Seguimento - Incêndios 2012

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Triste era chegar lá quando ainda tinha a sua beleza natural e ter de literalmente andar por cima de tendas e espanhóis caídos de bêbedos para chegar à agua.

Não são situações comparáveis ..... mas noto que cada vez mais parece existir uma degradação do turismo rural quando antes estava a tornar-se um dos pilares do turismo e uma forma de se cuidar da natureza !

Em relação aos Incêndios e à degradação do interior faço um convite para fazerem um passeio pela serra do caldeirão nomeadamente na zona de Silves/Loulé para poderem apreciar o que foi feito desde o grande Incêndio de 2003, depois de tanta reflexão e promessas sobre o assunto.
Quanto ao pego do Inferno nem comento...a natureza encarregou-se de tratar do assunto depois do desprezo a que as autoridades o votaram.
Bom pelo menos da 125 para baixo está tudo bom e recomenda-se...pena é a seguir ao Verão ter-se de gerir os mais de 20% de desempregados desta região.

Passados 9 anos aqui fica o ligeiro resumo.

Perante a realidade que tem feito parte da floresta portuguesa nos últimos anos, e mais particularmente no Concelho de Oleiros que, no Verão de 2003 assistiu à pior época de incêndios florestais de sempre, que destruíram cerca de 20.000 hectares de floresta da qual a maioria da população deste Concelho subsiste.

Resumo cronológico dos incêndios de 2003 - http://oleiros.com.sapo.pt/fogos_florestais.htm

Noticias passados 9 anos

Oleiros: Autarca preocupado com "barril de pólvora" que constitui ordenamento florestal do concelho

18:50 Terça feira, 17 de julho de 2012

Oleiros, 17 jul (Lusa) -- A falta de ordenamento florestal das zonas áridas de Oleiros em 2003 transformou o concelho num "barril de pólvora", alertou hoje o presidente da Câmara, José Marques (PSD).
O concelho constitui, "hoje, um barril de pólvora nas áreas ardidas em 2003, por falta de ordenamento florestal", afirmou à Lusa o autarca, momentos antes de apresentar mais uma edição da Feira do Pinhal, a qual decorre de 08 a 12 de agosto, em Oleiros.
José Marques acusa os governos dos últimos oito anos de nada terem feito para reordenar a floresta nas áreas ardidas há 9 anos: "Depois do incêndio de 2003, a floresta recomeçou a crescer" e "mais de 80 por cento da área que então ardeu está a crescer desordenadamente".

Que o Governo ponha os olhos nisto e que esta situação não se repita esta situação no Algarve.

Cumps
rochas

Incêndio em Fonte Filipe (Loulé)

Neste momento segundo o site da ANPC estão a combater este incêndio 100 operacionais, com 25 veículos e apoiados por 5 meios aéreos.

Passou um avião bombardeiro de combate a incêndios por cima da minha cabeça e vinha do mar.

Qual é a direcção do fumo desse incêndio em Loulé? Já estou a reportar novamente de alportel! passei ontem no IC27 e nas envolventes da barragem de odeleite os pinheiros mansos que andaram a plantar há alguns anos estão cobertos de estevas e mato denso! Mais um barril de pólvora á espera de ignição. Já no concelho de Alcoutim na zona do Pereiro essas mesmas plantações estão muito bem ordenadas e limpas, mas há casos isolados nomeadamente na ribeira do vascão onde também o mato faz concorrência em altura com os pinheiros. de quem é culpa?...

Começo a preocupar-me bastante com o número de ignições, este ano, aqui por estas zonas...
Parece que a prevenção já está a falhar redondamente e talvez a falta da presença de meios dissuasores no terreno...
Realmente a crise é desculpa para tudo neste país:(

Já agora a respeito de leis que foram criadas após o ano trágico de 2003, ando em "luta" há já 3 meses com um vizinho por causa da não gestão, por parte deste da faixa combustível em redor da sua casa e que por conseguinte afecta a minha. As árvores na propriedade deste estão literalmente em cima do telhado da minha e além disso tem uma enorme pilha de lenha (há uns 10 anos) praticamente em colada às duas casas, isto para não falar do pasto em redor do seu prédio.
Em comunicado a direcção regional de florestas, estes dizem que cabe ao proprietário cumprir o deposto no decreto lei..tal tal, com prazo máximo de 1 mês, ora isto há quase 3 meses.
Farto-me de rir com as leis de fachada que são emitidas neste país.
Bem diz a Troika que a Justiça é um dos pilares de um estado de direito.

Algarve: Arguidos por incêndios

A PJ constituiu como arguidos vários elementos da empresa de construção do parque eólico do Cachopo, em Tavira, por suspeitas de serem os responsáveis pela origem do incêndio que lavrou nesse concelho e em São Brás de Alportel, entre os dias 18 e 22 de Julho, noticiou a TVI. Tal como o ‘CM’ avançou, o fogo foi provocado por um forno de combustão lenta para a produção de carvão.

Fonte: CM

Tudo para a cadeia por muitos e bons anos para aprenderem. :angry: Mas como é de uma grande empresa se calhar nem são culpados quando forem a tribunal. Como é hábito. :angry:

No site da ANPC, o incêndio tem três frentes e estão mais de duzentos homens no local das chamas. Lá veio um dia mais quente para começar o inferno do costume. Ou muito me engano ou vamos ter uma semana caótica em matéria de incêndios.:sad:

Situação em Portugal Continental às 1800Z

- 4 incêncios activos (total)
- 2 fogos preocupantes

fires201208081839z.png

©ANPC

fires201208081800z.gif

©Sat24/Eumetsat/Met Office

Fonte: ANPC