Seguimento - Incêndios 2022

Voltando ao tema das florestas existem aqui na zona da estrela e gardunha pequenas florestas de carvalhos castanheiros ou azinheiras onde por mais fogos que apareçam não conseguem penetrar nessas zonas
É importante entender que fogos sempre existiram e fazem parte do ecossistema em alturas que nem bombeiros havia, obviamente que quando se transforma Portugal numa mini Austrália com imensos aglomerados populacionais tem tudo para correr mal
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Nos próximos longos anos vamos ter disto, temos uma floresta que não é floresta, arde mato, giesta, codessos, esteva, sem qualquer valor económico, 90% das zonas com eucalipto que ardem, os proprietários têm o espaço sem qualquer ordenamento, cortam um eucalipto, naquele local vão rebentar uns 10 e assim ficam até vir um incêndio e limpar aquilo tudo.

Aqui falaram que no tempo do Salazar não ardia tanto, mas não era por ser uma ditadura, era porque o território era muito muito diferente.
Hoje vemos um incêndio chegar perto das aldeias porque a floresta (ou espécie de floresta) começou a entrar pelas aldeias a dentro, os espaços que outrora era de cultivo estão completamente ao abandono e ocupados por silvados, matos, etc... Com a ausência desses locais que antigamente criavam uma descontinuidade de combustível e permitiam ter um ponto de ancoragem para os incêndios, temos outro problema, concentração de muitos meios para defesa dos perímetros habitacionais e necessidade de evacuações.

A progressão dos incêndios também mudou muito, ondas de calor sempre tivemos, isso é certo, mas tínhamos invernos mais chuvosos, as espécies arbustivas e arbóreas absorviam muita humidade, os solos tinham humidade, hoje ao fim de uma semana de chuva, vêm dois dias de sol e já vemos incêndios.

Em relação aos meios aéreos, a intervenção dos mesmos têm muitas limitações no grandes IF, por vezes muito fumo que não garante a segurança necessária para a atuação, grande intensidade das chamas em que as descargas não têm qualquer efeito prático, necessidade de consolidar o local onde é feita a descarga, para isso é necessário ter lá equipas terrestres. Para as aeronaves de asa rotativa muito importante ter um ponto de água que garanta uma cadência de descargas elevada, o que no território nacional não se verifica, todos os presidentes de câmara quer um helicóptero no seu quintal mas constrói ZERO pontos de água (felizmente existem algumas excepções, mas muito poucas). Por isso era importante alguém esclarecer que os meios aéreos dão um importante apoio mas muitas mas mesmo muitas vezes andam a descarregar água sem qualquer efeito prático pelo atrás descrito.
 
Última edição:

Incêndio em Espanha está mais próximo da Petisqueira e aldeia já foi evacuada.​


Sex, 15/07/2022 - 13:50

img-20220715-wa0006.jpg


Está a progredir o incêndio que está a consumir mato em Espanha, muito perto da fronteira com Portugal.

Neste momento, tem três frentes activas e está a menos de um quilómetro com a Petisqueira, aldeia do concelho de Bragança. Segundo o presidente da União de Freguesias de São Julião de Palácios e Deilão, à qual pertence Petisqueira, avançou que a localidade já foi evacuada.

"Está muito feio até porque a frente está a crescer, os meios estão a chegar, mas estamos a falar de mato muito denso, também há algum vento que não tem estado ajudar.

Vamos ter incêndio para mais umas horas. A aldeia já foi evacuada, as pessoas estão em segurança, agora a prioridade é também defender o edificado”, disse Altino Pires.

Há 56 operacionais do distrito no terreno, apoiados por 18 viaturas e duas máquinas de arrasto.

De acordo com o comandante dos Bombeiros de Bragança, Carlos Martins, espera-se que o vento, durante a tarde, trave a propagação do incêndio até território português.

 
O Incendio em Espanha no parque natural de las Batuecas está gigante! :scared:

Já com quase 6000 Hectares contabilizados, e a área do vermelho mais claro ainda sem contabilização.
Isto pode chegar a mais de 20000 hectares.
O incendio de Pedrogão consumiu 27500 Hectares, só por comparação.
Os ventos têm estado de W, SSW, pelo que pode ajudar a não ir para a maior parte do parque

83167d6a2d49ef540e1e23e8450f4a65.png
 
O Incendio em Espanha no parque natural de las Batuecas está gigante! :scared:

Já com quase 6000 Hectares contabilizados, e a área do vermelho mais claro ainda sem contabilização.
Isto pode chegar a mais de 20000 hectares.
O incendio de Pedrogão consumiu 27500 Hectares, só por comparação.
Os ventos têm estado de W, SSW, pelo que pode ajudar a não ir para a maior parte do parque

83167d6a2d49ef540e1e23e8450f4a65.png
Viva, onde posso consultar esses dados?


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 
Última edição:

Incêndios. Este já é o ano com maior área ardida desde 2017​