Décima ilha
Cumulus
Frescura, mais para ocidente.
@StormRic , na Graciosa, nem um pé de ameixa podia plantar de tão seco que são os solos da ilha.5,0 mm no aeródromo da Graciosa, 6,4 mm em Serra das Fontes (costa norte, perto de Santa Cruz). Não há outras estações disponíveis. Relato importante, de que zona da Graciosa?
Só mesmo para videiras, figueiras e meloas. É uma ilha muito plana, pouca vegetação, pouca humidade.
Até o Corvo regista maiores quantidades de precipitação e não por uma questão de latitude geográfica, mas pelo seu relevo acidentado.
Ribeiras e outros cursos de água não existem na ilha da Graciosa. A água da torneira é a pior água dos Açores para beber, por isso a população da ilha abastece se de garrafões de água comprados nos supermercados para uso doméstico. A ilha de verão é dada a secas graves.
Em tempos passados foi preciso trazer galeões de água da Terceira e de São Miguel para matar a sede aos habitantes da ilha, mas isso é história!
Além dos solos serem extremamente secos, a ilha tem o problema dos ventos, pois não havendo barreiras naturais, os ventos destroem tudo.
Mas acredito que se a ilha tivesse a mesma orografia do Corvo e de Santa Maria, os valores de precipitação seriam superiores aos actuais registrados!
Quando lá vivi, havia um contraste grande com São Jorge e a Terceira, (as ilhas mais próximas) pois muitas frentes despejavam muita água em São Jorge e Terceira, e na Graciosa nada!
O grupo Central, o Oriental e o Ocidental não é todo igual. Por exemplo, um aviso amarelo ou laranja para um grupo inteiro, não significa chover com a mesma intensidade nas ilhas todas, e claro que o factor orografia contribui muito nesse aspecto, veja se o caso da Madeira localizada muito mais a Sul dos Açores e no entanto, rivaliza a nível de precipitação com as maiores ilhas dos Açores!