StormRic
Furacão
Eucaliptos que eu saiba não tem pinheiros bravos e silvestres tem mas em pouco número há é muito Pinheiro do Oregon que foram plantados pelos serviços florestais, o vale de beijames que ainda não sei se o fogo andou por lá ou não é que tem muito Pinheiro bravo
O fogo terá que ter passado pela cabeceira do vale de Beijames, na zona da Cova da Abelha e Aguilhão, mas aí há poucas árvores, para depois então ultrapassar a crista da encosta oriental do vale glaciar, a uma cota inferior à dos Poios Brancos. Terá então prosseguido para jusante ao longo dessa encosta e continuando também pela crista até à cabeceira do vale do Poço do Inferno. Não sei se desceu este vale e em que ponto está da descida para o Zêzere na curva do rio em São Gabriel e Leandres. É aí que tem de ser parado a todo o custo, caso chegue lá. Não terá descido o vale de Beijames, a evacuação da praia fluvial de Verdelhos foi por mera precaução. Pinheiro do Oregon, sim, do que me lembro de andar nessa zona (já lá vão 28 anos) era a árvore dominante.