Seguimento - Incêndios 2017

Os Canadair estarão a fazer scooping no Rio Tejo junto a Paço d'Arcos!

Não eram Canadair, mas sim 2 Tractor Fire Boss, que estiveram a combater o incêndio, bem como 1 Kamov.

O incêndio está dominado há várias horas mas aqui continua a cheirar a queimado (aliás, só por volta das 21h é que começou a cheirar a queimado no centro de Loures).

De facto a forte nortada dificultou bastante o combate ao incêndio, que deflagrou numa zona de terreno acidentado.

Aquela zona é raro o ano que não arde, vá-se lá saber porquê.
 
Seis concelhos de três distritos do continente em risco 'máximo'
11 DE JULHO DE 2017 - 07:36


De acordo com o Instituto, os concelhos de São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim, Castro Marim (Faro), Abrantes (Santarém) e Gavião (Portalegre) estão em risco "máximo" de incêndio

Seis concelhos de Faro, Santarém e Portalegre apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os concelhos de São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim, Castro Marim (Faro), Abrantes (Santarém) e Gavião (Portalegre) estão em risco "máximo" de incêndio.

O IPMA colocou ainda em risco 'muito elevado' e 'elevado' de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

SUBSCREVER
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado no litoral oeste, em especial durante a tarde, e nas terras altas.

A previsão aponta também para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da região Centro, pequena subida da temperatura mínima no interior das regiões Norte e Centro e subida da máxima na região Sul e no interior Norte e Centro.

Quanto às temperaturas para hoje, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 27 graus, no Porto entre 14 e 23, entre Vila Real entre 13 e 29, em Viseu entre 12 e 28, em Bragança entre 14 e 31, na Guarda entre 14 e 28, em Coimbra entre 13 e 27, em Castelo Branco entre 17 e 35, em Santarém entre 15 e 31, em Portalegre entre 14 e 36, em Beja entre 13 e 35 e em Faro entre 19 e 32.
http://www.tsf.pt/sociedade/interio...os-do-continente-em-risco-maximo-8627339.html
 
Incendio em Óbidos mobiliza mais de 100 bombeiros e dois meios aéreos
HÁ 2 MINUTOS
Um incêndio que deflagrou ao início da tarde no Vau, concelho de Óbidos, está a ser combatido por 107 operacionais e dois meios aéreos.

Partilhe
22572409_770x433_acf_cropped.jpg

No local estão 107 bombeiros de várias corporações de Lisboa, da região do Oeste e do norte do distrito de Leiria, apoiadas por 26 viaturas e dois meios aéreos

Um incêndio que deflagrou ao início desta tarde de terça-feira no Vau, concelho de Óbidos, está a ser combatido por 107 operacionais e dois meios aéreos, segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O fogo lavra desde as 14h53 na freguesia do Vau, no concelho de Óbidos, distrito de Leiria, numa zona de povoamento florestal com eucalipto, próxima da Lagoa de Óbidos, onde se localizam vários empreendimentos turísticos.


De acordo com o comandante dos bombeiros de Óbidos, Carlos Silva, “as chamas estiveram sempre em locais bastante distantes dos empreendimentos”, não havendo “casas em risco”.

“O vento e a intensidade do combustível” são, segundo o comandante os maiores entraves ao combate ao incêndio que, às 16h45, entrou em fase de resolução.

No local estão 107 bombeiros de várias corporações de Lisboa, da região do Oeste e do norte do distrito de Leiria, apoiadas por 26 viaturas e dois meios aéreos, um dos quais da AFOCELCA, um agrupamento de Empresas que incluía a Aliança Florestal (Grupo Portucel-Soporcel), Celbi (Stora-Enso), e Silvicaima (Caima).
http://observador.pt/2017/07/11/inc...za-mais-de-100-bombeiros-e-dois-meios-aereos/
 
ABRANTES | INCÊNDIO QUE DEFLAGROU EM RIO DE MOINHOS ENTROU EM CONCLUSÃO

Um incêndio em povoamento florestal teve início esta tarde ao 12h16 na localidade de Rio de Moinhos, concelho de Abrantes. Às 12h39, segundo o site da ANPC, estavam 30 operacionais no terreno apoiados de 8 viaturas e 1 meio aéreo.

Nesta tarde este é o único incêndio em curso no distrito de Santarém. Segundo esta classificação da ANPC, o incêndio encontra-se em evolução sem limitação de área.

http://www.mediotejo.net/abrantes-incendio-em-rio-de-moinhos-entrou-em-resolucao/
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Militares patrulham floresta para detetar fogos

Cerca de 200 militares do Exército e da Marinha vão estar envolvidos no patrulhamento da floresta, uma ação que vai ser realizada até domingo e que se insere nas medidas preventivas de combate aos fogos florestais.

O anúncio foi feito pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, que especifica que a Marinha vai operar no Distrito de Setúbal, enquanto o Exército terá a seu cargo os restantes distritos e esclarece que o envolvimento dos militares foi feito a pedido da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Os patrulhamentos serão em viatura e apeados e coincidem com o risco elevado de incêndios, associado às altas temperaturas. As operações militares serão dirigidas para as zonas onde é considerado haver mais risco de incêndios.

http://www.jn.pt/nacional/interior/militares-patrulham-floresta-para-detetar-fogos-8635094.html
 
Estou em Montemor e consigo ver a coluna de fumo. Não esta com bom aspeto.Só comecei a ver a coluna por volta das 17h
Pelo reforço de meios na última hora o combate já não deve estar a decorrer de forma favorável!!:(