mais humidade mais elevado a temperatura, no verão faz sentido.... mas no inverno quando frio instalado a humidade faz com que a sensação da temperatura seja mais elevado:confused: tinha sensação que no inverno com um fator de humidade alto faz com que a sensação do frio seja maior!!!

Estou ficar grego com essa tabela, ou seja que mais humidade mais elevado a temperatura, no verão faz sentido.... mas no inverno quando frio instalado a humidade faz com que a sensação da temperatura seja mais elevado:confused: tinha sensação que no inverno com um fator de humidade alto faz com que a sensação do frio seja maior!!!

Ela fica limitada, mas é inversamente proporcional.
Isto é para baixo fazes ao contrário...

Boa tarde

Hoje S.Pedro deixou a torneira a correr o dia todo :eek:
Por PDL, chuva o dia todo, neste momento temp. 13º e a humidade apenas com 72%.

Relativamente ao frio "húmido" para mim continua a ser o meu calcanhar de aquiles dos Açores. Também eu vivi muitos anos a levar com frio abaixo de 20 negativos, nunca senti frio no continente português nem com -10º, mas frio "molhado", mesmo a 5º ou 10º é do pior :cold: Costumo dizer que aqui é como "vestir roupa molhada fria", vai até aos ossos...

Vendo esta tabela, realmente antes o frio molhado. Pois pelos vistos, bastava uma temperatura de 33º com 95% de humidade e já começávamos a cozer... :huh:

Boa noite,

Suporta-se melhor o frio aqui nos Açores do que o calor é um facto. Temperaturas aqui de 30 º C é raro mas volta e meia podem acontecer. Segundo os registos de record de temperaturas que estive a ver nos Açores, a máxima foi atingida no Pico com 31 º C.
O Pico por norma é uma ilha muito mais seca que outras e por isso tem vários micro climas que juntos tornam elevada a sensação de calor. A Graciosa o mesmo porque é uma ilha menos húmida e pouco acidentada. O Pico tem também problemas de água no verão como a Graciosa, ( na Graciosa mesmo não existem cursos de água. Apenas grotas que só correm quando chove muito) Corvo e Terceira o mesmo, sendo que na Terceira já existem mais cursos. Santa Maria tem alguns cursos de água mas a humidade naquela ilha aumenta da parte ocidental para a oriental, esta última muito mais montanhosa e mais humida que a ocidental.

Resumindo, conhecendo o arquipélago todo de ponta a ponta, posso dizer sem dúvida que as ilhas mais frescas e mais húmidas são sem sombra de dúvida as Flores e São Miguel devido á sua elevada percentagem de humidade todo o ano associada também ao seu relevo.

Cumprimentos

Boa noite,

Quando está frio o que conta é o vento (WIND CHILL).

http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/ambiente_atmosferico/indice_biometeorologicos/windchill

Quando está calor sim a humidade desempenha um papel fundamental.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

Para efeitos de alertas deverá assim ser, até porque com o frio quando mais frio mais seco.
Em relação a formula matemática é um sistema exponencial que é inversamente proporcional a quando temperaturas inferiores.

Neste preciso momento cai chuva fraca, mas é um vai e vêm, ainda a chuva não se instalou de vez.... o vento continua calmo por aqui...

Na imagem mostra a formação da depressão entre os Açores e Madeira, o seu centro aparentemente esta sinalizado no círculo azul, a própria depressão já está a provocar um desprendimento em forma de crista que se dirige a nossa Ilha da Madeira em vermelho, nas próximas horas já teremos os efeitos, já por volta da meia noite, os efeitos se farão sentir.

semttuloqz.png

Pelos modelos que tenho visto , posso esta errado, parece que a percipitação não será assim muito, ou estarei errado?

Os modelos tem dificuldade em medir os efeitos convetivos e orográficos. Normalmente quando o GFS prevê um X mm para a Madeira, só em alguns casos acerta, mas na maior parte não acerta com a realidade das acumulações pelo efeito convetivo e orografico da topografia Madeirense que maximiza esses efeitos.

O melhor e que se aproxima ligeiramente com a realidade modelada é o site weather.ul.pt

Os modelos tem dificuldade em medir os efeitos convetivos e orográficos. Normalmente quando o GFS prevê um X mm para a Madeira, só em alguns casos acerta, mas na maior parte não acerta com a realidade das acumulações pelo efeito convetivo e orografico da topografia Madeirense que maximiza esses efeitos.

O melhor e que se aproxima ligeiramente com a realidade modelada é o site weather.ul.pt

Pois tenho acompanhado muito esse modelo do weather.ul.pt, recomendado pelo Knyght, esse sim tem algumas acumulações entre as 00h e as 03h