Seguimento Europa 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Desculpem o off topic mas neste momento estou a ver o jogo para qualificação mundial 2010 Polonia-Eslováquia e cai um grande nevão que deixa a relva branquinha!!!!
e nós aqui só calor!!!!!


No record está um resumo do jogo onde se vê que esteve a nevar bem
 
Cota e acumulação de neve prevista para hoje, às 12h00 UTC:

Cota_Neve.JPG
 
Europa Central: Mau tempo deixa milhares sem electricidade

nevao1630d0a0_400x225.jpg


Milhares de pessoas estão sem electricidade na Polónia e na Ucrânia, por causa da vaga de mau tempo que está a assolar a Europa Central. A neve e o vento forte provocaram estragos nas linhas eléctricas e em geradores.
Na Polónia há 700 mil pessoas sem energia e na Ucrânia o número de lares afectados ronda as dezenas de milhar. “A neve continua a cair e todas as nossas brigadas estão no terreno a tentar resolver a situação”, diz Katarzyna Burda-Mazurek , porta-voz da companhia eléctrica polaca PGE. Naquele país, ventos fortes e ondas provocaram estragos no porto de Sopot, na costa do Báltico, e várias famílias tiveram de ser evacuadas numa ilha fluvial ameaçada pela subida do nível das águas.
Os cortes de energia na Ucrânia interromperam o fornecimento de petróleo russo à Europa através do gasoduto de Druzhba. Os responsáveis de Kiev e de Moscovo acreditam que a normalidade sejam restabelecida nas próximas 24 horas.
Os Alpes austríacos, há 25 anos que não nevava tanto durante o mês de Outubro. Na região montanhosa à volta de Salzburgo já caíram cerca de 75 centímetros de neve.

Renascença
 
Se vires a webcam de Salburgo reparas que há neve em alguns telhados da cidade nesta manhã e nas montanhas à volta.
Em Viena e Praga, ainda só choveu (mas nevou nos arredores). Pode ser que até tenha nevado mas não tenha pegado, o que é muito frequentemente no início do Inverno.
A temperatura anda à volta dos 3-5 ºC mesmo em pleno meio-dia!

Espectacular as fotografias do jogo: Polónia-Eslováquia :w00t:



Dei uma olhadela às webcams de cidades como: Viena, Salzburgo, Innsburg, Praga e Cracóvia, ao final da tarde de hoje, e apenas nesta última cidade do sul da Polónia se via restos de neve numa das praças do centro da cidade.

No entanto, tanto em Salzburgo como em Innsburg, a cota de neve já andava baixa. As montanhas à volta já tinham alguma neve.

Na webcam da praça no centro de Cracóvia de que falava, dá a impressão de que está agora a nevar qualquer coisa. (Flocos de neve na luz dos holofotes):

 
É impressionante como uma vastíssima Europa sofre já as agruras
e tirita como se de Dezembro já se tratasse .

pos70.gif
[/URL][/IMG]
( temperaturas hoje às 18 horas )

Outrossim também hoje , mais um dia ,
em que noutros cantos Europeus foi dia
como de Julho ou Agosto ocorresse. E daqueles mais quentinhos.
Impressionante o contraste...

Onde arranjaste essa imagem?
 
Europa Central: Mau tempo deixa milhares sem electricidade

nevao1630d0a0_400x225.jpg

É interessante verificar que como se nada fosse uma ISO de -5ºC passeia-se pela Europa de leste em meados de Outubro. Algo assim aqui por Portugal só de tempos a tempos e bem "puxada a ferros"


rtavn42249094184913472.jpg
 
Uma colega minha disse-me que nevou intensamente durante a tarde em Viena. A temperatura ronda os 0 ºC e o vento faz a sensação térmica consideravelmente negativa.
Ou seja cota igual ou inferior a 160m.
 
Esta madrugada as temperaturas andaram perto dos 0 ºC em muitas cidades europeias, como Milão, Paris, Frankfurt, Viena, Zurique...
 
Continua o frio na Europa Central. Sol / Nuvens.
Agora com as temperaturas mais a rondar os 5º, e a começar a subir até aos 10 ºC nas máximas.
Pelo menos não é prevista neve/frio nas próximas duas semanas, ou seja até ao final do mês.
 
Tornado_ESP.JPG


Olmedo de Camaces (Salamanca), 22 oct (EFE).- Un "tornado" ha destrozado alrededor de 300 árboles y ha levantado una docena de tejados, entre otros desperfectos, en el municipio salmantino de Olmedo de Camaces, ubicado en la comarca de Vitigudino. Según ha explicado hoy a EFE el alcalde de la localidad, Jesús Martín, "la situación que hemos vivido esta madrugada ha sido catastrófica", ya que "muchos de los tejados de viviendas y naves agrícolas han volado y, en alguno casos, piedras de más de 20 kilos han sido trasladadas por el fuerte viento hasta los propios tejados".
En el día de hoy, los 150 vecinos de este pueblo han ido poco a poco recuperando la normalidad, "aunque ya no podremos disfrutar nunca más de la sombra y la compañía que nos daban dos olmos negrillos en la Plaza Mayor del pueblo", ha asegurado el vecino de Olmedo de Camaces, Juan Francisco Arroyo. El "tornado", como han calificado los vecinos a todo lo ocurrido, ha arrancado de cuajo dos olmos "como más de 250 años de existencia", según el alcalde, que eran uno de los símbolos más preciados entre los vecinos del pueblo.
De hecho, estos dos árboles estaban catalogados como protegidos por Medio Ambiente de la Junta de Castilla y León, e incluso "cada año les aplicábamos un tratamiento que traíamos de Holanda para que no se murieran por la enfermedad de grafiosis". Tejados con las tejas movidas, piedras encima de ellos, las antenas partidas, paredes de piedras caídas y numerosos desperfectos forman parte del aspecto del casco urbano de Olmedo de Camaces. Además, encinas, robles, olivos y algunos frutales, "más de 300 árboles", según el alcalde, han sido rajados o partidos por el intenso viento de la madrugada.
El regidor, Jesús Martín, también ha denunciado que "todo lo ocurrido lo hemos puesto inmediatamente en conocimiento de la Subdelegación del Gobierno y, de momento, ningún agente de la Guardia Civil ha venido por el pueblo para ver lo sucedido". Muchos vecinos también se afanan desde primera hora para arreglar los desperfectos de los tejados, con el fin de no sufrir consecuencias mayores.
"Afortunadamente, ha ocurrido todo cuando la gente estaba de madrugada dentro de sus casas y no hay que lamentar daños personales, sólo materiales", ha concluido el alcalde.

ABC.es
 
Ciclone.JPG


23 Ottobre 2009 ore 11:47: "Occhio" al ciclone tirrenico...

Il satellite questa mattina ci offre una panoramica estremamente suggestiva del vortice previsto e segnalato ieri su queste righe e oggi puntualmente presente al largo del Tirreno. La struttura, di dubbio contributo caldo entro il suo nucleo (quindi di possibile catalogazione quale "ciclone mediterraneo"), tenderà a venire destabilizzata dal suo successivo spostamento verso sud-est e dal suo prossimo transito sulla terraferma nei pressi della Calabria. La sua destinazione finale sarà dapprima lo Jonio nella giornata di sabato e infine il golfo Libico in quella di domenica.

MeteoLive.it
 
Estado
Fechado para novas mensagens.