Seguimento - Incêndios 2012

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Incêndios visíveis na imagem do satélite "Terra", da NASA, de hoje:



Edit 14h55: O tráfego aéreo em Lisboa está a ser «desviado» para a pista 35. Talvez estejam a desviar-se do fumo/cinzas do incêndio de Unhos.
 
O céu está a ficar completamente encoberto com uma nuvem gigante de incêndio. E com estes 34ºC está muito calor mesmo.

Deve ser do de Unhos, está com 2 frentes activas e conta com um helicóptero de ataque inicial.

O tráfego aéreo em Lisboa está mesmo a ser realizado na pista 35, as aeronaves deverão estar a evitar o fumo/cinzas provenientes desse incêndio.
 
Tenho novas informaçoes sobre os incendios e varias fotos.

Neste momento as sirenes tocam.
 
Aqui vão algumas fotos dos incendios que se estão a deflagrar neste momento(fotos tiradas há 10 minutos).
Estas fotografias foram tiradas em Anta, num miradouro durante a minha caçada.
Consegui ver 5 incêndios, todos a menos de 10 km daqui de Espinho.

Nogueira da Regedoura, Santa maria da feira
dscf0267y.jpg


Possivelmente nos Carvalhos ou Serra de Canelas
dscf0272r.jpg


Fiães, Santa maria da feira
dscf0277p.jpg


dscf0279.JPG

São João da Madeira, possivelmente
dscf0275s.jpg
 

Aparentemente um Pirocumulos, bem apanhado:thumbsup:
________
________

COMUNICADO

Perante a gravíssima situação de catástrofe vivida no nosso concelho, devido à expansão descontrolada de um incêndio que deflagrou ao inicio da tarde de ontem numa freguesia do norte do mesmo e que já se encontra com várias frentes espalhadas por grande parte das restantes freguesias, vem o Município de Ourém, apelar à solidariedade de todos os munícipes e empresas locais.

O momento é de luto e tristeza, quer pela área ardida, quer pelas populações ameaçadas e devastação de habitações, barracões agrícolas e instalações industriais e em especial por uma vítima mortal já confirmada.

Com todos os meios que se encontram no terreno, mais de quatrocentos bombeiros, além de GNR, Unidades do Exército e funcionários da Câmara Municipal, empresas municipais, EDP, Veólia e outros, todos mobilizados numa conjugação de esforços no sentido de contribuir para diminuir os danos causados às populações e simultaneamente encontrar soluções para a catástrofe, mas que urge auxiliar com alimentos e bebidas, a que a Câmara Municipal na situação de contenção que neste momento lhe está imposta, não consegue fazer face.

Assim, solicitamos a colaboração de quem possa dispensar alguns dos referidos bens alimentares, para fazer face a essas necessidades, a entregar nas empresas municipais, OuremViva e SRUFÁTIMA, ou no Centro de negócios de Ourém.

Vamos mostrar que somos um concelho unido e solidário.

Ourém, 03 de Setembro de 2012

Pl’o Presidente da Câmara

Nazareno do Carmo

http://www.cm-ourem.pt/index.php/inicio/102-municipio/1079-comunicado.html
_______
_______
Incêndio de Tábua dominado.
 
Aparentemente um Pirocumulos, bem apanhado:thumbsup:

Parece ser um Pirocumulos e achei graça, mas de facto é um incêndio porque passados 2 minutos ao ter tirado essa fotografia, desapareceu devido á mudança e aumento da velocidade do vento.

Mas foi um belo apanhado e uma boa caçada ao fogos florestais!:D
 
Enfim é triste ver o que se esta a passar, mas tenho uma duvida que é feito da rapaziada da feb? É que em 270 operacionais nas minhas contas estao 60 no terreno , valerá apena largar tanto dinheiro com a força? não me entra na cabeça tal ideia

Cumprimentos
 
Estou na zona de Tomar e simplesmente isto está um inferno. Desde ontem que os incêndios não dão tréguas a bombeiros e populações, com as chamas a rondar muitas habitações. Onde estou não tem parado de "chover" cinza durante todo o dia e por vezes o sol fica encoberto com tanto fumo e não parece estar nada a melhorar.
Deixo aqui algumas fotos do que se se está a passar atualmente:









 
A Proteção Civil (PC) vai pedir o apoio do Mecanismo Europeu de Proteção Civil por causa da atual situação operacional em Portugal, onde o fogo mais preocupante continua a lavrar em Ourém, revelou nesta segunda-feira esta entidade em comunicado.

Este mecanismo, segundo a página oficial da PC na internet, destina-se a reforçar a cooperação em intervenções de socorro que exijam operações urgentes, quer dentro da União Europeia, quer noutros países e pode, por exemplo, «criar um Centro de Informação e Vigilância na Comissão Europeia para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e pronto a intervir imediatamente», assim como mobilizar «equipas de avaliação e de coordenação que poderão ser enviadas no mais breve espaço de tempo possível de acordo com as necessidades».

«O Mecanismo Europeu de Proteção Civil foi já ativado por inúmeras ocasiões de emergência real, sendo de destacar o sismo na Argélia (2003), as cheias no sul de França (2003), o sismo no Irão (2003), o sismo em Marrocos (2004), os incêndios florestais em Portugal (2003, 2004 e 2005) e o tsunami no sudoeste asiático, entre outros», pode ler-se no site da PC.
14:17 - 03-09-2012

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=350615
 
Dez fogos ativos combatidos por 1000 bombeiros

O incêndio em Ourém, distrito de Santarém, que já provocou uma vítima mortal, mobiliza neste momento um total 452 operacionais, entre eles 378 bombeiros, cinco operacionais do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.

No apoio ao combate a este fogo, o mais preocupante, que lavra desde as 12.20 de domingo, estão ainda 123 veículos operacionais e um helicóptero de ataque inicial.



Novos focos de incêndio deflagraram em São Gemil, (Tondela/Viseu), em Lugar Laranjal, (Marco de Canaveses/Porto) e Cabeça do Miguel (Vidigueira/Beja)

Ativos permanecem os incêndios em Salgueiro, concelho de Águeda, Carragozela, em Seia, Carapinha (Tábua), Amoreita (Tomar) e Albergaria-a-Velha, em Aveiro.

O incêndio na região de Tábua, que mobiliza 286 operacionais, 61 veículos operacionais e três helicópteros de ataque inicial, obrigou ao corte do trânsito no IC6, entre Arganil e Catraio dos Poços, por motivos de segurança - no caso devido ao fumo.

No total mais de 1000 operacionais combatem os fogos no território nacional.

11:05 - 03-09-2012

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=350589
 
Consigo avistar fumo de 6 incêndios distintos, pelo que verifiquei na página da protecção civil, são eles o de Aguiar da Beira, Mangualde, Seia, dois em Tondela e um em Viseu (concelho).

O mais grave parece-me ser o de Aguiar da Beira( que ainda fica a quase 30km em linha recta).
Uma grande cortina de fumo cobre todo o horizonte a nordeste.

E parece estar a iniciar-se um para os lados de Penalva do Castelo