Dias Miguel
Cumulonimbus
Tem de haver outra forma de informar a população, como está não funciona.
Hoje por exemplo, vim de manhã da Covilhã para Castelo Branco e ao longo da A23 era só queimadas, no Fundão o estado do tempo era literalmente Smog.
Concordo totalmente, eu agora ao final do dia avstei algumas dezenas de queimadas, com colunas de fumo já de dimensões consideráveis.
No sopé da Serra D'Aire e Candeeiros é todos os dias uma "fumarada" enorme, anda tudo a queimar as ramagens das oliveiras.
Este país não tem solução...
Por cá, idem, idem, aspas, aspas. Isto acontece logo a seguir ao final da interdição, pois ontem era bem notório o smog em várias áreas próximas de Portalegre, Arronches, Elvas e Badajoz.
Como é que isto acontece? Por causa da cultura, das tradições de antanho, as quais tinham razão de ser quando o tempo também era razoável. A cultura do fogo como forma de destruir os sobrantes é tão antiga como a própria agricultura...
Como se evita? Educando, alertando, proibindo e punindo a sério. Por causa do "deixa andar" é que morreram mais de 100 pessoas este ano.
O futuro próximo? Espero estar enganado, mas com as notícias de instabilidade para a próxima semana, iremos ter aumento dos incêndios dada a multiplicação de queimadas que, apesar da proibição, irão despontar de norte a sul. Arrisco a dizer que, assim, os 115 mortos noticiados deverão ser alguns mais...
O futuro a médio e longo prazo? Excepto se algum político sério e com coragem venha a fazer desta catástrofe bandeira e razão para mudar o estado das coisas (o único que vejo preocupado é o Presidente da República), depressa se esquecem do que aconteceu, assobiando para o lado como sempre o fizeram...