IF Monchique em conclusão. Fonte: Site oficial da Prociv.
Esse vídeo não é deste ano.
Mas sim.
Uma manobra suicida
Sabes porventura aonde e a que horas ele disse isso para ver?Por isso ontem o Prof Xavier Viegas dizia que é preferível usar água com retardante. Ele não compreende esta quantidade de reacendimentos.
Talvez a única coisa que eu tenha mudado seja o número de ignições. Este ano ainda não passamos as 200 num só dia. Mesmo nestes dias de calor extremo. É possível que finalmente haja uma maior sensibilização da população e por conseguinte uma redução dos comportamentos de risco. Se nestes últimos dias tevessem acontecido 400 ou mais ignições como em anos anteriores está situação podia ser bem pior.
Eu só estou a dizer o que apareceu no site da Prociv há instantes. Entretanto já está em curso. Mas é um bug insignificante e é uma parvoíce eu estar a apontar isto. Aproveitamento político da minha parte.
NãoEsse valor de humidade só pode ter relação directa com a proximidade do incêndio, certo?
NãoSim, porque as previsões apontavam para valores acima dos 90% nessa zona.
NãoSem dúvida que sim, ontem na altura de maior descontrole do incêndio a estação amadora WU situada um pouco abaixo do alto da foia apresentava uma temperatura de 35°c graus à 1.00H da manhã e humidade na ordem dos 10%, hoje já ia pelo mesmo caminho, mas ficou sem sinal! Provavelmente pela falta de internet ou energia! Situação caótica novamente
NãoO incêndio em si conforme vinha de sábado estava terminado.
Daí eu ter dito que algo se passou... o que antes parecia estar a ser bem gerido passou a ser uma confusão!agora que o comando é de lisboa... uma palavra de agradecimento ao Vitor Vaz Pinto que por acaso é meu vizinho aqui do prédio.
Olho para isto e gostava de saber o que aconteceu no sábado ou o que não se conseguiu fazer no sábado.
Sim posso dizer. Foi na RTP3 anteontem na emissão especial por volta das 23h penso eu.Sabes porventura aonde e a que horas ele disse isso para ver?
Seria bom que fosse verdade mas penso que a principal razão tem a ver com os níveis de humidade na biomassa. Se nas próximas semanas tivermos outra situação anormal de calor poderemos ajuizar melhor pois esta onda de calor foi o primeiro grande stress hídrico a que a vegetação foi submetida, o mês de Julho foi atípico.