Nenhum de voces pondera que sejam reacendimentos?É do calor da noite
Qual a evidencia de mao criminosa?
Nenhum de voces pondera que sejam reacendimentos?
Qual a evidencia de mao criminosa?
É realmente impressionante, já perdi a conta da quantidade de incêndios que devastaram o Concelho de Mação. Lembro-me, de estar numa pequena Ribeira e ter de vir a 100 à hora porque se estava a aproximar aquele que foi um dos maiores fogos florestais naquela zona que consumiu quantidades abissais de hectares até Vila de Rei.
Posto isto, lá voltamos nós a ver o fogo a consumir mais uma vez a região que inclusive está super bem preparada para isto. Um pequeno aparte, a árvore que tomou conta de toda aquela zona qual é ? Eucalipto, e não estou a dizer isto de ânimo leve até porque conhecia e conheço toda a região quase como a palma da mão. Nem as Oliveiras escapam à fúria da Mono Cultura dessa árvore Australiana.
Espero que consigam dominar os incêndios o mais rapidamente possível porque qualquer dia já nem sementes irão haver para as árvores voltarem a crescer. Enfi
Estou muito a vontade para falar do Eucalipto, pois nao o defendo de modo algum!
No entanto Eucalipto, ao contrario de uma aberracao que ja aqui li, tambem e floresta!! E floresta de producao! Para la dessa ha de conservacao e de protecao!
Todas sao importantes e para todas ha espaco!
Ardem, em % de area existente, mais pinhais que eucaliptais!
E o problema nao esta nos eucaliptais, mas sim na populacao que nao os gere! Isso verifica se sobretudo nas segundas e terceiras rotacoes!
Mas o problema da nossa floresta e mais a falta global de gestao e nao tanto na especie em questao!
Ex: Mortagua esta eucaliptarizada...e pouco arde...e o milagre da gestao com rentabilidade...
Nao nao e nao!Se fossem reacendimentos estariam associados à mesma ocorrência e não a várias novas ocorrências.
Nao nao e nao!
Quem define se sao ou nao reacendimentos e a equipa que la chega em primeiro lugar...que ate pode ser a ultima que de la saiu antes...e ate pode jurar a pe juntos que apagou muito muito bem...ja vi este filme tantas vezes...mas cada um de nos fica na opiniao que melhornos conforta, certo...?!
IPMA não confirma raio no local onde começou o incêndio de Pedrógão
Há uma outra pista para o início do incêndio em Pedrógão Grande
Na última semana surgiu um novo elemento sobre o ponto de ignição. Afinal, o raio causador do incêndio não caiu em cima de uma árvore. Terá atingido primeiro um posto de transformação das linhas de média tensão, sendo depois conduzido pelos cabos até onde o fogo começou, na zona de Escalos Fundeiros. Uma possibilidade que completa a informação do IPMA de que não caíram raios naquela zona na altura do início do incêndio
Pode perfeitamente acontecer, e acontece! Mas tambem pode nao acontecer...e muitas vezes nao acontece! O que acontece e a posteriori, quando provado, a GNR agregar as ocorrencias a primaria!No site da ANPC um reacendimento, que me lembre, nunca originou uma nova ocorrência... Mesmo depois de extinta, se houver um reacendimento a ocorrência primária volta a estar activa.
Boas. É a minha primeira intervenção aqui no fórum, todavia já o acompanho com muito interesse há muitos anos.
Porém, há um facto que muito me intriga e que merece esta minha primeira intervenção, para colocar uma dúvida para que os que aqui costumam participar com conhecimentos técnicos.
Qual a vossa opinião sobre este título do Público:
"Há indícios fortes de que um downburst tornou o incêndio avassalador"
A história foi assim:
Na Espanha, havia descargas eléctricas, numa dessas descargas atingiu um poste de alta tensão, o raio seguiu o caminho pelos cabos de alta tensão, até que chegou a Escalos-Fundeiros, apaixonou-se pelo eucalipto e pimba, fez-se o incêndio.