Seguimento - Incêndios 2012

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Operacionais já são mais de mil no incêndio de Tavira: 686 bombeiros, 30 GIPS, 17 FEB, 20 SF, 4 GAUF e 255 outros (provavelmente GRIF, pessoal do exército, etc). 255 veículos, e daqui a pouco «acabam-se» os 10 meios aéreos ainda no terreno.

Qual é a previsão do vento para esta noite? De que lado vai soprar? Liguei agora para o Algarve, os bombeiros de Tavira dizem que o Pego do Inferno desapareceu.

A partir de Segunda vamos assistir a uma entrada de vento de Sul, o que vai dar alento aos tais flancos.

[Pelos hotspots já dá para ver o quanto o incêndio já avançou

Sim, como disse Max, a partir de segunda vai alterar a direcção do vento, mas tendo em conta a dimensão do perímetro do incêndio, vejo isso como um problema. Vão começar os reacendimentos a torto e a direito e lá vão mais uns hectares...

:facepalm:

Parece-me que vamos ter incêndio para mais uns dias...

Qual é a previsão do vento para esta noite? De que lado vai soprar? Liguei agora para o Algarve, os bombeiros de Tavira dizem que o Pego do Inferno desapareceu.

A direcção do vento é NO/N para esta noite. O cimo da Serra de Monte Figo está envolto por uma nuvem densa de fumo. É assustadora a nuvem de fumo. :eek:

A direcção do vento é NO/N para esta noite. O cimo da Serra de Monte Figo está envolto por uma nuvem densa de fumo. É assustadora a nuvem de fumo. :eek:

É que estou preocupado com umas zonas, nem digo aqui quais são não vá algum louco ler isto, todo o cuidado é pouco e isto para mim é tudo fogo posto.

É que estou preocupado com umas zonas, nem digo aqui quais são não vá algum louco ler isto, todo o cuidado é pouco e isto para mim é tudo fogo posto.

Fogo intencional, não sei se.... mas um descuido que deu origem a este mega-incêndio, acredito!
Tendo em conta a orografia, o vento, humidade relativa, temperatura, a tipologia dos combustíveis, e quem sabe algumas "manobras", deu nisto!

Já está a ser investigado...

O que é certo, é que no interface urbano vai ser caótico.

OFF_TOPIC:
Como sabem estive ausente deste Forum e de outros Foruns quase 2 meses, tendo enviado uma mensagem á moderação a comunicar o fim da minha participação, salientando contudo que nada tinha a ver com o Forum, e desde já agradeço a resposta do André, que foi uma resposta digna de um administrador, e também uma experiência de vida.
Confesso que apenas hoje li a mensagem dele, mas recordo da ultima frase dele
" sinto que será um até já, não um adeus definitivo ".
Pois bem e não vou dizer nada do que ele me disse dado que são assuntos só nossos, mas o que tenho a dizer é que por vezes o melhor que temos a fazer é fazer um retiro, pode ser uns tempos longe de casa, umas férias, umas actividades, uns desportos, e tentar no nosso sossego tentar encontrar-mo-nos a nós próprios, tentarmos percebermos as nossas virtudes, os nossos defeitos, resolver os nossos problemas profissionais, pessoais, familiares, o que quer que seja.
Existe uma coisa que preciso de dizer-vos, a nossa vida é demasiado curta para ser desperdiçada, e jamais coloquem em causa o seu término, quer seja por problemas amorosos, profissionais ou de saúde, o tempo cura quase tudo, e nada é eterno, pois o amor, o ódio, a alegria, a tristeza, a saúde e a doença fazem parte da vida, e as dificuldades que se vos deparam podem na maioria da vezes serem ultrapassadas, mas por pior que seja, ou que estejam nunca pensem no suicidio, porque por mais que pensem que ninguém gosta de voçês, existem certamente alguém que independemente de serem gordos ou magros, bonitos ou feios gostam de voçês, e essas pessoas são os vossos maiores amigos, pois estão sempre com voçês nos bons ou nos maus momentos.
O suicidio não é solução para nada, e mesmo que pensem que nada tem solução agarrem a vida com as duas mãos, sejam fortes que tudo se resolve, pois enquanto tivermos vida, temos esperança !!
Esta pausa deu-me para repensar a vida ... e resolvi escrever porque sei que existem membros que já passaram ou que irão passar pelo que eu passei, por isso escrevi isto por mim e por voçês.
Obrigado,

PS: Se os senhores moderadores entenderem apagar isto deste tópico apaguem, mas penso que em algum lado deste Forum, este post fará sentido :thumbsup:

Fogo intencional, não sei se.... mas um descuido que deu origem a este mega-incêndio, acredito!
Tendo em conta a orografia, o vento, humidade relativa, temperatura, a tipologia dos combustíveis, e quem sabe algumas "manobras", deu nisto!

Já está a ser investigado...

O que é certo, é que no interface urbano vai ser caótico.

Em 2004 chegou bem perto da minha casa. Esta noite não vou conseguir dormir. E estou no Porto.

Durante a noite e manhã tende a ser de norte, noroeste, depois à tarde tem rodado para Oeste. Isso também se vê nas imagens de satélite de hoje por exemplo.

Terra e Aqua

nSzfa.jpg

Sat 16h30 às 20h30, à tarde o fumo já ia todo para Espanha

gj7pZ.gif

Infelizmente este incêndio traz-me á lembrança o outro enorme incêndio de 2003, e a area ardida já é enorme, quase que arrisco dizer que desta vez arde o que não ardeu em 2003.
É muito triste o que está a acontecer no nosso Algarve.

As minhas condolências ás famílias que perderam tudo o que tinham ...:(

Infelizmente este incêndio traz-me á lembrança o outro enorme incêndio de 2003, e a area ardida já é enorme, quase que arrisco dizer que desta vez arde o que não ardeu em 2003.
É muito triste o que está a acontecer no nosso Algarve.

As minhas condolências ás famílias que perderam tudo o que tinham ...:(

Caro Aurélio, a mim parece mais uma reedição dos anos 2003 e 2005, ou seja, o passar destes anos permitiu repor o stock de combustível.
Está feito o ciclo de 9 anos e as condições á ocorrência de grandes incêndios estão criadas.