Seguimento Europa 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Continua o anormal tostanço nas Canárias e costa W de Marrocos..
Nas Canárias há estações a tocar nos 40º, e em Marrocos a estação de Agadir já vai de novo nos 48º, a ameaçar um record absoluto..
Os modelos vão ameaçando várias tentativas de entrada deste ar por Portugal a dentro nas próximas semanas, esperemos que falhadas claro! :hehe:

Está intenso o calor por Marrocos. Agadir já regista seis dias consecutivos com máximas superiores a 46ºC com dois dias superior a 48ºC.

Continua o anormal tostanço nas Canárias e costa W de Marrocos..
Nas Canárias há estações a tocar nos 40º, e em Marrocos a estação de Agadir já vai de novo nos 48º, a ameaçar um record absoluto..
Os modelos vão ameaçando várias tentativas de entrada deste ar por Portugal a dentro nas próximas semanas, esperemos que falhadas claro! :hehe:

:huh:
Recorde a bsoluto para a cidade, certo?
é que o recorde mundial é de 57.?ºC...:unsure:

:huh:
Recorde a bsoluto para a cidade, certo?
é que o recorde mundial é de 57.?ºC...:unsure:

Sim claro, da cidade.. Segundo encontrei é de 48.9º em Agadir, embora exista um valor não oficial de 51º acho eu..

Esse de 57º que referes é sim o absoluto mundial, e foi na Líbia, e também é actualmente bastante discutido se muito válido por se desconfiar das condições de medição.. Penso eu..

Sim claro, da cidade.. Segundo encontrei é de 48.9º em Agadir, embora exista um valor não oficial de 51º acho eu..

Esse de 57º que referes é sim o absoluto mundial, e foi na Líbia, e também é actualmente bastante discutido se muito válido por se desconfiar das condições de medição.. Penso eu..

Medido de uma forma correcta, o valor mais elevado será de 53,9ºC (Death Valley, CALIFORNIA).

Mais tostanços, com base nas estações do Wunderground.
Não é só no norte de África!!
Máximo este mês em:

Adrar- Algeria 49ºC
Timimoun- Algeria 49ºC
In Salah-Algeria 48ºC

Sibi-Paquistão 48ºC
Abadan- Irão: 48ºC
Death Valley-EUA: 45ºC

Múrcia- Espanha- 45ºC (47ºC não oficiais)

O incrível é a mínima mais alta do mês ser 36ºC em Adrar e 38ºC em Sibi!!!
A humidade relativa nos locais desérticos chega até aos 4%!

Do outro lado do Mundo, Vostok chegou ao -71ºC.

Já estive em In Salah, na Argélia, precisamente com 48 graus. São verdadeiros 48ºC, bem diferentes dos que já senti na Tunísia e em Marrocos (influência do Mediterrâneo e Atlântico, respectivamente). A HR era de 3%, provocando sérias dificuldades em ventilar.

Agadir continua, de facto, com valores incríveis durante 1 semana. É impressionante como a brisa atlântica não impede os 48ºC :D Bem mais normais as máximas em Marrakech. Desconfio desses 46.6ºC como máximo absoluto para esta cidade. O seu potencial para temperaturas superiores é bem evidente, in loco.

As estações do Wunderground também referenciam o porto costeiro marroquino de Essaouira com as mesmas máximas de Agadir, mas é um erro devido à estação referência. Essa cidade, bem ventosa por sinal, não tem chegado sequer aos 40 graus. Mais tarde postarei um vídeo da acção do vento na areia da praia de Cap Tafelney, uns km's a sul de Essaouira.

Mais tostanços, com base nas estações do Wunderground.
Não é só no norte de África!!
Máximo este mês em:

Adrar- Algeria 49ºC
Timimoun- Algeria 49ºC
In Salah-Algeria 48ºC

Sibi-Paquistão 48ºC
Abadan- Irão: 48ºC
Death Valley-EUA: 45ºC

Múrcia- Espanha- 45ºC (47ºC não oficiais)

O incrível é a mínima mais alta do mês ser 36ºC em Adrar e 38ºC em Sibi!!!
A humidade relativa nos locais desérticos chega até aos 4%!

Do outro lado do Mundo, Vostok chegou ao -71ºC.
Em Vostok é pleno Inverno...
Mas está bastante calor no Sul da Europa. Só aqui é que... enfim.

Aqui sigo com 27ºC, mínima de 19ºC, máxima de 30ºC.
Céu pouco nublado, mas vê-se umas supercélulas a sul da cidade (e no satélite)

Com o anticiclone a crescer, se esta massa quente entrar para a Europa vai ser outra vaga de calor brutal.
Aliás já há vários dias, que esse cenário se começa a construir...

A máxima hoje em Agadir atingiu mesmo os 49ºC :hehe: pelo que resta a confirmação de se ter batido o máximo absoluto oficial de 48.9ºC :D

Continua uma noite bem quente. Sigo com 26ºC, nuvens a sudeste. São 21h locais.
A julgar pelo satélite, está uma bela trovoada a uns 50 km a sudoeste.
Creio que ainda vou apanhar com alguma parte da supercélula.

Aqui sigo com 27ºC, mínima de 19ºC, máxima de 30ºC.
Céu pouco nublado, mas vê-se umas supercélulas a sul da cidade (e no satélite)

A máxima hoje em Agadir atingiu mesmo os 49ºC :hehe: pelo que resta a confirmação de se ter batido o máximo absoluto oficial de 48.9ºC :D

A confirmação vem por parte da entidade responsável em Marrocos?;)

Quando estará disponível?:unsure:

Ver os recordes em Adrar, Algéria, para cada mês de Julho nos últimos dez anos é algo curioso.
2000 43ºC
2001 42ºC
2002 43ºC
2003 47ºC
2004 47ºC
2005 49ºC
2006 48ºC
2007 48ºC
2008 49ºC
2009 49ºC

E vejam as médias da máximas. Também se nota o crescendo ao longo destes últimos anos
2000 37ºC
2001 37ºC
2002 37ºC
2003 42ºC
2004 44ºC
2005 47ºC
2006 45ºC
2007 45ºC
2008 46ºC
2009 46ºC

As temperaturas tendem a ser muito constantes de dia para dia; típico do clima desértico.
Mas ao longo dos últimos anos, a tendência é um aumento notório!

Peguei nos outros meses de Verão, e a tendência é claramente a mesma!!
:surprise:

Experimentei tb para os meses de Janeiro e Fevereiro, e a tendência não é tão espectacular, mas continua lá.

O que é que acham?

Estado
Fechado para novas mensagens.