Seguimento - Incêndios 2022

Também é preciso ter em conta a forma como a mensagem passada é interpretada. Um dos motivos pelos quais Outubro de 2017 foi uma tragédia foi precisamente porque tinha sido anunciada uma mudança de padrão (alegadamente a Ophelia ia trazer chuva) e quem trabalha no campo correu riscos pensando que o dia seguinte seria chuvoso como uma frente de Outono normal.
Completamente. Lembro-me perfeitamente de ir dormir algo preocupado, mas com um alívio porque rapidamente iria chover e os incêndios iriam acabar. No dia seguinte acordei para a muito dura realidade...

não sei qual era a alternativa, se calhar nem havia.. mas muito... muito perigoso.. algo ali no meio e já não saiam dali

Por acaso acabei de ver esse video também, e até fiquei arripiado, só de olhar para tal perigosidade, é preciso muita coragem, e nem olhar para trás.

Para terem feito assim, é porque não havia outra hipótesse/chance de saírem dali.. :unsure:

E a "típica" situação de "ou vai" "ou vai"... sem hesitações e outras alternativas... :unsure:

Naturalmente é muito perigoso passar com um veiculo por cima das chamas, felizmente correu bem...

E se houvesse, com grande probabilidade, um tronco já caído, atravessado a arder no caminho?
Por vezes aquilo que parece coragem é meramente irreflexão. Não sabemos o que estava para trás, ou as informações que podiam ter do que estava para a frente. Provavelmente a decisão foi apoiada em mais dados do que aqueles que se podem concluir apenas da visualização do vídeo.

Felizmente correu bem!

Já o outro vídeo, do repórter TSF na A1, mostrava uma situação que tinha tudo para poder correr mal.

Em Pedrógão correu tudo mal... e é preciso que não seja esquecido ou branqueado.

Última edição:
A área ardida contabilizada pelo ICNF está perto da marca dos 55mil ha e ainda temos muito Verão pela frente. :unsure:

Diria que correndo as coisas menos mal , podemos facilmente chegar ao dobro :unsure:

Diria que correndo as coisas menos mal , podemos facilmente chegar ao dobro :unsure:

Se ficarmos pelo dobro ficaríamos ainda assim muito longe dos piores anos que já tivemos. Olhando para as condições extremas que tivemos na semana passada podíamos estar bem pior, nota-se que se tem feito trabalho ao nível da redução de ignições e da execução das faixas de gestão de combustíveis à volta das povoações mas ainda há muito trabalho ainda a fazer. Mas veremos como corre o resto do Verão... :unsure:

Zona ardida no incêndio do Marão:

Imagem Sentinel de ontem 20 Julho.
USiv0NS.jpg

Antes era assim, imagem Google.
jEetRFR.jpg

Incêndios. Governo não prolonga situação de alerta no país​

"Segundo o ministro, para esta decisão foi tida em conta a baixa média da temperatura entre cinco e dez graus e o aumento da humidade entre 10% e 20% e depois de ouvidos também os ministros da Defesa, Ambiente, Agricultura, Saúde, ANEPC e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera".

Pura falácia, quando o Algarve vai ter uma subida das temperaturas com máximas iguais ou superiores a 40ºC, mínimas acima dos 24/25ºC, vento de norte e baixa humidade, e passam para a população a ideia que a temperatura vai descer e a humidade vai subir, mas no Algarve não será certamente e em situações idênticas a esta, já arderam mais de 20 mil ha em 2004 e 2012, no ano passado em Castro Marim ardeu 6 mil ha e só foi dominado quando o vento rodou para SW. :rolleyes:

Se ficarmos pelo dobro ficaríamos ainda assim muito longe dos piores anos que já tivemos. Olhando para as condições extremas que tivemos na semana passada podíamos estar bem pior, nota-se que se tem feito trabalho ao nível da redução de ignições e da execução das faixas de gestão de combustíveis à volta das povoações mas ainda há muito trabalho ainda a fazer. Mas veremos como corre o resto do Verão... :unsure:
Totalmente de acordo contigo Miguel, e espero muito não voltar a assistir nunca mais aos cerca de 500 mil hectares de 2017, ou aos 300 e tal mil de 2003 e 2005 , mas tenho plena consciência que perante a atual situação de seca , combustíveis com uma disponibilidade brutal para arder depois dos extremos da semana passada, e com cerca de metade do Verão ainda pela frente, não será mau de todo se tivemos de área ardida apenas o dobro do que tivemos até agora! :unsure: Vamos ver o que acontece com o número de ignições agora que vamos sair da situação de alerta/contingência! Olhando os modelos, acho uma decisão errada, poderá estar a passar.se uma mensagem errada
no meu entender , mas vamos esperar que corra tudo bem :pray:

Última edição:
IR "feio" a começar na Lousã, este vai dar trabalho! Muito combustível disponível :unsure: Ataque inicial muito forte! 163 Op , 36 Veículos e 7 Ma's.

bae23c18ea6a40429fc02d6522c8f17c.jpg

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

PS: Incêndio em resolução :viva:

Última edição:
Incêndio em São Marcos da Serra, zona muito sensível ja com mais de 100 bombeiros. Tem duas frentes activas.

Já começa cedo...

Última edição: