Seguimento - Incêndios 2022

Eucaliptos que eu saiba não tem pinheiros bravos e silvestres tem mas em pouco número há é muito Pinheiro do Oregon que foram plantados pelos serviços florestais, o vale de beijames que ainda não sei se o fogo andou por lá ou não é que tem muito Pinheiro bravo

O fogo terá que ter passado pela cabeceira do vale de Beijames, na zona da Cova da Abelha e Aguilhão, mas aí há poucas árvores, para depois então ultrapassar a crista da encosta oriental do vale glaciar, a uma cota inferior à dos Poios Brancos. Terá então prosseguido para jusante ao longo dessa encosta e continuando também pela crista até à cabeceira do vale do Poço do Inferno. Não sei se desceu este vale e em que ponto está da descida para o Zêzere na curva do rio em São Gabriel e Leandres. É aí que tem de ser parado a todo o custo, caso chegue lá. Não terá descido o vale de Beijames, a evacuação da praia fluvial de Verdelhos foi por mera precaução. Pinheiro do Oregon, sim, do que me lembro de andar nessa zona (já lá vão 28 anos) era a árvore dominante.

• Triste
Reactions: "Charneca" Mundial
Evolução dos três dias do incêndio da Serra da Estrela:

Satélites Terra (dias 6 e 8) e Aqua (dia 7). Resolução 60m.
90DNkx0.jpg

Aqua, ontem, com estradas:
YTQRS4g.jpg

Imagens Sentinel-2 L2A de ontem de manhã (cerca do meio-dia):

Escala 500m, Manteigas junto à margem superior:
zYGB69y.jpg

Escala 300m, Penhas da Saúde no canto inferior esquerdo:
OPhHt3T.jpg

Última edição:
Última edição:
Penalva não parece fácil também...
Descontrolado, deve ter chegado novamente à floresta:

8YQ31Xf.jpg

qbsswdl.jpg

E o incêndio Penalva do Castelo a desviar meios preciosos, início às 16h15:

Continua a convergência dos ventos à superfície sobre a cordilheira central:
ZnhPMzp.jpg
Muito forte de novo... horas difíceis se avizinham.

Incêndio na Serra da Estrela: "Houve um erro crasso na abordagem inicial"​

SIC Notícias

Há 26 minutos.

O combate ao incêndio na Serra da Estrela, que no fim de semana consumiu mais de mil hectares, está a ser criticado por populares e pelo presidente da Associação dos Amigos da Serra da Estrela.

José Maria Saraiva considera que houve erros na abordagem inicial do combate às chamas e pede que sejam apuradas responsabilidades.

Questionado sobre o que terá falhado, José Maria disse que o incêndio começou numa aldeia e "devia ter estado confinado ao vale da aldeia".

A Associação dos Amigos da Serra da Estrela é uma organização não governamental de ambiente portuguesa e constitui uma das principais referências de defesa ambiental na região.

O incêndio deflagrou às 3:18 de sábado, na localidade de Garrocho, freguesia de Cantar-Galo e Vila do Carvalho, no concelho da Covilhã (Castelo Branco), e alastrou para Manteigas, no distrito da Guarda.

O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, fiz à pouco um ponto da situação completamente desolador :(

811c633c470984261bd2bb9f383711d2.jpg

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

Última edição:
O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, fiz à pouco um ponto da situação completamente desolador :(

811c633c470984261bd2bb9f383711d2.jpg

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

Os meios estão a ser repartidos pelo incêndio de Penalva e ainda outros dois, Paredes e norte do Douro.

É impressionante a área por onde o fogo já passou:
uqxnfd5.jpg

Duas plumas, Estrela e Penalva:

3wVQSbi.jpg

Catástrofe:
sNtHNaC.jpg

Mais um início a usar meios aéreos:

Visto do Monte Farinha (Mondim de Basto), o fumo do incêndio (novamente) de Cabeceiras de Basto e ainda outra ignição:
ydpHt1A.jpg

Condições meteorológicas muito difíceis na Estrela:
lYIg0Cx.jpg

Espero mesmo estar muito enganado mas com o declive da serra e os ventos que por ali se passam, ou muito me engano ou o incêndio na Serra da Estrela ainda vai dar trabalho para muitos dias.. Basta ver o comunicado hoje do presidente de Manteigas. É que mesmo quando o fogo estiver controlado, como é que vão fazer para assegurar que os reacendimentos não voltam a colocar tudo mau outra vez? É uma parte da Serra que o turismo não vê tanto mas já ardeu tanto da Serra :(