Seguimento - Incêndios 2018

Sem querer ferir sustentabilidades mas muitos dos nossos bombeiros não sabem combater incêndios rurais, este video é uma boa representação disso mesmo... Uma mangueira apontada contra o vento, sendo que o mesmo vento empurra as chamas de 30 metros na horizontal para cima dos bombeiros?

Se querem suicidar-se esta é uma boa forma... :disgust:

Assim meus caros não vamos lá, podem ser 5000 bombeiros que não têm qualquer chance.

Última edição:
Uma foto que até assusta só de olhar...
Todos esperemos que este incendio não se prolongue por muitos mais dias.

Vejam o que tem acontecido no Rio Tejo e em Vila Velha de Ródão.
O papel à frente sempre do ambiente.
Quando estiver tudo morto (ambiente, rio) e sem pessoas, ficam satisfeitos.
E preparam-se para aumentar a produção!!!

Pois claro, fazias melhor! Bitaites é o que tu dás!

E tu dás o quê? :lol::lol:

Mas deixa arder o quê? Quem é que deixou arder. Eu entendo a tua raiva mas a culpa não é da operação no terreno. Foi bem planeada mas a natureza é brutal e imprevisível.

No domingo estava tudo ótimo agora já falas em descoordenação. Enfim, ao menos se queres defender os operacionais sê coerente

Última edição:
(... )Espero que não... Mas deixa lá vir uma semana de lestada com 40ºC em quase todo o pais e vais ver que "quem está a dar tudo" vai ser novamente incapaz de lidar com o problema.

Deixo aqui um excerto de um post que escrevi há menos de um mês (dia 19 de Julho)... Parecia que estava a adivinhar...

Sem querer ferir sustentabilidades mas muitos dos nossos bombeiros não sabem combater incêndios rurais, este video é uma boa representação disso mesmo... Uma mangueira apontada contra o vento, sendo que o mesmo vento empurra as chamas de 30 metros na horizontal para cima dos bombeiros?

Assim meus caros não vamos lá, podem ser 5000 bombeiros que não têm qualquer chance.

Esse video é de Monchique mas de 2016. Acredito que nos dias de hoje o valor da vida dos operacionais e da população é mais valioso e tido como prioridade máxima.

Edit: Aliás hoje ouvi um jornalista a dizer que uma das criticas á operação da ANPC é darem demasiada prioridade ás evacuações e deixarem arder. E é isto..........

A CMTV... :rolleyes:

Paralelamente...

Incendiário ateia sete fogos num dia

O incendiário, de 42 anos, atuou num quadro depressivo, dizimou cerca de 6 mil metros quadrados de floresta e pôs em risco um posto de abastecimento de combustíveis junto a um hipermercado, em Cristelos.

A PJ do Porto, entretanto, deteve também um outro incendiário, um desempregado de 35 anos. Depois de um acidente, o condutor levou o carro até uma zona de mato e arvoredo, com diversas casas nas imediações, em Duas Igrejas, Paredes, às 20h15 de sexta-feira. Com fósforos e um líquido acelerante, ateou fogo à viatura. O incêndio propagou-se à área florestal e foi combatido pelos bombeiros. O homem acabou detido, foi presente a juiz e ficou em liberdade, sujeito a apresentações semanais e a tratamento psiquiátrico.

Já na semana passada, uma mulher de 73 anos que ateou dois fogos em queimadas, em Leiria, e foi detida pelos inspetores da Polícia Judiciária, ficou em liberdade. A septuagenária já tinha sido condenada, há três anos, pelo mesmo crime de incêndio florestal.

Relembro que não existe uma definição universal do que constitui terrorismo e em nada é útil tornar este termo sinónimo de fogo posto.

Ai ANPC Volto a não perceber como se cometem erros graves destes novamente , já ocorridos no passado! Coordenar uma ocorrência desta envergadura a 300klm da mesma, parece.ce não fazer sentido nenhum! Teremos incêndios até as condições meteorológicas assim permitam, ou quando o combustível for menor! Lembrar que este IF é filho de um pai só

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Última edição:
@Orion Mais uma vez, lamentável essa tua postura neste Fórum. Outros já foram punidos por muito menos.

@weatherbox amigo, se realmente achas que eu é que estou a levar isto para a orientação política, tens a resposta acima.

Continuem insistentemente a culpar o dispositivo e não tirem as pálas dos olhos relativamente ao que vem de cima em anos anteriores.

Quando se muda tudo em cada executivo, tem que se voltar a fazer tudo novamente. Pensem nisso e talvez vejam a luz.

Cumprimentos.

agora que o comando é de lisboa... uma palavra de agradecimento ao Vitor Vaz Pinto que por acaso é meu vizinho aqui do prédio.

Olho para isto e gostava de saber o que aconteceu no sábado ou o que não se conseguiu fazer no sábado.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
e gostava de saber o que aconteceu no sábado ou o que não se conseguiu fazer no sábado

Eu gostava era de saber o que aconteceu, ou melhor, o que não aconteceu no ataque inicial ( tão importante e decisivo) e que evitaria que o fogo não tomasse estas proporções...

Esse vídeo não é deste ano.
Mas sim.
Uma manobra suicida

Eu gostava era de saber o que aconteceu, ou melhor, o que não aconteceu no ataque inicial ( tão importante e decisivo) e que evitaria que o fogo não tomasse estas proporções...

Não sou nenhum perito em relação a este tema, apenas tento avaliar com bom senso.
Se, desde o início, têm havido pontos a arder sem acesso terrestre e, em certas alturas, os meios aéreos não conseguem actuar por causa do vento e do fumo, as proporções vão sempre aumentar!
Continuo a achar que ter prevenido com a abertura de acessos antes da época, teria sido uma solução.

Edição: Além de que, à noite, também não há meios aéreos a actuar...

• Gosto
Reactions: luismeteo3