Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia,
Muita chuva durante a noite de hoje, na estação de Santa Bárbara, desde das 00h às 09h de hoje, registaram-se 56.64mm e taxa de precipitação entre as 2h30 e as 2h45 foram de 18.28mm.
De acordo com o noticiado na antena 1 - Açores, foram registadas 33 ocorrências até às 9h.

114,7 mm em Ribeira das Nove:
MfOkISJ.png

69,4 mm em Angra do Heroísmo:
G82wn1f.png

E sem mudança de padrão à vista. Calor e mais calor e noites tropicalíssimas Outubro fora. Água do mar continua a tocar nos 26ºC na maioria das praias sudoeste da ilha, mas mesmo a Norte persistentemente nos 25ºC.

Screenshot-2023-10-06-171249.png

Também vivo numa ilha insular, e sinceramente não sei o que é vivenciar temperaturas aqui acima de 30 graus, mas imagino que seja um inferno...
Completamente surreal!

A frente está segmentada mas vão nascendo localmente novas células no seu alinhamento:

MeY7rXR.jpg

A última ondulação também estava meia segmentada, mas acabou por se intensificar no Grupo Oriental e acabou por despejar imensa água na ilha de Santa Maria, ilha esta que até nem tem um relevo assim muito acidentado ( exceptuando a sua parte oriental) , portanto , aqui nos Açores é sempre tudo uma incógnita.
Há vezes que se prevê chover mais em determinadas ilhas, ou vice versa, e sai tudo ao contrário.
Não há um evento igual ao outro, e ainda bem.

Esta estação fica mais junto à serra de Sta Bárbara a maior altitude

A que estação te referes?
A udométrica de Sta Bárbara está ao pé do radar, a 1000m de altitude.
A Ribeira das Nove está do lado norte da caldeira, a cerca de 700 m de altitude.
A direcção do vento e o contorno da montanha influencia os acumulados.

5,0 mm no aeródromo da Graciosa, 6,4 mm em Serra das Fontes (costa norte, perto de Santa Cruz). Não há outras estações disponíveis. Relato importante, de que zona da Graciosa?

A Terceira está agora sob ecos intensos.
É ainda possível identificar as duas células que passaram no Faial.

Entre as 23:00 de ontem e a 1:20 de hoje

Estou localizada a 1 km do aeroporto.

Tenho alguns vídeos, inclusive um da Marina da Barra onde fomos tirar água do barco. Não filmei mais pois deixei de conseguir segurar o telemóvel :D

Vou tentar perceber como os coloco aqui.

Última edição: