Os meios aéreos estão os 12 a operarem no concelho de São Brás de Alportel e neste momento já existe reacendimentos no concelho de Tavira.
Mas com 1060 e com 12 meios aéreos não existe nenhuma coordenação, é incrível que Portugal não aprende nada com os incêndios.
Compreendo o que dizes, mas o perímetro do incêndio já deve rondar os 200km.
Existe um helicóptero da FAP a fazer a coordenação dos meios aéreos...
70 km.
Tenho informação que ontem às 12 horas era de cerca de 120km.
Mas também estou em Sintra
Acabei de ver esta actualização no incêndio de Tavira.
"No Teatro de Operações (TO),desanove máquinas de rasto."
A mobilização de meios para este incêndio é incrível.
Caro Vince esta é a opinião de quem tem prática....eu nunca fui á Madeira nem sou piloto mas em tempos fiz farte das Brigadas helitransportadas aqui no Norte e todos os pilotos trociam o nariz quando tinhamos que ir para o Gerês..fogos em montanha e Serras significa problemas para os pilotos. Correntes inconstantes que podem de um momento para o ourro empurrar um heli descontroladamente!!! Ver politicos a falar falar falar sem conhecimeto de causa!! Agora criou-se a ideia dos meios aéros para a Madeira!!! Venham eles maravilha e depois quem é o piloto deprimido que quer se suicidar????
Eu não sou grande apologista dos nossos politicos mas o Ministro da Administração Interna falou bem quando questionado sobre os meios aéreos na Madeira: " Eu não sou especialista na área mas pelas informações que me vão chegando é muito complicado colocar meios aéreos a atuar na Madeira.
200km é mais do que ir de Sagres a Vila Real de Santo António pela EN125...
E um dos factores (para mim) que levou às grandes proporções deste incêndio são as nossas amigas estevas cobertas de resina altamente combustíveis e com km e km de arbustos sem um único asseiro a separá-las mas também a um factor que ainda não se falou aqui que foi o povoamento desenfreado de pinheiros mansos e sobreiros nos anos 90 com apoio da CEE em todas aquelas serras algarvias. E desde já há alguns anos reparo não sabendo se estou certo ou não, que todas essas árvores estão muito próximas umas das outras com as copas a tocarem-se e os terrenos não são limpos estando cobertos de vegetação rasteira seca e essas ditas estevas, estando apenas à espera de uma ignição para desencadear uma catástrofe deste tipo!