Duas imagens do incêndio de Pampilhosa da Serra captadas por um amigo meu:
As imagens que tens postado são muito boas, aliás como tambem do SpiderVV...obrigado aos dois!
São imagens óptimas para percebermos que o vento era o factor gerador do incendio...quando o vento baixou de intensidade, o incêndio tornou-se "presa acessivel" ao combate!
Ao contrário do padrão sinóptico Este (em que o vento acelera de madrugada e coloca os incendios nessa altura fora da capacidade de extinção), este padrão NW acelera de dia e baixa a noite (o vento claro), daí este ano os incendios serem controlados maioritariamente ao final do dia ou de noite (com o aumento da %HR naturalmente).
Quanto a 1 quinzena de Setembro...bem,Calma, vamos ter calma...parece certo que a temperatura vai subir generalizadamente, teremos %HR baixas sobretudo de dia (a noite subirão bastante) e noites tropicais, mas este padrão sinóptico não será o mais grave tendo em conta a situação de humidade dos combustiveis e % de água no solo...O qu quero dizer, é que o padrão sinóptico que PARECE vir na proxima semana será uma advecção se sul! Aconteceu em 2003 e foi terrivel, mas teve uma duração bastante elevada (cerca de 20 dias suponho) e tinha acumulados de secura muito superiores ao que agora acontece, daí não ser tão preocupante!
Haverá aumento do nº de ocorrencias, da sua dimensão e duração, mas acho que se durar uma semana nada de MUITO preocupante acontecerá...se durar mais a análise terá que ser outra! O Interior será mais afectado...o NW e o litoral Oeste são afectados mais por um padrão sinóptico de Este!
Devo dizer que estas "dicas" estão a ser confirmadas através de um acompanhamento IF vs Meteo (padrão sinóptico) que algumas pessoas (técnicos florestais de DFCI) fazem por carolice...contamos com um fantástico contributo do Rozzo a quem agradeço aqui pelo esforço e disponibilidade! Tinha que o fazer Rozzo!
Quanto aos eventuais incêndios na proxima semana...vamos la ver!
Os de ontem devem ter sido os maiores do ano até agora...os dois maiores, seguido do do Marão em Junho!