Seguimento - Incêndios 2017

O número de descargas eléctricas no período das 6h até ás 10h na zona centro é impressionante de acordo com o IPMA. Inevitavelmente alguma delas terá servido de ignição para os focos que têm vindo a aparecer.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Os canadairs italianos já vão a caminho do TO. Fica também na imagem o histórico do percurso de um dos canadairs franceses neste combate ao IF de Pedrógão.

4jzgpQv.png
 
IC8 volta a ser cortado na zona de Alvaiázere
O Itinerário Complementar 8 (IC8) voltou hoje a ser cortado ao trânsito, pelas 12h00, na zona de Alvaiázere, no distrito de Leiria, devido aos incêndios, disse à Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

De acordo com a GNR, a situação de cortes de trânsito devido a incêndios afeta de forma “mais grave” o distrito de Leiria, uma vez que além do IC8, estão interditas a Estrada Nacional 347, no concelho de Figueiró dos Vinhos, a Estrada Nacional 236, em Castanheira de Pera, e a A13 — Autoestrada do Pinhal Interior, no concelho de Ansião.

Além de Leiria, o distrito de Castelo Branco está a ser afetado com o incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande e obriga ao corte da Estrada Nacional 236, no concelho da Sertã.

De acordo com a GNR, a A13 — Autoestrada do Pinhal Interior, no concelho de Penela, no distrito de Coimbra, permanece interdita ao trânsito, entre os quilómetros 172 e 183, referindo que a alternativa é sair no nó de Alvaiázere e voltar a entrar no nó de Penela.

Outra das autoestradas interditas ao trânsito é a A25 – Autoestrada das Beiras Litoral e Alta, na localidade de Chã de Tavares, no concelho de Mangualde, Viseu, entre os quilómetros 105 e 118.

No distrito de Bragança, a Estrada Nacional 103 está cortada ao trânsito no concelho de Vinhais, devido à ocorrência de incêndios.

Já em Vila Real, a Estrada Municipal 322-2 encontra-se interdita ao trânsito no concelho de Sabrosa, indicou a GNR.

De acordo com a informação divulgada na página na Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), mais de 2.150 operacionais, auxiliados por 662 veículos e dez meios aéreos combatiam, na manhã desta segunda-feira, seis grandes incêndios nos distritos de Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Bragança.

Lusa
 
Presidente novamente a caminho
Marcelo Rebelo de Sousa está outra vez a caminho da zona de Pedrógão Grande. O Presidente da República cancelou toda a agenda desta semana.
 
24 das 62 vítimas mortais já foram identificadas
A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, acabou de revelar que 24 das 62 vítimas mortais já foram identificadas e que esse trabalho de identificação está a ser feito a toda a hora.
 
Os canadairs italianos já vão a caminho do TO. Fica também na imagem o histórico do percurso de um dos canadairs franceses neste combate ao IF de Pedrógão.

4jzgpQv.png

Los dos hidroaviones italianos despegando de Valencia esta mañana camino de Pedrógão Grande

 
Uma verdadeira catástrofe o que está a acontecer. :(

Muito para lá das perdas florestais que seguramente já ultrapassam os 30 mil hectares, as perdas humanas são de uma dimensão nunca antes vista em Portugal, estamos perante uma nova realidade de uma severidade sem precedentes.

Uma palavra de animo para os agentes que tentam controlar a situação no terreno e de pesar para as famílias enlutadas. :(
 
Não creio que esse vídeo tenha sido editado, até porque se nota claramente que quem estava a filmar apanhou um valente cagaço mas a ser verdade, imaginemos este raio a cair numa zona de floresta com mato denso ou em mato seco geralmente junto a um Eucaliptal. O pior no meio disto tudo é que não é só uma descarga isolada que chega ao solo..