Seguimento - Incêndios 2014

Estranhíssimo este incêndio no PNPG (se a localização estiver correcta, entre o Rio da Teixeira e a Corga da Giesteira, altitude 1050m) não há acessos ao local nem há qualquer interesse em fogo posto nesta área. Situa-se bem a montante da cascata do Arado (2Km seguindo o vale), nem sequer há trilhos pedestres perto! Descuido de montanhistas?

Data Hora Local Concelho Distrito Ponto Situação Tipo
21/8 20:49 Ermida (Parque Nacional Peneda Gerês) Terras de Bouro Braga Em Curso Inc. em Floresta
21/8 22:27 Comandante das Operações de Socorro (COS): 2º Comandante do Corpo de Bombeiros de Terras de Bouro.
21/8 22:28 Incêndio ativo com uma frente.
21/8 23:28 Incêndio ativo com uma frente.
22/8 0:26 Incêndio ativo com uma frente, a progredir em local de difícil acesso aos meios de combate terrestres.
22/8 1:26 Incêndio ativo com uma frente.

Boa notícia:
22/8 2:13 Incêndio dominado.

Pastoreio! Aí nesse territorio não ha duvidas, pastoreio!
O ano passado arderam no Marão 970ha com a mesma causa e no Alvão 2700ha...é dificil "satisfazer" os pastores, a unica "abertura" é ganhar a confiança deles e queimar (através do fogo controlado) algumas áreas que eles queiram...e depois esperar que não sejam "gulosos"...alguns sabem o que fazem (ex: na Serra da Freita ha um pastor que conhece melhor o fogo que a maior parte daqueles que se dizem conhecedores)...outros não...:thumbsup:

Incêndio com 2 frentes em Pampilhosa da Serra

Está activo há cerca de duas horas um incêndio a cerca de 7km da aldeia de onde regressei na sexta-feira passada.

Já informei os habitantes dessa aldeia e eles enviaram-me esta foto:

Ytgthvj.jpg

Quanto a meios, 193 homens, 42 veículos e 4 meios aéreos.

Anda feio:

esaelG6.png

A aldeia onde estava a passar férias já está sem electricidade. Esperemos que estes meios sejam suficientes e que o arrefecimento nocturno e o aumento da humidade sejam favoráveis ao combate ao incêndio.

Aqui em CB muito fumo e um cheiro intenso a queimado :(. Será que é a mistura do fumo da Pampilhosa e Nisa??

No seguimento interior centro o Albimeteo falava em fogo a sul, julgo que esteja a falar do de Nisa.

Aqui em CB muito fumo e um cheiro intenso a queimado :(. Será que é a mistura do fumo da Pampilhosa e Nisa??

No seguimento interior centro o Albimeteo falava em fogo a sul, julgo que esteja a falar do de Nisa.

Não, o fumo na cidade deve-se ao incêndio na pampilhosa. Fui ao castelo às 19h, e pude ver 2 incêndios a sul (crato/montalvao/pé da serra) em nisa, com a pluma de fumo a chegar já a espanha (cedilho). Mas o vento é de noroeste, o incêndio que nos afeta é o de pampilhosa. Preocupa-me especialmente, pois a 15km norte de oleiros está bem perto, se varrer aquelas aldeias isoladas, leva tudo à frente! Tenho lá alguma floresta de pinheiro e castanheiros que investi. :( mas para já ainda o zezere serve de fronteira, mas se não o apagarem hoje de noite, amanhã será o Deus me acuda, e se não apagarem amanhã, ainda chega ao concelho de proença a nova. Eu já sabia, tardava em termos um verão à antiga, enfim, tudo a chorar por aí, agora é mais bonito assim!

Alguém sabe como estão os incêndios de Pampilhosa da Serra ou de Nisa? Este ano já era para desconfiar, todo muito calmo, se as previsões que estão previstas se vierem a confirmar, as coisa vão ficar muito complicadas.

Felizmente, depois de muito trabalho, o incêndio de Pampilhosa da Serra foi dado como dominado.

Agora é importante garantir que durante o dia de amanha não ocorrem reacendimentos.