Seguimento - Incêndios 2022

São estas as condições no fundo do vale do Zêzere, entre Manteigas e Vale de Amoreira.
Vento moderado errático já certamente influenciado pela proximidade do incêndio e pelo grande encaixe dos vales (profundidades de cerca de 600 m ou mais).

Repare-se ainda na diminuição da radiação solar e do índice UV a partir do meio-dia, altura em que o incêndio se descontrolou depois de uma manhã relativamente mais calma, devido à expansão da nuvem de fumo.

W70dXmQ.jpg
 
Está na encosta sul do vale do Zêzere, entre Sameiro e Vale de Amoreira, provavelmente também entrando no Vale de Amoreira:

Pum2kTp.jpg


x3syhPj.jpg


Segundo a entrevista de um Comandante à CNN, podia voltar para trás por aquela encosta, aproximando-se novamente do Vale de Leandres e de Manteigas.
Também pode prosseguir para jusante do Zêzere e chegar a Valhelhas e o vale de Famalicão.
Já só têm três horas de meios aéreos.
 
Uma pena ver arder desta forma o PNSE, ainda por cima algumas das zonas que tinha sido poupada nas ultimas décadas. :(

De referir que não há eucaliptos na zona e o pinheiro-bravo é autóctone e é uma pioneira que permite criar solo para as frondosas que viriam a seguir, é assim que funciona a sucessão ecológica das nossas serras, plantações diretas de carvalho tendem para o insucesso por se estar a saltar etapas da sucessão ecológica. A pseudotsuga (pinheiro do Oregon) é a principal exótica na serra da Estrela e quando em povoamentos puros equiénios adultos, tem um comportamento de barreira face ao fogo devido à sua folhada ser muito compacta e pouco arejada que atrasa a progressão do fogo à superfície. A existência de pseudotsuga na área que está a arder pode ajudar a abrandar a progressão das chamas.
Tenho ideia de que todo o pinhal continuo desta zona foi plantado pois o monte ou serra onde lavra o incêndio chama se azinheira e em frente do outro lado do zezere é a azinha e azinheiras tem agora muito poucas que ou crescem em rochas ou junto à estrada onde o pinhal é menos denso
 
o europeu está a sair e prevê chuva para amanhã na zona da serra
Esperemos que seja em quantidade suficiente para apagar o fogo porque por mais bombeiros e meios aéreos que sejam recrutados parecem insuficientes para tomar conta do fogo
A previsão é sobretudo de trovoada e se não houver precipitação suficiente é pior pois podem ser trovoadas secas com risco acrescido de ignições.

Como é que num incêndio que lavra a praticamente 4 dias ainda "só" arderam 4000 hectares quando em alguns de 2 dias mais que isso é ardido? Tem a ver com a inclinação do terreno?

A progressão do incêndio no alto da Serra foi lenta e a área era grande. O tipo de terreno, rochoso, simultaneamente dificulta o ataque mas de certo modo também o avanço.
E o tipo de vegetação, coberto arbóreo em especial, ardem mais devagar do que os eucaliptais ou pinhais intensivos onde ocorreram essas áreas ardidas enormes. Mas 4000 hectares é mesmo muito.

Não estão a conseguir controlar:
jagSSg0.jpg


N4SlgkX.jpg
71RZScc.jpg



O fogo desviou-se e foi pela encosta da margem esquerda de Beijames/Verdelhos, passou a crista e desceu para o Sameiro e sobe agora o vale entre o São Lourenço e a Azinha.
Não parece voltar a aproximar-se de Manteigas:

Sm6oT8t.jpg


 
A estação WU de MeteoSameiro deixou de transmitir às 19h33; a webcam de Manteigas tem como última imagem (actualizadas cada 10 minutos) a das 19h31.

Se não fôr controlado esta noite o fogo passará para a bacia do Mondego.
O fumo deixou de aparecer na webcam da Covilhã/MeteoEstrela.
No radar (que só pode apanhar os topos da nuvem de fumo, acima de 1500 m) os ecos são mais fracos:
k1PubeU.jpg


Há uma hora atrás o vento enfraqueceu do lado Leste da Serra e com rumo variável; do lado Oeste mantém-se de SO, moderado.
AiOIPsh.jpg


O incêndio estará talvez a subir o vale do Sameiro e/ou as encostas do São Lourenço (vertente Leste) e da Azinha:
rXTIoJo.jpg


Estas zonas já sofreram grandes incêndios em outros anos.
 
Última edição:
Para amanhã o IPMA prevê uma probabilidade de precipitação associada a trovoadas entre as 16h e as 20h, com valores à volta dos 40% para Penhas Douradas, Manteigas, Penhas Saúde, Torre. Para a o lado Leste/Nordeste da Serra a probabilidade de precipitação estende-se também desde o fim da manhã, com valores menores; menor probabilidade de trovoadas desse lado.

d0e3gms.jpg
SS6Kj6U.jpg
PzPvlvq.jpg
pYBwiKN.jpg
Ndfh2ZK.jpg
mrDnROe.jpg
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial