Nos próximos longos anos vamos ter disto, temos uma floresta que não é floresta, arde mato, giesta, codessos, esteva, sem qualquer valor económico, 90% das zonas com eucalipto que ardem, os proprietários têm o espaço sem qualquer ordenamento, cortam um eucalipto, naquele local vão rebentar uns 10 e assim ficam até vir um incêndio e limpar aquilo tudo.
Aqui falaram que no tempo do Salazar não ardia tanto, mas não era por ser uma ditadura, era porque o território era muito muito diferente.
Hoje vemos um incêndio chegar perto das aldeias porque a floresta (ou espécie de floresta) começou a entrar pelas aldeias a dentro, os espaços que outrora era de cultivo estão completamente ao abandono e ocupados por silvados, matos, etc... Com a ausência desses locais que antigamente criavam uma descontinuidade de combustível e permitiam ter um ponto de ancoragem para os incêndios, temos outro problema, concentração de muitos meios para defesa dos perímetros habitacionais e necessidade de evacuações.
A progressão dos incêndios também mudou muito, ondas de calor sempre tivemos, isso é certo, mas tínhamos invernos mais chuvosos, as espécies arbustivas e arbóreas absorviam muita humidade, os solos tinham humidade, hoje ao fim de uma semana de chuva, vêm dois dias de sol e já vemos incêndios.
Em relação aos meios aéreos, a intervenção dos mesmos têm muitas limitações no grandes IF, por vezes muito fumo que não garante a segurança necessária para a atuação, grande intensidade das chamas em que as descargas não têm qualquer efeito prático, necessidade de consolidar o local onde é feita a descarga, para isso é necessário ter lá equipas terrestres. Para as aeronaves de asa rotativa muito importante ter um ponto de água que garanta uma cadência de descargas elevada, o que no território nacional não se verifica, todos os presidentes de câmara quer um helicóptero no seu quintal mas constrói ZERO pontos de água (felizmente existem algumas excepções, mas muito poucas). Por isso era importante alguém esclarecer que os meios aéreos dão um importante apoio mas muitas mas mesmo muitas vezes andam a descarregar água sem qualquer efeito prático pelo atrás descrito.