A estação de Pedrógão Grande pifou às 19:38. Entre as 14h e as 19h houve uma percentagem de saturação de 4.5%. Relevante já que foram 144 chamadas com problemas. Não vejo grande descredibilização das queixas feitas pelos operacionais.
Já de vez...
Às 19h45 de sábado, 17 de junho, o SIRESP falha pela primeira vez leva a três pessoas, “numa habitação devoluta, cercadas pelo fogo” é que “não conseguem sair sozinhas” de casa fiquem sem resposta. A essa hora, no Sistema de Apoio à Decisão Operacional (SADO) ainda não há referências ao SIRESP, mas fica claro que aquelas três pessoas são deixadas à sorte porque o 112 tenta, “sem sucesso”, contactar o Posto de Comando das operações e o 2º Comando Operacional Distrital das Operações de Socorro.
A quebra da estação de Pedrógão Grande não deve ter em nada ajudado mas é quase certo que os problemas já vinham de trás. 7 minutos não é assim tanto tempo.
É verdade que não há sistemas perfeitos e há que delimitar uma determinada percentagem de chamadas com problemas. Será 5% aceitável? A partir de que número de chamadas é que os mesmos 5% (ou outro qualquer valor) são aceitáveis?
Provavelmente as faltas de comunicação foram-se acumulados até o desastre acontecer. Tentar contactar 4 ou 5 vezes às vezes demora algum tempo. Será que houve operacionais que desistiram do SIRESP e preferiram ir pelos meios alternativos? Há que fazer um inquérito detalhado.
Haver estações com elevadíssimo número de chamadas com problemas é inaceitável. E vou mais além já que um gráfico deste tipo...
... parece indicar um colapso parcial da rede ou no mínimo uma lentificação inadmissível das comunicações em situação de emergência. Mas aí volto ao que não sei e gostava de saber Como é que a rede lida com isto? Será que ao menos está preparada para este cenário? Ao que parece esta estação está atribuída à GNR. Que consequências é que este problema trouxe (e deve ter trazido)? Qual foi o impacto na operacionalidade geral? É irrelevante haver 30 estações numa rede se ocorrer uma centralização excessiva em algumas poucas estações e estas não aguentarem (foi este o caso?)
Última edição: