Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2015

Portanto, daqui a nada o sol brilhará por aí @Wessel1985, haverá condições para aguaceiros.
02f5a5f4380279c6f8b40bb4de27c9c0.jpg
 
Como mera curiosidade estive a ver em que condições surgem as trombas de água/tornados fracos (não super-celulares). Tipicamente surgem em condições instavelmente estáveis como frentes estacionárias, cavados fracos, bolsas de ar frio em altitude e/ou depressões como a que tivemos nos últimos dias. No dia 2 de Setembro, surgiu uma tromba de água ao largo do Pico. A situação sinótica não foi bem as que descrevi anteriormente. Mas vendo a carta dos 500 hPa é daquelas situações insuspeitas mas com muita instabilidade dispersa:

adxiFZH.png


Em 2011 houve outra tromba de água no canal Pico-Faial no dia 28 (e um tornado em S. Miguel no dia 26):

http://www.ipma.pt/resources.www/do...RRRbMK/cli_20110901_20110930_pcl_mm_az_pt.pdf

Um cavado insuspeito teve a culpa:

ag5MyXm.png


Em 2012 mais uma tromba de água:

http://www.ipma.pt/resources.www/do...FBtRZo/cli_20120201_20120229_pcl_mm_az_pt.pdf

Novamente, um cavado insuspeito:

2nTmaDj.png


As condições necessárias para a formação de funis de vento não associados a super-células são: Elevado CAPE/LI e instabilidade, rápido arrefecimento da atmosfera, saturação da atmosfera perto da superfície e cisalhamento direcional notório. Contudo, e em termos da velocidade do cisalhamento, este deve ser reduzido porque os tornados/trombas de água fracos podem ser rapidamente destruídos ou nem se formarem. Os funis de vento não-supercelulares geralmente aparecem em cumulus congestus ou em nuvens de trovoada em rápido desenvolvimento. Revendo o tefigrama das Lajes mais ou menos à mesma hora em que a tromba de água apareceu no Pico:

8znTGIJ.png


http://www.meteopt.com/forum/topico...madeira-setembro-2015.8388/page-6#post-505137

Infelizmente é impossível saber em concreto as condições do Pico àquela hora. Não há histórico de cartas importantes como a do CAPE. Mas era visível um cisalhamento direcional pronunciado na Terceira (entre os 1000 hPa e os 700 hPa). É difícil de se ver mas os ventos eram também fracos nas camadas mais baixas (um dos ventos mais fortes está a +- 850 hPa com uma velocidade de 20 nós/37 km/h). Nesse dia a instabilidade esteve maioritariamente confinada a sul do G. Central, tendo temporariamente afetado o Faial e o Pico. O aparecimento da trovoada nas duas ilhas anteriormente mencionadas, deve ter adicionado os ingredientes finais: Maior instabilidade na atmosfera e um CAPE/LI elevado (algo que não estava muito presente na Terceira).

Tanto fenómeno 'extremo' que ocorre pelos Açores e não se faz ideia :D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e lserpa
Destaque para os 15.7mm em Angra entre as 11 e as 12h. A pressão atmosférias estava entre os 998 e os 1005 (G. Oriental). 'Tá bom para ver ondas :D.

Os aguaceiros estão sendo muito irregulares. Há muito ar seco/pouco saturado em altitude:

O7coJOH.png


Onde houver mais saturação haverá, tendencialmente, chuva mais intensa (como na Terceira).
 
Tanto o GFS como o AROME apontam para elevados níveis de precipitação entre às 9h às 15h, tudo isto pode correr bem, tal como pode correr mal, é tão simples como às células passarem a 20 km ao lado ou acertarem em cheio.
Se acertar em cheio, o aviso amarelo é demasiado conservador a menos 24h para um evento deste género, embora não se justifica o vermelho, na minha opinião.
...A falta que faz o radar...

É o período (9-15h) em que a humidade relativa a 850 hPa será superior. E ainda assim o GFS indica entre 65 a 95%:

waNc3UC.gif


Depois disso só um milagre sob a forma de uma célula isolada e resistente para trazer chuva:

RbIdeuK.gif
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Knyght e lserpa
Boa tarde, o vento está forte, com rajada maxima de 149km/h no Chão do Arieiro !! por enquanto a chuva não tem acumulados significativos !

lQBHkRB.jpg

(Imagem retirada do facebook) Caminho dos pretos
zYkaiPB.jpg
Qual a velocidade sustentada do vento?
 
como está na Madeira na zona da Choupana? hoje há União vs Benfica na Choupana às 16h e há noticias que o jogo está em risco por causa do nevoeiro
Dizem que o jogo pode ser adiado, até porque o neoveiro está persistente naquela zona, já para nao falar da chuva e vento que se faz sentir só nao naquela zona, como em toda a madeira !!
 
Por aqui está vento forte, com algumas rajadas ainda mais fortes. Mas nada do outro mundo.
A chuva é residual e fraquinha quando aparece.
De onde estou consigo ver o mar e já se notam vagas razoáveis. Não consigo ver a rebentação em terra... mas já deve impor respeito.