Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2011

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Boa noite,

A mínima continua a descer, sigo com 9,5ºC aqui no centro de Ponta Delgada.
Imagino que no Pico da Vara estejam para ai uns 3ºC! Mais dois meses e um episódio como este vai trazer um manto branco aos Planalto Graminhais...

Boa noite,

Sigo com aguaceiros de granizo. As Cumeeiras, Serra Devassa, e lados da Lagoa de Santiago devem de estar em congelação nessa altura e Pico da Vara quase que arisco mesmo a dizer que as temperaturas se não estão negativas devem de andar lá perto e é bem provável que a floresta do priôlo nessa altura esteja pintalgada de branco.

Temperatura a descer- aqui registo 8 ºC na Covoada :cold::cold:

Cumprimentos, boa noite

Boa noite,

Os Açorianos gostam de compartilhar... :)

A mínima continua a descer, sigo com 9,5ºC aqui no centro de Ponta Delgada.
Imagino que no Pico da Vara estejam para ai uns 3ºC! Mais dois meses e um episódio como este vai trazer um manto branco aos Planalto Graminhais...

Um grande abraço para os nossos colegas Madeirenses,
Luís Guilherme.

boa noite,

pela ilha terceira também o frio e a chuva tem marcado o dia. hoje passei pelo interior da ilha e no carro marcava 7,5ºC (não sei se estará o mais correcto mas....)

Luís penso que não precisava mais 2 meses para ver um manto branco nos pontos mais altos dos Açores, penso que este episódio se ocorre-se no mês que vem a história seria outra.

Boa noite,

Sigo com aguaceiros de granizo. As Cumeeiras, Serra Devassa, e lados da Lagoa de Santiago devem de estar em congelação nessa altura e Pico da Vara quase que arisco mesmo a dizer que as temperaturas se não estão negativas devem de andar lá perto e é bem provável que a floresta do priôlo nessa altura esteja pintalgada de branco.

Temperatura a descer- aqui registo 8 ºC na Covoada :cold::cold:

Cumprimentos, boa noite

Boa noite Azor,

A regra diz que em média a temperatura baixa 0,6ºC por cada 100m, daí ter apontado 3ºC para o Pico da Vara... no entanto admito que possa ter nevado pois a humidade ronda os 70%, o que faz com que a neve não derreta tão facilmente e chegue ao solo ainda a 0ºC.
Agora relativamente à zona das Sete Cidades, com pouco mais de 800m, acho muito pouco provável.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

boa noite,

pela ilha terceira também o frio e a chuva tem marcado o dia. hoje passei pelo interior da ilha e no carro marcava 7,5ºC (não sei se estará o mais correcto mas....)

Luís penso que não precisava mais 2 meses para ver um manto branco nos pontos mais altos dos Açores, penso que este episódio se ocorre-se no mês que vem a história seria outra.

Boa noite Hazores,

Pensando bem, acredito que sim. Este ano o último nevão foi em meados de Março, pelo que nevar em Dezembro não será nada de fora do normal.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

A massa de ar quente esta a ganhar a batalha sobre a massa de ar frio, porque a temperatura subiu 1ºC na última hora, sigo agora nos 18,3ºC e o vento que era de SSW, esta ter uma tendência mais para Sul.

O vento esta intensificar-se aos poucos, subiu o vento médio (3,4Km/h a mais) na última hora sigo com 19,1Km/h (médios) com uma rajada a uns 15 minutos atrás de 35,6km/h.

Boa noite Azor,

A regra diz que em média a temperatura baixa 0,6ºC por cada 100m, daí ter apontado 3ºC para o Pico da Vara... no entanto admito que possa ter nevado pois a humidade ronda os 70%, o que faz com que a neve não derreta tão facilmente e chegue ao solo ainda a 0ºC.
Agora relativamente à zona das Sete Cidades, com pouco mais de 800m, acho muito pouco provável.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

Boa Noite,

Pois por isso mesmo disse que se a temperatura por lá não estiver negativa, anda muito perto daí os teus 3 ºC. Já apanhei chão branco a subir o caminho de trilho do Pico da Vara com temperatura mais alta que a actual, por isso mesmo arrisco a dizer que deve ter nevado por lá.
Em relação ás cumeeiras e lados da Serra Devassa e Pico do carvão não deve ter nevado mas hoje o granizo foi presente quem desce a estrada da lagoa do canário em direção aos arrifes. Meu carro lá marcava 8 ºC e ele é certinho :)
Sigo com 8 ºC

Cumprimentos

zona das Sete Cidades, com pouco mais de 800m,

Boa noite LMCG,

A montanha das Cummeiras ronda à volta de 860 m, logo a temperatura teria de descer mais uma "nisca" para cair neve. Resumindo a zona sempre mais contemplada da ilha é sempre a zona oriental porque é a que apresenta altitudes bastante mais elevadas, o que não invalida que não neve nas outras zonas se a temperatura assim o permitir. O ano passado e tb há 2 anos atrás caíu um nevão nas Cumeeiras e zona da lagoa de santiago.

Cumprimentos

Boa noite LMCG,

A montanha das Cummeiras ronda à volta de 860 m, logo a temperatura teria de descer mais uma "nisca" para cair neve. Resumindo a zona sempre mais contemplada da ilha é sempre a zona oriental porque é a que apresenta altitudes bastante mais elevadas, o que não invalida que não neve nas outras zonas se a temperatura assim o permitir. O ano passado e tb há 2 anos atrás caíu um nevão nas Cumeeiras e zona da lagoa de santiago.

Cumprimentos

Bom dia,

Verifiquei as mínimas na Estação Meteorológica da Tronqueira a ±490m (6,333ºC).
Admitindo um gradiente máximo de 0,6ºC por 100m temos no Pico da Vara (±1100m):
0,6 X 6,1 = 3,66ºC logo a mínima no Pico da Vara terá sido em torno dos 6,333ºC – 3,66ºC = 2,673ºC!
Há quem defenda que o gradiente pode ser de 0,65ºC o que daria uma mínima de 2,368ºC.

Relativamente à zona Oeste da Ilha, a Estação Meteorológica das das Sete Cidades a ±260m registou uma mínima de 8,93ºC.
Admitindo um gradiente máximo de 0,6ºC por 100m temos a 860m:
0,6 X 6 = 3,6ºC logo a mínima terá sido em torno dos 8,93ºC – 3,6ºC = 5,33ºC!
Com um gradiente de 0,65ºC a mínima seria de 5,03ºC.

Resumindo temos uma diferença de 2,6ºC que faz toda a diferença, porque se com 70% de humidade existe a possibilidade nevar com 2,5ºC, já com 5ºC a possibilidade é muito remota, a humidade no ar teria de ser extremamente baixa.

Relativamente aos nevões é um facto, há 2 anos até nevou na Lagoa do Fogo a 580m. Este ano não ouvi falar mas se o diz acredito plenamente pois estive na Barrosa no dia que nevou (13 Março), mesmo até à cota dos 800m.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

Bom dia,

Verifiquei as mínimas na Estação Meteorológica da Tronqueira a ±490m (6,333ºC).
Admitindo um gradiente máximo de 0,6ºC por 100m temos no Pico da Vara (±1100m):
0,6 X 6,1 = 3,66ºC logo a mínima no Pico da Vara terá sido em torno dos 6,333ºC – 3,66ºC = 2,673ºC!
Há quem defenda que o gradiente pode ser de 0,65ºC o que daria uma mínima de 2,368ºC.

Boa tarde amigo LMCG,

Contas interessantes e batem de facto com as que registei e tenho registado.
Realmente não seria a primeira vez que tal tivesse acontecido e alturas houve em que ela foi mesmo muito mais baixa segundo registos dos últimos anos. O Pico da Vara tem 1105-1108 m. Há quem defenda que tem até mesmo 1115 m, mas abaixo dos 1105 m com toda a certeza o Pico da Vara não tem.
Mas todos nós sabemos que aqui nos Açores esses cálculos de 100 m em relação à descida da temperatura com a altitude podem mudar num fechar de olhos. Nem sei mesmo se poderão ser aplicados a nossa realidade. Há muitos condicionalismos a altas altitudes que ajudam ao desencadear do frio e do gelo, o que não acontece a latitudes mais baixas como por exemplo Ponta Delgada, Vila do Porto, Santa cruz da Graciosa, ou Angra. Aqui basta andar mais um pouco menos de 100 m para o interior da ilha e facilmente apercebe-se da realidade do clima, que é outro, mais sombrio, frio e húmido, e não estou a falar de altitudes muito elevadas.

Em relação à zona W da ilha, a zona da Lagoa das Éguas que é a única lagoa dos Açores a situar-se a uma cota mais alta (888 m), viu os bordos da sua cratera recheados de branco há bem pouco tempo. Há quem diga que também nevou na lagoa do pau pique e empadadas, mas não sei confirmar, mas se nevou a 580m na zona das caldeiras e pico do sapateiro, bem pode imaginar no W da ilha certo ;) E no Nordeste já nem falo sequer :p

Peço imensa desculpa aos utilizadores por este off-topic -

Aqui pela ilha céu a alternar com abertas e periodos de mais nebulosidade. De vez em quando um aguaceiro e um ventinho de Noroeste frio.

Tenho uma temperatura máxima de 13 º C

Cumprimentos a todos,
Boa tarde

Boa tarde,

Partilho aqui 2 interessantes vídeos sobre a tempestade de granizo que assolou a ilha de S. Miguel a princípios deste ano. Neste dia as temperaturas estavam muito baixas.
O amigo LMCG por acaso tem registos das temperaturas deste dia?

O vídeo diz neve mas é granizo, embora tenha mesmo nevado a cotas superiores nesse dia.

Sigo com 12 ºC

Cumprimentos,

Editado por um moderador:
À 10m, aguaceiro forte no Funchal em 5m.
TWuZO.jpg

ERnKo.jpg

O amigo LMCG por acaso tem registos das temperaturas deste dia?

Boa noite Azor,

13maro.png

By lmcg at 2011-11-13

Se bem me lembro a mínima que registei nesse dia foi de 6,5ºC a 7ºC em Ponta Delgada e de 0º a 0,5ºC na Barrosa.
No site acima pode consultar as temperaturas nesse dia... Por exemplo na Lagoa do Fogo (580m) a mínima chegou aos 2,8ºC.

Hoje dei um salto aos Graminhais (a 930m) acompanhado de um termómetro calibrado (erro máximo de 0,05ºC) e registei entre as 17h45 e as 18h15, 5,2
ºC a 5,4ºC.
A estação da Tronqueira (a 490m) indicava 8,3ºC a 8,5ºC.
Aparentemente estes resultados apontam para um gradiente de 0,7ºC por cada 100m.
Passei pela Barrosa e os resultados são consistentes com esta conclusão.

Reconheço que de facto a regra dos 0,6ºC ou 0,65ºC é apenas uma média não podendo ser usada taxativamente. Vou estudar este assunto… vou instalar 2 ou 3 logger’s de temperatura e humidade nos Graminhais, Barrosa e já agora um na zona da Lagoa do Canário.

http://www.lascarelectronics.com/temperaturedatalogger.php?datalogger=378

Um abraço,
Luís Guilherme.

Boa noite Azor,

13maro.png

By lmcg at 2011-11-13

Se bem me lembro a mínima que registei nesse dia foi de 6,5ºC a 7ºC em Ponta Delgada e de 0º a 0,5ºC na Barrosa.
No site acima pode consultar as temperaturas nesse dia... Por exemplo na Lagoa do Fogo (580m) a mínima chegou aos 2,8ºC.

Hoje dei um salto aos Graminhais (a 930m) acompanhado de um termómetro calibrado (erro máximo de 0,05ºC) e registei entre as 17h45 e as 18h15, 5,2
ºC a 5,4ºC.
A estação da Tronqueira (a 490m) indicava 8,3ºC a 8,5ºC.
Aparentemente estes resultados apontam para um gradiente de 0,7ºC por cada 100m.
Passei pela Barrosa e os resultados são consistentes com esta conclusão.

Reconheço que de facto a regra dos 0,6ºC ou 0,65ºC é apenas uma média não podendo ser usada taxativamente. Vou estudar este assunto… vou instalar 2 ou 3 logger’s de temperatura e humidade nos Graminhais, Barrosa e já agora um na zona da Lagoa do Canário.

http://www.lascarelectronics.com/temperaturedatalogger.php?datalogger=378

Um abraço,
Luís Guilherme.

Boa noite LMCG,

Agradeço-lhe imenso a informação. Por acaso não tinha conhecimento desses dados sobre esse dia. Muito interessante. Lembro-me de facto que marquei nesse mesmo dia uma mínima na Serra Devassa de 2 º C mas não fazia ideia que na lagoa do Fogo abaixo da barrosa, a temperatura pudesse estar tão baixa assim :surprise:

E já agora, perdoe-me a ignorância mas onde fica a estação do Lombo? Por acaso é nas Lombadas???

Hoje vejo que esteve bem frio nos graminhais e tronqueira pelo que diz. Exacto, e é por isso que essa média dos 0,6 por 100 m pode falhar e muito, e aqui nos Açores todos nós sabemos que as coisas por vezes não se processam assim.

Bom, se nos Graminhais registou hoje 5 ºC façamos lá as contas a somar uma diferença a mais de 175 m que dá um total de 1105 m aproximadamente que é a altitude da 2 ªmaior elevação do arquipélago e rapidamente podemos constatar que hoje as temperaturas no cume do Pico da Vara devem ter quase chegado aos 0 ºC sensivelmente. Muito frio mesmo. Pena não haver nenhuma estação naquela zona, pelo conhecimento que tenho.

A Lagoa do canário e empadadas e toda a área das outras lagoas envolvente daquela região da zona W, costumam bater nos invernos mais frios temperaturas super interessantes pelo que sei de há anos. As Lombadas no centro-interior da ilha idem aspas.

Actualmente estou com 10 ºC :cold:

Grato e um abraço,

Melhores cumprimentos