Seguimento - Incêndios 2017

2150 operacionais combatem seis grandes fogos na região Centro

Mais de 2.150 operacionais, auxiliados por 662 veículos e dez meios aéreos combatiam, às 08:30 de hoje, seis grandes incêndios nos distritos de Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Bragança, segundo dados da Proteção Civil.

De acordo com a informação divulgada na página na Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), o maior incêndio localiza-se no concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que deflagrou na tarde de sábado, encontrando-se a ser combatido por 1.105 operacionais, 343 viaturas e cinco meios aéreos.

Notícias de Coimbra
 
27 incêndios rurais em Portugal continental
Às 9h40, o site da Proteção Civil dava conta de 27 incêndios rurais em Portugal continental, 7 dos quais em curso. Os fogos estão a ser combatidos por 2561 bombeiros, apoiados por 780 veículos e 7 aviões.

O distrito de Leiria é o distrito com mais incêndios: 7 fogos que estão a ser combatidos por 1261 bombeiros, 393 viaturas e 3 aviões. Segue-se o distrito de Santarém, com 4 fogos (180 bombeiros, 50 veículos e um avião).

Os dois fogos no distrito de Coimbra estão a ser combatidos 730 bombeiros, 218 veículos e 2 aviões.
 
Mais 3 reforços, desta vez italianos.

MzQlKr8.png
 
Última edição:
Não há alteração do número de vítimas mortais
Num novo balanço à comunicação social, Elísio de Oliveira, comandante que está a liderar as operações no terreno, diz que não houve qualquer alteração ao número de vítimas mortais.

A situação mantém-se difícil, muito embora o combate tenha evoluído favoravelmente em três distritos: Coimbra, Leiria e Castelo Branco. As condições meteorológicas permanecem adversas e não permitem a operação dos meios aéreos disponíveis.

As operação vão continuar ao longo do dia com mais de 900 operacionais no terreno, sendo que todo o teatro de operações é considerado “preocupante”. Há registo de meios terrestres que não conseguem aceder a determinados locais. “Temos de encontrar zonas de oportunidade e precisamos de tempo”, admitiu Elísio de Oliveira. “Há aldeias que temos de confinar para proteger as pessoas. Noutros locais temos de deslocá-las”, continuou.

Até ao momento, três distritos afetados continuam em alerta.
 
  • Gosto
Reactions: Teya
Actualizo los medios españoles en Pedrógão Grande, que ayer me había dejado casi todos los medios terrestres:

- Personal: 128
- Vehículos: 29

Ese total se reparte en:

Unidad Militar de Emegencias

- 100 militares
- 19 vehículos
- Todos ellos ya actuando en la zona desde ayer





Emergencia y Respuesta Inmediata de la Comunidad de Madrid

- 28 bomberos
- 10 vehículos
- 1 UVI móvil completa (Ambulancia de Soporte Vital Avanzado)
- Actuando en la zona desde esta mañana



 
Desde los 4 Apagafuegos Bombardier españoles en la zona:




Han reanudado su actividad hace poco más de 20 minutos:


Los restantes medios aéreos españoles en Pedrógão Grande también han empezado su jornada de extinción:
 
Última edição:
Três estradas nacionais e duas autoestradas cortadas
Três estradas nacionais e duas autoestradas nos distritos de Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Viseu estavam, cerca das 10h00, cortadas ao trânsito, devido aos incêndios, disse à Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

De acordo com a GNR, a A13 — Autoestrada do Pinhal Interior, no concelho de Penela, no distrito de Coimbra, está interdita ao trânsito, entre os quilómetros 183 e 172, referindo que a alternativa é sair no nó de Alvaiázere e voltar a entrar no nó de Penela.

Ainda na A13, o trânsito está cortado na freguesia de Avelar, no concelho de Ansião, no distrito de Leiria, entre os quilómetros 171 e 183, por causa da ocorrência de incêndios, disse fonte da GNR.

Outra das autoestradas interditas ao trânsito é a A25 – Autoestrada das Beiras Litoral e Alta, na localidade de Chã de Tavares, no concelho de Mangualde, Viseu, entre os quilómetros 118 e 105, devido aos fogos que lavram na região.

No distrito de Castelo Branco, no concelho da Sertã, a Estrada Nacional 238 está cortada e a alternativa é a Estrada Nacional 348, referiu a GNR.

No concelho da Lousã, distrito de Leiria, está interdita a Estrada Nacional 236, via que está também cortada no concelho de Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, pelo que a alternativa é o IC3 – Itinerário Complementar da Estremadura e Ribatejo.

No distrito de Leiria, no concelho de Figueiró dos Vinhos está também cortada a Estrada Nacional 347, revelou a GNR, referindo que “não há alternativa” a esta via.

De acordo com a informação divulgada na página na Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), mais de 2.150 operacionais, auxiliados por 662 veículos e dez meios aéreos combatiam, às 08h30 de hoje, seis grandes incêndios nos distritos de Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Bragança.

Lusa
 
Família de Sacavém ainda não foi localizada
Apesar da informação avançada pela CMTV há minutos, a família de Sacavém desaparecida e incontactável desde sábado não terá sido ainda encontrada. Quem o garante é Joana Rosalis Sousa, a amiga que partilhou ontem a fotografia dos quatro no Facebook na esperança de os localizar.

Em apenas 13 horas o apelo foi partilhado mais de 52 mil vezes na rede social. Sérgio e Lígia Sousa, que estavam de férias com os dois filhos pequenos na zona e tinham publicado no Facebook imagens na praia fluvial das Rocas, em Castanheira de Pêra, continuam desaparecidos.