A frase mais polémica é esta e em retrospetiva faria uma alteração para reduzir a indignação.
Foi a minha ironia
O resto manteria e agora complemento.
Não tenho problema nenhum em que jornalistas ajudem malta em necessidade mas desliguem as câmaras. Uma coisa é a TV explorar os desastres num contínuo audiências vs serviço público (com fronteiras sempre discutíveis e subjetivas). Outra é TV's fazerem das desgraças um
Reality Show. Isso é, ou devia ser, inaceitável.
Há tolerância para casos excecionais mas esta deve desaparecer à mínima indicação da existência uma política deliberada para que os jornalistas intervenham aquando de situações de catástrofe. Não me parece descabido que uma TV, desesperada por audiências, pressione os seus profissionais.
Quanto a isto...
... acho que já respondi na primeira frase.
Se persistirmos na mesma lógica, então devia-se banir a presença de jornalistas junto das áreas afetadas pelos fogos já que em 99.99% das vezes eles não vão ajudar em nada. E em alguns casos até estorvam (mas a presença da imprensa é um mal necessário).
O trabalho dos jornalistas é informar e deixar a gestão da situação para os demais operacionais que lá estão.
Concordem ou não, é esta a minha opinião