Tendo sido piloto de Dromader durante vários anos e neste momento desempregado, até seria do meu interesse a colocação de meios aéreos (aviões) na Madeira. No entanto, esta questão deve ser analisada sem ter em conta interesses pessoais, sejam eles de pilotos, bombeiros, políticos ou outros...
A Madeira, pela sua orografia, que conheço relativamente bem, não é na minha humilde opinião, favorável ao uso de meios aéreos. Tem vales extremamente profundos, ravinas que são autênticas paredes quase na vertical, e algumas (poucas) zonas onde os meios aéreos poderiam ser eficazes.
Por outro lado, os meios aéreos são importantes na primeira intervenção quando, ao "abafar" o fogo no seu estado inicial, permitem aos bombeiros entrar e "acabar" com ele. Quando os fogos crescem como por exemplo o de Tavira e atingem frentes de vários quilómetros, toda a artilharia pesada que possa ser lá colocada não faz mais do que andar a descarregar "mijinhas" para o fogo. Nestes casos os meios aéreos são importantes para ajudar a salvar bens e com calma e paciência ajudar os bombeiros a dominá-lo... As pessoas não imaginam o que são cenários dantescos com quilómetros de frente, chamas de copa que chegam a atingir 30 a 40 metros de altura, situações estas que nem permitem aos bombeiros aproximarem-se e fazem com que as largadas de água não façam mais do que umas "cócegas" ao fogo...
Quanto à Madeira, tirando alguns planaltos, largar água por exemplo na zona do estádio da Choupana, teria de ser feito a descer o que retira muita eficácia à bolha de água (estou a falar de aviões). Por outro lado qualquer ignição que tenha lugar numa encosta ou vale (e são muitos) vai beneficiar rapidamente do efeito chaminé que levará em poucos minutos a uma situação de total descontrolo...
Concluindo, na minha opinião um helicóptero de alta potência e com uma elevada capacidade de carga suspensa (mais do que a quantidade de água estou a pensar na capacidade de livrar obstáculos) poderia ter algum interesse, quanto mais não fosse pelo lado psicológico de ajuda às populações e de estímulo para os bombeiros...
http://aviacaoportugal.net/showpost.php?p=86953&postcount=63