@Vince ja testei varias vezes no terreno... Podemos daí tirar apenas, onde haverá maior tendência, mas não consumir aquela informação como algo concreto!!! O que no Post do Twitter indica! Sendo assim, os Açores estavam quase sempre sob aviso vermelho sempre que passasse um sistema com atividade moderada... Quase que aposto que, não se vai registar 90mm em 3 horas!!
.
Não é assim tão raro choverem 90mm nas serras da Madeira em poucas horas em situações destas, diria até que se a linha instável passar pela ilha, que isso ou mais é o expectável.
Mas também seria errado pôr já aviso vermelho, até por coisas que disseste, passaríamos a vida em avisos vermelhos, a história do Pedro e do Lobo já mil vezes repetida aqui no fórum. Porque neste tipo de situações a incerteza é sempre muito grande. A maioria das pessoas tem alguma dificuldade em entender estas coisas, mas por exemplo, se tiveres uma depressão muito cavada, que é modelada por vários modelos, é mais fácil pores um aviso vermelho por exemplo de vento, que neste tipo de situação é muito fácil de prever. Já o vento por exemplo resultante de convecção profunda, downbursts por ex.,, são praticamente imprevisíveis, antes só consegues ter uma ideia de que isso poderá acontecer, algures, e em nowcasting sabes que poderá acontecer em determinada zona, mas mesmo aí sem poderes prever se de facto acontecerá.
O que quis dizer é que modelos de alta resolução podem dar-nos uma ideia do que pode acontecer.
Em situações de muita incerteza, só depois em nowcasting, imaginemos no caso da Madeira, se se confirmar um desfile de células a passar na Madeira, aí sim alguém teria que accionar determinado aviso/alerta, e modelos como o AROME dão-nos uma ideia do que realmente se pode estar a enfrentar.
Em relação ao twitter ou facebook, defendo que não se devem divulgar certas coisas sem explicar minimamente do que falamos aqui, tem que se dar o devido enquadramento.
Tal como é errado pensar que acaba tudo em desastres, já expliquei várias vezes que o que aconteceu na Madeira em 2010 foi uma sucessão de eventos e não apenas um. Duas semanas antes houve uma estação no norte da Madeira que acumulou mais de 300mm antes do evento que acabou em tragédia.
Amanhã é estar atento, sem dramas, e fazer o necessário acompanhamento preventivo da situação.Não existem fórmulas milagrosas de lidar com incerteza na meteorologia, se querem um sistema mais eficaz, ele terá que passar a jusante das previsões de modelos, em nowcasting haver uma comunicação eficaz que chegue às populações, meia hora ou uma hora antes.