Seguimento Incêndios - 2019

E vão dois no espaço de uma semana!! :facepalm:
Bombeiros alertados para incêndio encontraram corpo carbonizado...:sad:
https://www.noticiasaominuto.com/pa...fication&utm_medium=push&utm_campaign=1220831

Pois, já dois em espaço de poucos dias, deixa muito a dizer, uma delas é as condições em que continuam a fazer queimas.
A protecção Civil, aquando do pedido de licenciamento requerido, simplesmente deveria de não dar ordem enquanto não chover bastante pelo menos.
Até porque depois não é nenhuma admiração que o fogo fuja de controlo, ainda para mais com o vento fraco a moderado que tem soprado.

Incêndio descontrolado em Barcelos mobiliza dois meios aéreos
Bombeiros assumem que fogo está "descontrolado".

Um incêndio florestal em Tamel (Santa Leocádia) e Vilar do Monte, Barcelos, está este sábado a mobilizar dois meios aéreos, cerca de 59 bombeiros e 16 carros.

Segundo os bombeiros de Barcelos o fogo encontra-se "descontrolado".

O alerta foi dado às 13h36.

https://www.cm-tv.pt/atualidade/det...vi27Vu4SEn1KXy-82bqMbrfOXpvXXnVQv9btyCanUSTF4

Parece que este incêndio de Barcelos foi provocado por uma queimada... :facepalm:

E parece que ainda vai haver combate pela noite dentro, são estas ocorrencias qua já nos deixam muito a pensar, do que será daqui para a frente, se a chuva não vier.
Claro que nem sequer vale a pena pensar no pior, mas são hipóteses que devem de estar em cima da mesa.
Pois, é @luismeteo3, sendo assim mais uma queimada que se descontrolou para variar.
Já estão a alertar na TV, acerca dos distritos que irão estar em risco elevado de incendio, agora é esperar que as pessoas sejam civilizadas.
Eu aliás sou um pouco suspeito para falar de queimadas, pois eu já deixei de as fazer já faz 4 anos, e conto já com alguma vizinhos agricultores que me seguem as pisadas felizmente.

Parece que este incêndio de Barcelos foi provocado por uma queimada... :facepalm:

Mas, a autorização para fazer a queimada não implica ter os bombeiros ao pé. Não é isso que a lei implica agora? :unsure:

• Gosto
Reactions: RStorm
E atenção aos dias 25 e 26! Poderemos ter algumas situações inesperadas para a altura do ano , face as previsões previstas!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Mas, a autorização para fazer a queimada não implica ter os bombeiros ao pé. Não é isso que a lei implica agora? :unsure:

Eu não sei se foi pedida autorização ou não...

Pelo que sei, supostamente a lei inicialmente dizia que sim, mas qualquer pessoa pode pedir a dita licença online, ou numa entidade de Protecção Civil, como em Camaras Municipais, mas na prática não vai haver lá bombeiros nenhuns para o efeito, aliás já o sistema online tem estado sobrecarregado, com tantos pedidos.
Só informam as pessoas para realizar a queimada logo de manhã, ou em dias de nevoeiro, e dão 3 dias para a reaizar.
As pessoas são ainda informadas que devem de revirar as brasas, e apagar o que resta.
Acho que ficava melhor encontrar uma solução para acabar com a queima de sobrantes de vez, como cada municipio possuir um tractor com destroçador florestal, onde depois podial até vender essa mesma estilha, gerando assim outra dinamica, e riqueza, como já se faz em outros países.

O incendio de Barcelos, já consta na página da PROCiv, com em resolução, provavelmente a descida da temperatura e a humidade mais elevada ajudam ao combate.

• Gosto
Reactions: luismeteo3