Boa tarde,
Depois de ter abandonado este Forum em 2015 (por razoes que na altura transmiti aos Moderadores) enquanto participante apenas,pois como leitor mantive uma assiduidade quase diária, sinto me na obrigação moral de voltar, e concretamente a este tópico! Acreditem que ponderei bastante e acredito igualmente que estão agora reunidas melhores condições para um debate sério e sem complexos sobre esta questão (aqui no Forum, bem como na Sociedade Civil)!
Relativamente ao terrível incêndio rural de Pedrogão, em minha opinião, julgo que a sociedade civil se esta a desviar do essencial!
Naturalmente que a origem deste incêndio é muito importante, as comunicações (ou a falta delas) importante o são, mas independentemente de tudo isso, acredito piamente que as mortes de Civis (de pelo menos 47), a destruição elevada de infraestruturas, morte de animais, e por fim (na base da pirâmide das prioridades) a brutal área ardida, teriam sempre estes trágicos números!
Para mim, antes de mais, gostaria de perceber o seguinte:
O resto, SIRESP, origem, meios, etc...desculpem me a franqueza, mas são acessorias!
Depois de ter abandonado este Forum em 2015 (por razoes que na altura transmiti aos Moderadores) enquanto participante apenas,pois como leitor mantive uma assiduidade quase diária, sinto me na obrigação moral de voltar, e concretamente a este tópico! Acreditem que ponderei bastante e acredito igualmente que estão agora reunidas melhores condições para um debate sério e sem complexos sobre esta questão (aqui no Forum, bem como na Sociedade Civil)!
Relativamente ao terrível incêndio rural de Pedrogão, em minha opinião, julgo que a sociedade civil se esta a desviar do essencial!
Naturalmente que a origem deste incêndio é muito importante, as comunicações (ou a falta delas) importante o são, mas independentemente de tudo isso, acredito piamente que as mortes de Civis (de pelo menos 47), a destruição elevada de infraestruturas, morte de animais, e por fim (na base da pirâmide das prioridades) a brutal área ardida, teriam sempre estes trágicos números!
Para mim, antes de mais, gostaria de perceber o seguinte:
- sabendo que se avizinhava uma situação sinóptica muito idêntica a 2003 (que castigou imensamente esta zona Centro), houve alguma medida mitigadora pelo pilar responsável pelo combate, mesmo antes de qualquer ignição?
- aquando da ignição deste incêndio rural de Pedrogão, foi feita a triangulação de meios (habitual procedimento)?
- qual o tempo de chegada do(s) primeiro(s) meio(s)?
- qual(ais) a(s) razão(ões) que o COS na altura levantou para que o incêndio passasse a ataque ampliado?
- e quantos minutos passaram até tal acontecer? os habituais 90m ou dado o comportamento do fogo passou mais cedo?
- quando é montado o posto de comando, a célula de planeamento funcionou? Se não, porquê? Se sim, esta identificou a tipologia de incêndio presente? os pontos criticos? os pontos sensiveis? o(s) vectore(s) de propagação do fogo?
- qual ou quais os comandantes de sector(es) das zonas onde houve mortes?
O resto, SIRESP, origem, meios, etc...desculpem me a franqueza, mas são acessorias!