Seguimento - Incêndios 2012

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Caro Aurélio, a mim parece mais uma reedição dos anos 2003 e 2005, ou seja, o passar destes anos permitiu repor o stock de combustível.
Está feito o ciclo de 9 anos e as condições á ocorrência de grandes incêndios estão criadas.

Em 2003, acho que fez o triângulo Almodovar / Silves / São Brás Alportel
Agora parece mais São Brás Alportel / Cachopo / Tavira

Por isso disse que está ardendo o que não ardeu em 2003, pois os stocks de combustivel, quer numa zona quer noutra é basicamente igual, mas o maior efeito do fogo reside nas árvores, que não têm segundas oportunidades e muitas delas precisam de mais 100 anos ( se sobreviveram ) para voltarem ao estado em que estavam !!

Infelizmente no Algarve o fogo tem dizimado a serra, e o que outrora era composto por majestosas árvores agora é somente mato !
 
Em 2003, acho que fez o triângulo Almodovar / Silves / São Brás Alportel
Agora parece mais São Brás Alportel / Cachopo / Tavira

Aurélio isso foi em 2004, em 2003 foi a zona de Silves e Monchique e em 2004 foi Almodovar/Silves/Loulé e São Brás.
 
"desde ayamonte! En mi trabajo los patios llenos de ceniza"

RCLUa.jpg

(c) Maite Camacho Diaz
 
Segundo a estação do centro de ciência viva em Tavira estão 30ºC e vento Norte. Aqui, tenho 31ºC, vento moderado de noroeste. De referir, que a humidade ronda os 30%.
 
Aurélio isso foi em 2004, em 2003 foi a zona de Silves e Monchique e em 2004 foi Almodovar/Silves/Loulé e São Brás.

Ai foi .... então deve ter sido isso, estava na dúvida de qual o ano em que esteve aquela semana escaldante e dos incêndios.
Voltando ao incêndio, por aqui o vento sopra moderado a forte, o que prespectiva uma noite complicada para os bombeiros no combate ao incêndio !!
 
Liguei para Tavira. O fogo está em Vale Covo, a caminhar para os concelhos de Castro Marim e VRSA. Está vento Norte/Noroeste na serra com algumas rajadas.
 
A electricidade não está estável, deve estar a queimar certos sectores e causa "surges"

Aqui, a luz da rua falhou. Aliás, agora sinto um cheiro enorme a queimado, os bombeiros apitam em Olhão.
 
boa noite.
provavelmente estaremos perante o maior incendio florestal (em área e em meios envolvidos) que o nosso país sofreu desde que ha registos. Depois dos anos catastroficos de 2003 e 2005, houve uma grande revolução na protecção civil nacional. Com os anos seguintes, ate hoje, foi-se criando um falso "mito" de que tais incendios terriveis e incontrolaveis, não se repetiriam. Tal mito caiu, para quem ainda acreditava nele!
Este incendio neste momento, ja desde a manha, esta a ser "filho unico" do nosso pais, isto é, tem todos os meios ao dispor...como vimos falando, não parou, e tal ja foi explicado.
Agora façamos o exercicio de lhe juntarmos mais 3/4 ocorrencias significativas. O sistema de protecção civil colapsa!
Investimos muito em meios materiais (terrestres e aereos) e organização do sistema, mas pouquissimo em analise de incendios e comportamento do fogo!
É lamentavel ver na tv imagens de chamas com comprimentos superiores a 4 metros e haver quem as tente suprimir com uma mangueira...o tempo dirá que o segredo não esta na força, mas onde ela se aplica...