Depois de ler as mensagens aqui postadas por alguns dos membros des forúm, e achandop que numa parte ou outra todos têm alguma razão, cabe-me no entanto dar mais uma vez a minha ideia sobre este assunto.
Assim e talvez por ter sido bombeiro voluntário durante 25 anos pode ser um pouco tendenciosa em defesa desses homens e mulheres que enquato, nós estamos na praia num convívio com amigos em casa no trabalho etc, ha homens e mulheres que dao o melhor de si numa frente de fogo quaqquer ( e nao querem ser herois nem os coitadinhos) são o que sao e fazem com orgulho a missão que lhe esta destinada.
Quanto ao dinheiro gasto no combate, concordo plenamente com ele pois quanto mais condições os bombeiros tiverem, melhor farão o seu trabalho, é pena que esse investimento no combate seja a maior parte canalizado para A Autoridade Nacional de protecção civil e respectivos Centros Distritais de onde inumeras vezes se combatem incendios dentro de gabintes com A.C. e nao no terreno 1º problema, 2º o desenvistemento em politicas florestais, que é feito dos Guardas florestais? que exitiam e tinham a sua area de intervenção, poderiam a meu ver ser substituiod pelos GIPS da GNR, mas não, a falta de limpeza das florestas que tirando algumas camaras municipais ja aqui mencionadas e outras nada se faz, ja nao se cultiva em Portugal a terra esta ao abandono logo torna-se um barril de polvora. Quanto ao combate em si e a comparação com os espanhois, eu tambem combati ao lado de espanhois pois era operacional numa zona de fronteira, e nao vi grandes diferenças, combati ao lado de chilenos que nos vieram ensinar algumas técnicas de combate, algusn deles infelizmente vieram a falecer em combate em portugal, é certo que aprendio algo mas nada de muito preponderante no combate , mais na avaliação. E finalmente contiuno a dizer que a fliresta arde em portugal porque alguém quer que ela arda e aí também ainda ha muito por fazer.
Não, a floresta em Portugal arde porque tem que arder! se não houvesse o Fogo, com 1000 mm por ano e Tº media anual de 15cº o que acha que era isto para lá da Auto-estrada 1? Por favor...Ah! E muito cuidado ao falarmos do abandono das terras e falta de limpeza...atenção! A grande maioria dos foristas vive onde? e os pais e Avós são de onde? então porque os filhos fizeram uma migração interna?
é fantastico ouvir os pseudo-urbanos dos ecologistas (esta é para a quercus que ouvi hoje de manha, não é para ninguem aqui do forum) dizerem que a floresta esta mal tratada e tal...em vez de plantarem algumas árvores de vez em quando ou de andarem uma vez por ano a limpar lixo, deviam ir povoar o interior, criar gado, promover a agricultura...