Seguimento - Incêndios 2012

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
boas
a
aqui avisto uma data de incêndios, 1 em Alvarim (Tondela) já esta bem perto de S. joaninho (Santa Comba Dão) terra dos meus pais. a ver a evolução nas próximas horas.

vejo a coluna de fumo para os lados de Tabua
e vejo o de Seia bastante bem, que já arde deste ontem de tarde. a coluna de fumo é tao intensa que provoca cúmulos.

Esta tarde.

13641197_4DMQY.png

13641212_7uANw.png

Fonte

Inacreditável número de frentes que há neste momento por apagar no nosso país! É um facto que temos muitos homens e meios parados pelo país e decidimos primeiro por pedir ajuda à Europa. O que fazem os helis e os c130 da força aérea?

A Espanha e a França vão enviar canadiers. Já afirmei aqui e volto a afirmar que Portugal pode ter muitos meios aéreos, mas se tivesse 1 ou 2 canadiers seria muito melhor. Estamos sempre dependentes dos países europeus, foi assim no enorme incêndio em Tavira, em que os canadiers espanhóis deram uma enorme ajuda no combate ao fogo. Agora, que o Centro do país arde por todo o lado, lá estamos nós a pedinchar os canadiers. Todos os países do mediterrânio têem Canadiers só Portugal não tem.

Acho com o dinheiro que deitaram fora no Aeroporto de Beja se investissem em Canadiers seria muito melhor aplicado do que em coisas inúteis e que não servem em nada o país.

A Espanha e a França vão enviar canadiers. Já afirmei aqui e volto a afirmar que Portugal pode ter muitos meios aéreos, mas se tivesse 1 ou 2 canadiers seria muito melhor. Estamos sempre dependentes dos países europeus, foi assim no enorme incêndio em Tavira, em que os canadiers espanhóis deram uma enorme ajuda no combate ao fogo. Agora, que o Centro do país arde por todo o lado, lá estamos nós a pedinchar os canadiers. Todos os países do mediterrânio têem Canadiers só Portugal não tem.

Acho com o dinheiro que deitaram fora no Aeroporto de Beja se investissem em Canadiers seria muito melhor aplicado do que em coisas inúteis e que não servem em nada o país.

Espanha tem uma disponibilidade de meios aéreos (canadairs, Kamovs, sokoll, etc) enorme, enorme mesmo e não foi por isso que em Valencia deixaram de arder 50000 ha em dois incendios, ou em Castrocontrigo (Castilla e Leon) 12000 ha dias, ou em Malaga com 6000 ha, ou...ha mais exemplos ate perfazer 170000 ha...
Caros membros do forum, reparem que estamos todos a ter um deja vu do incendio de Tavira, certo?! O que mudou? Apenas e só o local e o combustivel que arde...de resto tudo igual (fogos dominados pelo vento durante a madrugada e manha, que ha tarde se tornamfogos topograficos...)! Este filme ja vimos em Tavira e estamos a voltar a ver...disse isso num post na passada semana...
Fora da capacidade de extinção, é o que esta a acontecer em Tomar, Seia, Ourém, Viseu...isto vai acabar la para sabado/Domingo (se as previsões meteo se confirmarem)...ate la em 1º defesa de pessoas e bens e tentar conter os flancos frios dos incendios florestais...

Num País como Portugal que está no topo da lista dos Países da Europa com mais fogos florestais realmente não se entende a falta dos Canadairs...só o dinheiro que se gastou em submarinos inúteis e noutras coisas já chegava e sobrava de longe para comprar uns 3 ou 4 canadairs...

Mas neste País há muito a tendência de comprar o que não é necessário/útil e com aplicações práticas... por isso estamos como estamos.... :disgust:

Gostava de estar enganado, mas parece-me que em Portugal há interesses obscuros que querem que a floresta arda...:huh:

São demasiadas deflagrações por dia, em várias zonas, durante a noite, será só obra de pirómanos ( doentes mentais) ?

Ou estes actos criminosos serão praticados por pessoas que de doentes mentais não têm nada, mas servem outros interesses? Sendo pagos para isso?

Muito estranho.:unsure:

Com o meu anterior post não quero dizer que tanto faz ter ou não ter canadairs...não é isso! Claro que ter seria muito bom, mas infelizmente o país não tem possibilidades...
mas mais importantes que canadairs, eram os programas que existiam de formação para técnicos florestais em analise e uso do fogo...tudo foi interrompido e agora temos pseudo gaufs...enfim!
Combater este tipo de incendios florestais "ollhos nos olhos" ou "agarra-los pelos cornos" é suicidio!!!!!!
é aí que a analise do incendio faz a diferença! É aí que falhamos, pois só nos lembramos da analise quando ja estao injectados 300 bombeiros no fogo e não o apagam...a nossa sorte, este ano, é que este evento (com esta sinoptica) "só" vai ter a duração de 1 semana, 1,5 semana...a costa leste de Espanha levou com ventos de Oeste semanas a fio e por varias vezes...coitados...estavamos nós aqui a queixar do vento de Oeste e Nortadas e eles a levar esse tempo todo com a "tramuntana"...