"Perigo de incêndio
elevado"????
Ainda hoje fui ver o índice meteorológico do risco de incêndio para
Barcelos (IPMA) e ele continua "reduzido" -
http://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/#0#0302. Organizem-se!!!
E o caro slbgdt consegue ler o que diz o IPMA nesta mesma página, do lado direito?
Eu acho piada a muitos destes comentários: mal começa a malfadada "festa" dos incêndios, parece que se perde o bom senso e desata tudo a desbaratinar com comentários que parecem concorrentes à "boca mais tola do dia".
Eu não tenho nada a ver com as câmaras ou com quem dá estas autorizações, mas vamos lá ver: eu obtenho uma licença, ou autorização (seja o que for) das autoridades, para fazer uma queima/queimada, vou para a fazer e levanta-se vento. O que faço? Não avalio se será seguro fazer a queima? Não penso duas vezes, e se devo manter a minha decisão ou se devo aumentar as medidas de segurança - pedir apoio aos bombeiros ou sapadores, ou chamar um vizinho ou alguém da família? Apesar de ter autorização, devo munir-me de todas as medidas para garantir que a queima/queimada não sai das proporçoes que posso controlar com os meus meios.
As autoridades, câmaras e juntas de freguesia, obviamente, não dominam toda a meteorologia e não adivinham com 100% de certeza o tempo de amanhã, ou de daqui a 2 dias, nem os microclimas. Até os bombeiros, nos grandes incêndios, se queixam muitas vezes que "o problema era o vento que estava sempre a mudar" - vide as declarações neste incêndio de Proença-a-Nova...
Outro paralelo: eu obtenho da Direção-Geral de Viação a "licença de condução" de viaturas (vulgo "carta"), que diz que eu posso conduzir o meu carro. Num determinado dia, por guiar de forma negligente e descuidada, provoco um acidente. A culpa é da DGV?