Seguimento Europa 2012

Sigo em mais um dia fresquinho e soalheiro. Máxima foi 5ºC, fraquinha, sigo agora com +1ºC.

O Maio foi frio com geada forte todas as manhãs. Muitas consecutivas até agora. O 2011 teve um Maio completamente diferente com máximas de 20ºC (embora tivesse nevado em Junho, o que cá é raro e sinceramente desagradável). Em 2010 foi frio tal como agora, mas depois aqueceu no final do mês e o verão foi muito bom.

Vamos a ver. Por cá espero ansiosamente por aquele momento que a temperatura dá o salto, que costuma ocorrer algures em Maio.

A jet stream está continuamente de nordeste para sudoeste aqui. Assim arrasta todo o ar frio polar. Para quando um pouco de calor europeu?

Puedo estar de acuerdo. Lo que pasa es que hay dos opciones:

1. Te crees lo que ponen los foreros de otros foros porque consideras que son serios y tienen buena fe.
2. No te crees nada y criticas todo de base intentando poner en duda cada cosa que se dice.Como alguien que conocemos bien (no es tu caso, claramente), aunque curiosamente sólo lo hace con todo aquello que tiene que ver con España.Una pena.

Yo suelo optar por la primera opción a menos que alguien me demuestre que no merece mi confianza. Punto.

Pek, não era para levares a mal.
Mas numa discussão destas, que como disseste até parece de uma partida de futebol, apontar para o relvado (neste caso a neve no solo) não adianta nada. :D Quanto muito era esperada ali uma régua ou qualquer coisa do género. Mas obrigado pelos valores que referiste no post seguinte.

Nos próximos dias e infelizmente, dar-se-à um degelo galopante. Lá se vai a neve toda...

------------------------------

Quanto ao tempo em Thrapston, East Midlands, esta terça-feira foi marcada pelo voltar do sol e o galopar da temperatura até aos 18,2ºC.
Curiosidade: Em Abril a temperatura máxima do mês não foi além dos 15,8ºC, quando em Março tinha ido aos 23,3ºC.
Resultado do sol da manhã, da temperatura elevada e da muita humidade:
Um dia fantástico de sol pela manhã com a primavera completamente instalada, e umas boas formações convectivas durante a tarde.
Aqui não chegou a chover, mas numa localidade aqui próxima ainda choveu qualquer coisa ao final da tarde.

Entretanto, nova frente em aproximação e aviso amarelo devido à chuva que deverá ser intensa mais logo à noite.
O rio Nene que entretanto já voltou ao seu lugar, poderá voltar a galgar as margens caso a precipitação intensa se venha mesmo a confirmar.

De momento, 9,4ºC, vento fraco e chuviscos.
0,3mm acumulados.

Em quanto a neve, a 1500 metros somente restos isolados, a 1800-2000 metros em geral nao há coberta de neve continua, é a espessura ja é escassa. Sempre haberá quem mide a espessura numa profundeza do solo onde acumula pelo vento ou deslizamento. Tenho que rir.

De Oeste á Este,

Leitariegos
1500 metros

1800 metros

Valgrande-Pajares
1500 metros

1800 metros

San Isidro
1500 metros

2000 metros

Alto Campoo (entre San Isidro e Alto campoo estao os Picos de Europa)
1800 metros

Hoje ademais está operativa a webcam de Alto Campoo a 2125 metros e inclusive a esa altitude ja vemos rochas sem neve.

O problema é que estes centros de Ski nao tiveram neve en quase todo o inverno, pelo que esta neve de primavera (pouco habitual) que temos este ano nao recupera o desastre económico dos últimos invernos (o ano pasado tambem foi um pequeno desastre, aínda que nao tanto como este).

Aquí na Corunha temos alguma rajada forte de vento e bastante nubosidade, mas as temperaturas sao muito mais altas que os últimos días, por cima dos 20ºC.
No norte de Espanha, Bilbao e Santander aeroporto atingem hoje quase os 30ºC.

Saúdos!

29_04_2012_17h01.JPG

Cáceres, Extremadura - 29 de Abril de 2012_16h00UTC
(Fotografia tirada a partir de Estremoz)

Em quanto a neve, a 1500 metros somente restos isolados, a 1800-2000 metros em geral nao há coberta de neve continua, é a espessura ja é escassa. Sempre haberá quem mide a espessura numa profundeza do solo onde acumula pelo vento ou deslizamento. Tenho que rir.

De Oeste á Este,

Leitariegos
1500 metros

1800 metros

Hoje descobrim que a webcam de Leitariegos 1800 metros nao está atualizada, ja que hoje o céu está quase sem nuvens e a imagem a 1800 metros pelo contrario é a mesma que em días anteriores :(.

Assim tenho que reconhecer que a quantidade de neve que fica a 1800 metros é aínda menor do que eu achaba.

As webcams de hoje em Leitariegos
http://www.leitariegos.net/webcams.php

Esta noite foram as primeiras noites tropicais (mínimas superiores aos 20ºC) na costa do mar Cantábrico. Bilbao 20,2ºC e Santander ums incríveis 24ºC!!!

O tempo que fez no inicio da semana em Portugal chegou agora aqui.
Sigo com céu muito nublado, vento moderado a forte de sul, 17ºC e humidade nos 80%.
Rajada até ao momento de 60,8km/h.

Até parece que estou nos Açores. :p

Pena que cá não chegue o calor... Mas o sol deverá brilhar durante o fim-de-semana :cool:

Está a ser um Maio de muito frio aqui na Islândia.

Esta noite a mínima tornou a atingir bastante graus negativos (aqui -5ºC), mas a máxima hoje chegou quase aos 10ºC. Yehh! :)

A normal aqui são dias entre os +3ºC e os +8ºC

Mas a previsão para o fim de semana é uma miséria!
Aliás, não só na Islândia mas no Reino Unido também.

Vai estar um forte vento de norte, e máximas previstas aqui de -1ºC, que para mim é muito hardcore para Maio. E claro é prevista neve. Bem, lá volto eu aos agasalhos do Inverno polar.

:cold::cold::cold:

No Reino Unido também é previsto nevar em vários locais da Escócia.

O que me vale é ir a Portugal em Junho.

Mas a previsão para o fim de semana é uma miséria!
Aliás, não só na Islândia mas no Reino Unido também.

Vai estar um forte vento de norte, e máximas previstas aqui de -1ºC, que para mim é muito hardcore para Maio. E claro é prevista neve. Bem, lá volto eu aos agasalhos do Inverno polar.

:cold::cold::cold:

No Reino Unido também é previsto nevar em vários locais da Escócia.

Felizmente que a chuva não deverá chegar a East Midlands. Aliás, deverá mesmo ficar só pela Escócia.

semttulo3bc.png

Apesar do frio aos 850hPa, aqui à cota zero as máximas deverão ser de 15-16ºC. Ou talvez mais. Há duas semanas com -5ºC aos 850hPa fui aos 14ºC. Portanto agora deve ir aos 16ºC. Mas cá estarei para dizer. ;)

Muita mais neve em Noruega, regiao de Tromso 5 de maio 2012

Inclusive na costa do sul do país pode never muito forte em maio. Oslo (aínda que o video é de maio de 2010)

Editado por um moderador: