Seguimento - Incêndios 2012

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Esta semana, como se adivinhava, vai ser o grande teste ao dispositivo de combate a incendios florestais, ou melhor o grande teste ao País pois Proteccao Civil somos todos, mesmo todos...
Infelizmente havera muitos reacendimentos, muitas novas ignições e muitos incendios de grandes dimensões...acredito que esta semana vai ser o primeiro e ultimo grande teste do ano... a ver vamos...esperemos que não haja mais vitimas a lamentar, esperemos mesmo que não...mas não vai ser uma semana nada fácil...pena é que o governo e grande parte da população só se lembre desta problemática quando as chamas entram pelas TV's...
Quero ver se vão encomendar mais algum relatório, como o de Tavira...
o grande relatório que deveriam ouvir é o que vários especialistas florestais andam a dizer ha anos...e não o que os "especialistas" dizem quando arde por todo o lado...enfim, país miserabilista este que acha que a "falta de meios e acessos é que dificulta o combate ás chamas"...
 
Trânsito cortado na EN17 em Arganil e no IC06 entre Arganil e Catraia dos Poços devido ao incêndio de Tábua que segue com 4 frentes activas.
 
Falta vigilância neste país, os meios de combate a incêndios nesta altura deviam andar todos ou quase todos pelas florestas e matas de Portugal para uma rápida intervenção, não digo só os Bombeiros, mas também a GNR e a Proteção Civil.:angry:
 
Falta vigilância neste país, os meios de combate a incêndios nesta altura deviam andar todos ou quase todos pelas florestas e matas de Portugal para uma rápida intervenção, não digo só os Bombeiros, mas também a GNR e a Proteção Civil.:angry:

Mas a Protecção Civil somos todos, todos mesmo...tu, eu, os colegas do forum...
 
Segundo a SIC Notícias, um helicóptero pesado de combate a incêndios caiu no concelho de Ourém.

Este incêndio que ao início da manhã tinha apenas uma frente, desde as 11h00 que possui 4 frentes de fogo activas.
 
A neve de verão: CINZAS E FOLHAS QUEIMADAS!
Aqui em Leiria o céu está coberto de cinzas, o ar está irrespirável e este ventinho seco e quente de nordeste também não ajuda nada.:calor:
A zona de Ourém deve estar um autentico inferno!!!:disgust:
 
O heli que caiu em Ourém:
284653_3885299008471_522676502_n.jpg

__________________
__________________
Incêndio de Tondela de novo activo.
__________________
__________________
Pastor bêbado suspeito de atear fogo com isqueiro

PJ deteve homem, de 48 anos, por crime de incêndio florestal no Fundão

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, nesta segunda-feira, a detenção, no Fundão, de um pastor de 48 anos, suspeito de ser o autor de um incêndio florestal, ocorrido no dia 31 de agosto, perto da localidade de Orca, Alpedrinha.

A detenção do suspeito foi feita pelo Departamento de Investigação Criminal da PJ Guarda, em colaboração com a GNR do Fundão.

Segundo a PJ, o pastor «atuou num quadro de alcoolismo, tendo ateado o fogo com um isqueiro que tinha na sua posse e que foi apreendido» pelas autoridades.

O incêndio consumiu cerca de 3.700 metros quadrados de terreno de cultivo com árvores de fruto e mato rasteiro, «não tendo atingido maiores proporções em virtude de ter sido prontamente combatido pelos bombeiros, com a ajuda de meios aéreos», refere um comunicado daquela força policial.

O detido, sem antecedentes por crimes deste tipo, residente na localidade de Orca, Alpedrinha, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas no posto policial da sua área de residência e proibição de se ausentar do lugar onde habita.

A PJ adianta que este verão já deteve um total de 41 pessoas pela prática de crimes de incêndio florestal.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/incendios-incendiarios-pj-pastor-fogos-tvi24/1372149-4071.html
 
Basta um calorzinho a mais e temos o país todo em chamas. A salvação foi o Verão mais fresco no Norte e Centro senão ardia tudo. Ninguém limpa os terrenos e depois gritam acudam acudam que o teu pai é bombeiro. Depois, os bombeiros é que têem que salvar as casas e os bens porque nunca se lembram a limparem o mato à porta de casa.
 
Espinho está a arder, a sirene dos bombeiros tocou á cerca de 10 minutos.

O incendio situa-se em Guetim perto da A41, vou la agora ver se tiro algumas fotografias, este tempo sufoca.
 
Deflagra agora um incêndio na Zona de Unhos, segundo me informou a agente da ANPC que atendeu o meu telefonema para o 117.

dsc07345gx.jpg

dsc07341y.jpg


O incêndio deve já estar praticamente extinto, pois pouco é o fumo que ainda se vê, e o que é visível é branco.

_______
_______
Portugal vai pedir apoio a Mecanismo Europeu de Proteção Civil
A Proteção Civil portuguesa vai pedir o apoio do Mecanismo Europeu de Proteção Civil perante a atual situação operacional em Portugal, onde o fogo mais preocupante continua a lavrar em Ourém.

Este mecanismo, segundo a página da Proteção Civil na Internet, destina-se a reforçar a cooperação em intervenções de socorro que exijam intervenções urgentes, quer dentro da união europeia, quer noutros países.

Em termos práticos, este mecanismo pode, por exemplo, criar um Centro de Informação e Vigilância na Comissão Europeia para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e pronto a intervir imediatamente, assim como mobilizar "equipas de avaliação e de coordenação que poderão ser enviadas no mais breve espaço de tempo possível de acordo com as necessidades".

Na nota divulgada esta se, a Proteção civil adiantou que às 12 horas estavam ativos nove incêndios em Portugal, que mobilizavam 1711 operacionais, 489 veículos e 13 meios aéreos.

O incêndio que era considerado mais preocupante lavrava na freguesia de Ribeira do Fárrio, no concelho de Ourém, sendo combatido por 504 operacionais, ajudados por 151 veículos e quatro meios aéreos.

Também preocupantes eram considerados os incêndios de Carapinha, no concelho de Tábua e no distrito de Coimbra, o de Valongo do Vouga, no concelho de Águeda e no distrito de Aveiro, e o de Serra, no concelho de Tomar e distrito de Santarém.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2749467
 
Basta um calorzinho a mais e temos o país todo em chamas. A salvação foi o Verão mais fresco no Norte e Centro senão ardia tudo. Ninguém limpa os terrenos e depois gritam acudam acudam que o teu pai é bombeiro. Depois, os bombeiros é que têem que salvar as casas e os bens porque nunca se lembram a limparem o mato à porta de casa.

E depois ainda são criticados porque "não fazem bem o trabalho deles..." :cold: