Eslovénia: três mortos pelas cheias do fim-de-semana
Também na Croácia a chuva causa estragos. Um homem foi salvo de morrer afogado no último minuto
Chuvas invulgares estão a atingir a Eslovénia e a Croácia. Na Eslovénia, as inundações já provocaram pelo menos três mortos. Na vizinha Croácia, um homem foi salvo de se afogar no rio que atravessa a capital, Zagreb.
Em Zagreb, há já várias horas que os socorristas tentavam rebocar um barco para a margem do Sava, mas em vão. A embarcação parecia já não poder ser salva, mas o único tripulante, um homem de 56 anos, esse, sim, podia, num resgate que só foi possível com a ajuda de um helicóptero.
Pelo que se pode
ver no vídeo que registou o momento, o homem não parece convencido a abandonar o barco. Parece mesmo discutir com o socorrista. Certo é que a embarcação estava mesmo condenada a naufragar e o dono não teve outro remédio senão deixar-se salvar «in extremis» de uma quase certa morte por afogamento. O helicóptero transportou socorrista e socorrido até terra firme, na margem do Sava.
Fortíssimas chuvas na vizinha Eslovénia fizeram transbordar o Sava e outros rios, levando as inundações também até à Croácia. Estradas cortadas, aldeias isoladas, habitantes evacuados configuraram o caos habitual das cheias.
Na Eslovénia, a chuva que caiu só no fim-de-semana equivaleu a um quinto do que chove num ano inteiro no país. E os eslovenos já têm a lamentar pelo menos três mortos nas cheias.