Seguimento - Incêndios 2012

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
"Incendio de Portugal desde la playa de Punta Umbría" (Huelva)

Pn3Gn.jpg

(c) Cristina Camacho Díaz ‏via Meteohuelva

Aqui está mais cerrado!!
 
]ToRnAdO[;334073 disse:
Aqui está mais cerrado!!

Mete foto(s), seria interessante, embora pelo pior motivo.


Deixo aqui algumas:

Paulo Paraíso via Facebook.
562728_463706123648258_963410431_n.jpg


"Algarve" via Facebook.
544396_478313145529974_1452911988_n.jpg



564076_151625378307967_1896860559_n.jpg


Pedro Santos via Facebook.
552235_4376878499433_1167278003_n.jpg


"Algarve" via Facebook.
484622_385344111520906_1513378108_n.jpg


"Algarve" via Facebook.
545272_385339981521319_1414991285_n.jpg
 
3M7oQ.jpg


Reparem no padrão de ventos que decorre desde o inicio da semana... será que a estratégia de combate teve isto em conta??

A partir de Segunda vamos assistir a uma entrada de vento de Sul, o que vai dar alento aos tais flancos.

Boneli, o facto de insistir com o trabalho nos flancos não quer dizer que não faria nada na cabeça. O trabalho na cabeça deverá ser feito, ou aproveitando as tais janelas de oportunidade que a topografia e vegetação possam proporcionar, ou criando nós próprios oportunidades com o recurso às máquinas de rasto e com o recursos a manobras de fogo de supressão. Mas estamos a falar de um trabalho que envolveria nem 10% do dispositivo que lá está.

Daqui a pouco começa a maluqueira do combate na interface urbano/florestal.

K7bcJ.jpg

Pelos hotspots já dá para ver o quanto o incêndio já avançou
 
Última edição:
Santa catarina está mal, pouca informação, ninguém sabe se há ou não fogo, fumo em todo o lado, poderiam supor, mas parece que estiveram à espera de informação das autoridades, pelos visto não houve evacuação.
 
A norte deve estar tudo em chamas, é incrível as colunas de fumo neste momento. A leste parece que está uma tempestade enorme, mas é fumo bem negro. :( Já tenho dito, nos outros dias, o fogo dificilmente será apagado e existe um factor predominante o vento que está moderado e com o cair da noite ficará com algumas rajadas, esta noite será mais uma noite caótica, e vamos ter um sábado e um domingo com subida de temperatura. O Canadier espanhol anda por aqui, mas ainda não o vi mas oiço o barulho dele.
 
Carro de bombeiros despista-se e faz cinco feridos
Corporação de Évora ia a caminho de Arraiolos. Um dos feridos é grave. Noutro incidente, um carro da mesma corporação ficou queimado.

Dez bombeiros da corporação de Évora ficaram feridos em dois acidentes no combate a incêndios. Uma viatura despistou-se quando seguia para Arraiolos e outra ardeu num incêndio no Algarve.

O despiste aconteceu por volta das 15:40, na estrada nacional 370, que liga Arraiolos a Pavia, e causou cinco feridos, um deles grave. Os feridos foram transportados para as urgências do hospital de Évora.

Um carro de bombeiros da mesma corporação ardeu quando combatia um incêndio no Algarve. Também aqui ficaram cinco bombeiros feridos, dois deles com queimaduras de segundo grau nos membros superiores. Os outros três tiveram de receber tratamento hospitalar por se encontrarem em estado de choque, uma vez que o carro foi apanhado no meio do incêndio e os bombeiros tiveram de sair a correr da viatura.

Um outro bombeiro de Arraiolos sofreu uma intoxicação por inalação de fumo no combate a um incêndio naquele concelho alentejano e foi assistido nas urgências do Hospital de Évora. O incêndio está a devastar, desde as 15:09 de hoje, uma área de sobreiros e pasto na Herdade das Coelhas, no concelho de Arraiolos. O combate às chamas, que já contou durante a tarde com o auxílio de um helicóptero, estava às 19:00 a mobilizar 58 operacionais e 18 viaturas de várias corporações de bombeiros.

TVI24 (vídeo).



Cinco bombeiros feridos depois de terem ficado cercados pelas chamas
Dois dos feridos ficaram em estado grave. Veículo onde seguiam os bombeiros foi tomado pelas chamas quando se encontrava numa localidade do concelho de Tavira.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=70865
 
Falei agora com uma senhora cuja mãe é do monte dos Cintados na serra de Tavira, a senhora tem mais de 90 anos e disse hoje que nunca viu nada assim na serra de Tavira, em toda a vida só começou a ver grandes fogos na serra há 20 anos, e destas dimensões então nunca viu. Portanto, algo ocorreu na região nas últimas duas décadas para estes mega incêndios começarem a aparecer. Que interesses estarão a causar esta catástrofe?
 
O presidente câmara de Tavira confirmou que o fogo destruiu, naquele concelho, quatro casas de habitação, três das quais na freguesia de Santa Catarina e outra na freguesia de Santo Estêvão.

Em São Brás de Alportel, várias casas terão ardido nas zonas de Arimbo, Parises e Cabeça do Velho, apesar dessa informação ainda estar sujeita a confirmação.

As situações mais preocupantes para os bombeiros concentram-se nas zonas de Cabeça do Velho e Parises, em São Brás de Alportel, apesar de haver também situações complicadas em Tavira, segundo disse à Lusa fonte daquela autoridade.

«Temos outras zonas que precisam de muita atenção, pois estamos a ter reativações muito violentas, que estão a dar-nos muito trabalho», esclareceu a mesma fonte.

Fonte: TVI24, às 19:25.
 
Última actualização no incêndio de Tavira no site ANPC:

20/7 20:10 Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Olhão e Comandante Operacional Municipal de Olhão no Posto de Comando Operacional (PCO).

Será que o incêndio já entrou no concelho de Olhão?:huh::unsure:
 
Pelos hotspots já dá para ver o quanto o incêndio já avançou

Se os hotspots significam pontos de fogo, então já atravessou a A22 perto de Santo Estêvão...

Também me parece pelo mapa haver um outro foco naquelas baixas perto da área de serviço da A22 e essa sim já pertence a Olhão.
 
Com o cair da noite, tenho uma enorme nuvem de fumo a caminho, como nos outros 3 dias, está muito complicado.

Seria altura do governo português pedir ajuda aos países europeus como aconteceu em 2004 seria muito importante, que viessem mais canadiers e aí acredito que apagavam o fogo de vez, sem meios aéreos pesados isto vai continuar a arder.
 
O Canadier espanhol anda por aqui, mas ainda não o vi mas oiço o barulho dele.

Confirmo. Acabei de ouvir na notícias essa informação. Mas fica aqui uma questão: Porque é que alguns incêndios em Portugal só se apagam sempre com o reforço de meios aéreos vindos do estrangeiro? Será falta de meios portugueses nessa área?