Seguimento - Brasil 2014

Aqui na Grande SP temos uma diferença grande de temperatura entre os 2 principais aeroportos:
Faz 20 graus em Congonhas (local densamente urbanizado) e 15 graus em Cumbica (local pouquíssimo urbano).

Essa diferença entre uma área urbana e a sem nenhuma (ou com pouca) urbanização é absolutamente normal de acontecer em noites de céu limpo e com nenhum vento, como é o caso de agora.
 
O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, reabriu para decolagens na manhã deste sábado (28), às 8h49, após ficar fechado devido a uma forte neblina que encobria o Rio de Janeiro. Os pousos ficaram suspensos até as 10h, quando foram normalizados.

Neblina sobre o Rio na manhã deste sábado (Foto: Marcos Estrella/Globo)
OGRU2aY.jpg


Pão de Açúcar ficou encoberto pela neblina nesta manhã (Foto: Daniel Silveira/G1)
jRy0xiq.jpg


Fonte: G1
 
Boa noite!
Acabei de me cadastrar aqui esses dias.
Sou brasileiro e moro na cidade de São Paulo.
Participo também do Fórum Brasil Abaixo de Zero (ou BAZ) e lá estou como Daniel Veloster.

Desde domingo que um bloqueio atmosférico atua sobre o centro do Brasil e devido à isso, essa semana tem estado seca aqui em SP. É também por causa desse mesmo bloqueio que estamos presenciando novamente esse episódio de chuva excessiva em área do sul do Brasil.
À partir do final de semana esse bloqueio será vencido e assim, a frente fria chegará em São Paulo, só não trará quase nada de chuva, tanto na capital quanto no principalmente no interior. Apenas o litoral que terá maiores chances de chuva.

Seja bem vindo! É uma honra ter você participando do MeteoPT. :thumbsup:
 
Seja bem vindo! É uma honra ter você participando do MeteoPT. :thumbsup:

Agradeço bastante as boas vindas Zie!

================================

Hoje a Grande SP está sob pré frontal e devido à isso as temperaturas estão altas até para esse final de tarde. Nos principais aeroportos temos nesse momento:

25 graus em Cumbica
26 graus em Congonhas

No céu há presença de nuvens médias e altas por conta da aproximação desse sistema frontal.
 
Rio Itajaí-Açú pode alcançar 8,50 metros na madrugada em Blumenau (SC)

Alguns bairros de Blumenau, no leste de Santa Catarina, região do Vale do Itajaí, serão inundadas ao longo da madrugada deste domingo (29) devido à cheia do rio Itajaí-Açú que sobe gradativamente desde a manhã de sábado (28).
Às 21 horas (Brasília), o nível do mesmo já havia alcançado 7,53 metros, de acordo com informações do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu).
A projeção da Defesa Civil é de que até às 5 horas deste domingo, o nível possa alcançar ou até mesmo superar 8,50 metros, o que promove a inundação de ruas, avenidas e residências em alguns bairros.

HgK3NqM.jpg


Crédito da imagem: Jaime Batista da Silva
Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia
 
A composição de imagens do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) da Agência Espacial Americana (NASA) mostrou a estimativa de precipitação acumulada ao longo dos últimos 7 dias no sul do Brasil.

livYCfL.jpg


Uma onda de frio afeta parte do Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

w65NjBp.jpg


Crédito da imagem: De Olho No Tempo Meteorologia
 
  • Gosto
Reactions: Ziemann e Daniel SM
Ciclone traz vento de 104 km/h e provoca inundações e deslizamentos
Por: Estael Sias

O alerta da MetSul de que os problemas de deslizamentos e inundações por excesso de chuva passariam do Norte para o Centro e o Sul dos Estado se confirmou com intensas precipitações e problemas nestas regiões do Rio Grande do Sul. Os acumulados de chuva em 48h até 9h da manhã de hoje nas estações automáticas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) atingiram 142 mm em Santa Maria, 88 mm em Rio Pardo, 72 mm em Torres e Santiago, 71 mm em Rio Grande, 62 mm em São Gabriel e Canguçu, 54 mm em Porto Alegre e 52 mm em Tramandaí. À medida que segue chovendo em pontos do Sul, Centro e parte do Oeste do Estado neste domingo, os volumes vão aumentar com risco de mais transtornos na região.

Em Santa Maria, a precipitação muito volumosa trouxe o transbordamento do Rio Vacacaí e alagamentos em pontos da cidade. A ERS-400, rodovia que liga as cidades de Candelária e Sobradinho, está totalmente bloqueada após um desmoronamento. O nível do Arroio Castelhano subiu muito e a estrada entre Monte Alverne e linha Araçá foi interrompida no Vale do Rio Pardo. Também na região, o Rio Pardinho está mais de sete metros acima do nível normal. Um deslizamento entre Novo Cabrais e Candelária, na RST-287, afeta o trânsito . Em Venâncio Aires, cheia do Arroio Castelhano alagou a parte mais baixa da cidade. O Bairro União ficou debaixo d’água. A cabeceira da ponte entre Novo Cabrais e Candelária caiu e o trânsito foi bloqueado. Em Paraíso do Sul, há inundação em pontos do município. Na madrugada, trechos da BR-116 Sul entre a Capital e Pelotas tiveram que se bloqueados porque havia água na pista, sobretudo nas áreas de Tapes e Barra do Ribeiro, mas nesta manhã estavam liberados. A invasão das águas na rodovia é condizente com dados apurados pela MetSul Meteorologia de chuva de até 170 mm em Barão do Triunfo (a Sudoeste de Porto Alegre).

Não apenas chuva forte trouxe o ciclone nas últimas horas. Ventou muito também. Porto Alegre registrou rajadas perto de 60 km/h e a Prefeitura atendeu ocorrências de quedas de árvores e galhos . Já no interior, as estações automáticas do Inmet apontaram até 9h desta manhã rajadas de 90,7 km/h em Canguçu, 81,3 km/h em Rio Grande, 78,2 km/h em São Gabriel e 62,6 km/h em Caçapava do Sul. A MetSul apurou que no Porto de Rio Grande, o vento atingiu 104,6 km/h às 5h da manhã, confirmando o alerta feito pela MetSul que o vento no Litoral Sul seria o mais forte e que estaria ao redor de 100 km/h. As operações no porto estão suspensas pelo vento forte e o mar agitado com vagas de até 4 metros.

O ciclone extratropical traz hoje o oitavo dia seguido de instabilidade. Chove na maioria das regiões. Segue o alerta para o restante deste domingo de chuva localmente forte a intensa em pontos da Metade Sul, Campanha e de forma mais isolada do Centro e do Oeste. Devido à rotação do ciclone, algumas áreas, como previsto, têm a presença do sol no Nordeste do Estado. Caso de Porto Alegre. É melhoria temporária pelo giro do ciclone e deve voltar a chover. O vento sopra moderado na maioria das regiões gaúchas com ocasionais rajadas fortes. Porto Alegre e região tem vento mais fraco que ontem que nas rajadas deve ficar entre 40 e 50 km/h na maioria dos pontos hoje, mas nesta segunda será mais forte com rajadas de 50 a 60 km/h, ocasionalmente superiores. Onde venta mais forte hoje é na Campanha e no Litoral Sul, mas ainda neste domingo o vento deve se intensificar mais na Serra e nos Aparados. O ciclone traz ar polar e faz frio em grande parte do interior. Amanhã, o sol aparece no Oeste e no Noroeste, mas as Metade Sul e Leste ainda vão ter muitas nuvens, chuva e garoa, inclusive com risco de pancadas fortes localizadas. O vento se concentra amanhã na Metade Leste com rajadas mais fortes nas lagoas e junto à costa. A segunda em Porto Alegre deve ser bem mais fria com muitas nuvens e no decorrer do dia pode ter chuva e garoa com vento para baixar a sensação térmica. Melhoria na segunda metade do dia, sobretudo no entardecer ou pela noite.

yTR3K1Q.jpg


924Ni0Q.jpg


GDzTvBC.jpg


KfEuoaF.jpg


Fotos: Luiz Henrique Trevisan/Gazeta do Sul e Sergio Heinrich
 
  • Gosto
Reactions: Daniel SM
Parece que SP está bem mais fresca hoje. Congonhas reportando 22°C e céu parcialmente nublado (13h00).

http://i.imgur.com/lvau301.png

http://i.imgur.com/WNZMDgO.jpg

Hoje realmente deu uma refrescada por aqui e além disso, a qualidade do ar melhorou bem!

Agora de noite a temperatura não caiu tão bem, diante da intensidade da massa de ar frio no sul do Brasil.
Faz 17 graus no aeroporto de Congonhas e 18 graus no aeroporto de Cumbica.

Alguns modelos continuam a indicar uma nova frente fria pro próximo fim de semana. Espero que o sistema possa trazer chuvas também.
 
  • Gosto
Reactions: Ziemann
Dando uma lida na página do De Olho no Tempo, a rodada das 12z de domingo do modelo ETA-15 chega a assustar ao indicar que a próxima massa de ar frio poderá atingir até o estado de Roraima na terça-feira, dia 08 de julho, passando a linha do Equador. Outros locais não comuns que poderiam sentir o vento polar seriam: Oeste do Tocantins e Pará, norte de Goiás, noroeste do AM.
 
Dando uma lida na página do De Olho no Tempo, a rodada das 12z de domingo do modelo ETA-15 chega a assustar ao indicar que a próxima massa de ar frio poderá atingir até o estado de Roraima na terça-feira, dia 08 de julho, passando a linha do Equador. Outros locais não comuns que poderiam sentir o vento polar seriam: Oeste do Tocantins e Pará, norte de Goiás, noroeste do AM.
Seria uma boa onda de frio.
O ETA indica um pouco de chuva entre os dias 06 e 07, com máximas ao redor dos 15ºC e mínima de 4ºC no dia 08 para São Paulo.
 
Bom dia Brasil!..............um abraço desde o interior alentejano onde hoje acordou com uma linda manha de sol e temperatura bem fresquinha de cerca de 21.1º!, mas com esta luz lindíssima que so aqui tem!....Proxima quarta-feira estarei indo para São Paulo; que tempo poderei contar? abraços!