Ha determinados incendios rurais nesta altura que, erradamente, são prontamente apagados...mais do que suprimir devemos gerir o fogo...
Eu não quero entrar em polémicas, mas isso agora é errado. Fazer pequenas pilhas de compostagem é mais correcto e é o que eu faço.Exactamente, são estas queimadas de "inverno" que reduzem o combustível. ( e poucas pessoas percebem isso)
Era isso que os meus Avós faziam , e nunca me lembro das propriedades dos meus avós terem qualquer problema com fogos, pelo contrario,
A coisa estava tão bem gerida , que faziam fogueiras, com cuidado claro, no verão , para aquecer o almoço.
Num país com o(s) nosso(s) tipo de clima(s), onde, sublinho, a estação seca coincide com a estação quente, onde ha espaços rurais como os que temos, toda a atividade agricola/florestal/silvopastoril que passe por suprimir/substituir o fogo como agente de modificação da paisagem, está a imprimir um erro crasso...continuar com esses erros apenas trará mais 17 de Junho e 15 de Outubro...mais certo isso que amanha eu estar vivo (e conto muito estar )Eu não quero entrar em polémicas, mas isso agora é errado. Fazer pequenas pilhas de compostagem é mais correcto e é o que eu faço.
Eu não quero entrar em polémicas, mas isso agora é errado. Fazer pequenas pilhas de compostagem é mais correcto e é o que eu faço.
Se calhar não foi a melhor expressão... não estou aqui para ensinar nada a ninguém porque nada sei e nada sou, mas para o tipo de terreno que tenho que são apenas 3000m2 em volta da casa com árvores de fruto, olival e vinha... tudo em pequena escala claro o que faço é cortar a erva e o que crescer a mais 2 vezes ao ano e empilhar a parte mais lenhosa... para mim resulta, mas acredito que para outros terrenos, culturas, etc a melhor opção seja outra. Eu não uso o fogo a não ser na lareira!Mas o porquê de escreveres que "...isso agora é errado." @luismeteo3 ?
Pois as soluções são variáveis de acordo com a realidade de cada um, para mim o fogo não é solução mas percebo que noutros casos seja.Eu também faço compostagem e muita, mas num ano como este , em que estive 9 meses sem humidade , a compostagem foi fraquissima.
Para ter o terreno "SEGURO" , é preciso queimar por antecipação, controladamente - NO NOSSO CLIMA É A ÚNICA HIPOTESE. O resto são "cantigas" de novos Rurais-Urbanos.
Felizmente é onde a chuva chegará mais cedo! Aliás, já chegou!Uma frente em Caminha. Vários incêndios no Norte do país que excedem os 50 operacionais...