IC8 volta a ser cortado na zona de Alvaiázere
O Itinerário Complementar 8 (IC8) voltou hoje a ser cortado ao trânsito, pelas 12h00, na zona de Alvaiázere, no distrito de Leiria, devido aos incêndios, disse à Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).
De acordo com a GNR, a situação de cortes de trânsito devido a incêndios afeta de forma “mais grave” o distrito de Leiria, uma vez que além do IC8, estão interditas a Estrada Nacional 347, no concelho de Figueiró dos Vinhos, a Estrada Nacional 236, em Castanheira de Pera, e a A13 — Autoestrada do Pinhal Interior, no concelho de Ansião.
Além de Leiria, o distrito de Castelo Branco está a ser afetado com o incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande e obriga ao corte da Estrada Nacional 236, no concelho da Sertã.
De acordo com a GNR, a A13 — Autoestrada do Pinhal Interior, no concelho de Penela, no distrito de Coimbra, permanece interdita ao trânsito, entre os quilómetros 172 e 183, referindo que a alternativa é sair no nó de Alvaiázere e voltar a entrar no nó de Penela.
Outra das autoestradas interditas ao trânsito é a A25 – Autoestrada das Beiras Litoral e Alta, na localidade de Chã de Tavares, no concelho de Mangualde, Viseu, entre os quilómetros 105 e 118.
No distrito de Bragança, a Estrada Nacional 103 está cortada ao trânsito no concelho de Vinhais, devido à ocorrência de incêndios.
Já em Vila Real, a Estrada Municipal 322-2 encontra-se interdita ao trânsito no concelho de Sabrosa, indicou a GNR.
De acordo com a informação divulgada na página na Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), mais de 2.150 operacionais, auxiliados por 662 veículos e dez meios aéreos combatiam, na manhã desta segunda-feira, seis grandes incêndios nos distritos de Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Bragança.
Lusa