Janeiro deve ser o mês mais quente da história de São Paulo
Faltando apenas dois dia para acabar, este mês deve se confirmar como o mais quente que se tem registro na cidade de São Paulo. A Folha fez o levantamento a partir de dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que mede a temperatura desde 1943.
A média das temperaturas máximas deste ano, aferidas até esta quarta-feira, era de 31,7°C. O valor se aproxima do atual recorde para um mês, que é de 31,8°C, em fevereiro de 1984.
A previsão para amanhã (30) e de sexta-feira (31) é de aumento das temperaturas. Com isso, a média deste janeiro deve aumentar ainda mais, e confirmar o que muito paulistano já suspeita: nunca houve registro de um mês tão quente por aqui.
Os dias têm estado, em média, 3,5°C mais quentes do que o esperado. No dia 3, a temperatura chegou a 35,4°C, quase 8°C a mais do que a média prevista para o mês.
Ainda que a temperatura desabe inesperadamente entre amanhã e sexta, este já é o janeiro mais quente de todos. Só se a máxima não passar de 20º, para perder este posto.
Dos 29 primeiros dias do ano, 24 tiveram temperaturas superiores a 30°C.
Segundo o Inmet, o calor do início do ano permaneceu, pois uma zona de alta pressão sobre o oceano Atlântico se expandiu por São Paulo, impedindo massas de ar que trariam chuvas da Amazônia e da região Sul do país.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidi...-mes-de-janeiro-mais-quente-da-historia.shtml