Seguimento - Incêndios 2022

Pirocumulo enorme no IF Murça... Fotos em "Meteo Trás os Montes"
Visto de Vila Real , está assim :eek: Tem tanto de belo, como de triste e assustador :unsure:

Crédito da foto : Paulo Gonçalves

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
bb17f036a1cf1a2090f22d6ca6932be2.jpg

Última edição:

Incêndio aproxima-se da cidade da Guarda​

Há 33 minutos

mw-1440

Para o combate às chamas foram já mobilizados três meios aéreos.​

O alerta foi dado às 14:13 e está a consumir uma zona de mato na Quinta do Zambito, uma localidade já muito próxima da cidade da Guarda.

Mobilizados para o terreno foram 100 operacionais, 33 veículos e três meios aéreos, de acordo com informação partilhada no site da Proteção Civil.

Visto de Vila Real , está assim :eek: Tem tanto de belo, como de triste e assustador :unsure:

Crédito da foto : Paulo Gonçalves

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
bb17f036a1cf1a2090f22d6ca6932be2.jpg

Isso já está próximo de ser um Pirocumulonimbus. :shocking:

Sinal de uma enorme carga calorífica, é com certeza povoamento florestal de alta densidade.

Mobilizados para o terreno foram 100 operacionais, 33 veículos e três meios aéreos, de acordo com informação partilhada no site da Proteção Civil.

Parece-me, em comparação com outros incêndios neste mês, que o dispositivo de ataque inicial é claramente insuficiente! Resultado da proliferação de ignições espalhadas por toda a região Norte e parte do Centro. Terminou o estado de contingência e é o descalabro na prevenção onde ainda há condições meteorológicas e de secura muito perigosas.

:(

Casal morre quando tentava fugir dos incêndios em Murça.​

Um homem e uma mulher, com cerca de 70 anos, morreram na tarde desta segunda-feira, em Murça, quando tentavam fugir de carro dos incêndios que assolam o concelho.

De acordo com informações recolhidas pelo JN, o casal ter-se-á despistado quando fugia das chamas e acabaram por falecer no interior do veículo.

Os idosos são antigos emigrantes que residiam perto da aldeia de Penabeice.

Em alerta CNN, há bombeiros cercados pelo fogo na Aldeia de Jou em Murça, com grandes dificuldades e não conseguem sair de lá...

Vai-se tentar com máquinas pesadas abrir um caminho para fugirem, de acordo com a CNN.

Hoje foi uma espécie de Leslie 2.0, mas com a cut-off a rumar para norte e a intensificar tudo.

Sabia-se do perigo que seria o dia de hoje se não se tivessem extinto os incêndios durante a noite, o de Chaves é exemplo disso.

Arrisco-me até a dizer que era o dia mais crítico para incêndios desta onda, mas as entidades quiseram sair do estado de contingência? Porquê? Com exemplos do passado idênticos? IPMA não estudou o dia 15 de Outubro de 2017 ou adormeceu?

Hoje foi uma espécie de Leslie 2.0, mas com a cut-off a rumar para norte e a intensificar tudo.

Sabia-se do perigo que seria o dia de hoje se não se tivessem extinto os incêndios durante a noite, o de Chaves é exemplo disso.

Arrisco-me até a dizer que era o dia mais crítico para incêndios desta onda, mas as entidades quiseram sair do estado de contingência? Porquê? Com exemplos do passado idênticos? IPMA não estudou o dia 15 de Outubro de 2017 ou adormeceu?

Em abono da verdade, a maior parte dos distritos do interior norte e centro continuavam em risco extremo de incêndio ontem. O presidente do IPMA há dias explicou que compete ao IPMA lançar avisos de acordo com os seus critérios meteorológicos e desenhar os mapas de risco de incêndio. E nem sempre um aviso vermelho por temperatura alta significa a situação mais gravosa do ponto de vista do risco de incêndio.
Se é uma situação de alerta, ou de contigência, ou de emergência, etc, essa é uma decisão política.

Aí parece-me que ainda há muito trabalho a fazer, já toda a gente sabe as regras do 3 30's mas se calhar é preciso começar a dar pesos diferentes às coisas. 45 graus sem vento é pior do que 29 graus com rajadas de 70 ou 80km/h? Duvido, mas quem está no terreno saberá melhor.

Também é preciso ter em conta a forma como a mensagem passada é interpretada. Um dos motivos pelos quais Outubro de 2017 foi uma tragédia foi precisamente porque tinha sido anunciada uma mudança de padrão (alegadamente a Ophelia ia trazer chuva) e quem trabalha no campo correu riscos pensando que o dia seguinte seria chuvoso como uma frente de Outono normal.