Seguimento - Incêndios 2022

Tal como ontem referi o vale do rio beijames é composto por grandes pinhais e assim apesar da menor altitude e melhores acessos muito difícil será controlar o fogo que segue serra adentro e poderá se estender ao vale do zezere para valheilhas e sameiro
Não entendo como um parque natural pode ter tanto Pinheiro bravo sem qualquer descontinuade fica a ideia de que ou não há ninguém responsável pela manutenção do parque ou quem está à frente das instituições públicas responsáveis nada entedem do assunto
 
Pelas 20h48 foi temporariamente dado como "em resolução", durante três minutos... deve ter sido um lapso.

O vale do Rio Beijames foi a grande área apanhada pelo fogo durante esta tarde e noite.
Num tweet às 1h11 era indicado total de área ardida em 3239 ha.
xfF1JJg.jpg




O eco de radar continua, mais reduzido e fraco, moveu-se para ENE, Azinheira ou Crista da Curgeira(?). A defesa de Verdelhos talvez seja a prioridade.
YDe9u7v.jpg


 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
"Ver" a nossa floresta arder custa tanto, mas ver arder a zona de Manteigas, minha nossa...que crime. Adoro Manteigas, principalmente no Outono, com aquelas cores maravilhosas. Lá se vão as caminhadas e as voltas de bike. Que tristeza.
Ano após ano a adiar(pelas mais diversas razões) a caminhada do Vale de Beijames e agora parece que fica mesmo adiada para sempre.
Aquela vista do Vale do Zêzere na caminhada do Caminho dos Covais e agora tudo negro...
Espero que ainda consigam salvar aquela zona que vai de Leandres até ao Poço do Inferno. Como é fabuloso fazer aquela subida(apesar de todo o sofrimento) no meio de todo aquele arvoredo.
E esperar que não deixem chegar ao Bosque de São Lourenço...sei que ainda está longe, mas já não digo nada!!!
 
Situação muito complicada novamente no PNSE :( Ver a zona de Manteigas e Verdelhos a arder , é quase o mesmo sentimento que ver isso acontecer na Mata da Albergaria, ou qualquer outra zona do PNPG, não menosprezando qualquer outro incêndio noutros locais, sem dúvida que estes que referi em cima são do mais rico que temos a nível de fauna e flora ! É triste, muito triste :sad:
 
Espero que ainda consigam salvar aquela zona que vai de Leandres até ao Poço do Inferno.

O vale da Ribeira de Leandres/Poço do Inferno parece já ter ficado fora do alcance do incêndio, assim se mantenham os ventos locais.

Mais uma vez, durante a manhã e até cerca do meio-dia, a situação parecia controlada, em certos momentos o fumo desapareceu mesmo dos ecos de radar, por ser menos denso ou por estar mais confinado ao vale, a baixa altitude inacessível ao radar. Depois... voltou a intensificar-se:

BndAEpT.jpg
ShJEbk8.jpg


674hL84.jpg
3Lkr4Ve.jpg



xo2cjfj.jpg


0nV91Kl.jpg


Pela última imagem da webcam da Covilhã/MeteoEstrela, parece haver fumo de reacendimento em zona novamente mais perto dos cimos.

De manhã:

lsvK7SO.jpg


Duas frentes em Verdelhos, e de vez em quando surge uma nova coluna de fumo como esta agora:
hT795lQ.jpg
 
Última edição:
Uma pena ver arder desta forma o PNSE, ainda por cima algumas das zonas que tinham sido poupada nas ultimas décadas. :(

De referir que não há eucaliptos na zona e o pinheiro-bravo é autóctone e é uma pioneira que permite criar solo para as frondosas que viriam a seguir, é assim que funciona a sucessão ecológica das nossas serras, plantações diretas de carvalho tendem para o insucesso por se estar a saltar etapas da sucessão ecológica. A pseudotsuga (pinheiro do Oregon) é a principal exótica na serra da Estrela e quando em povoamentos puros equiénios adultos, tem um comportamento de barreira face ao fogo devido à sua folhada ser muito compacta e pouco arejada que atrasa a progressão do fogo à superfície. A existência de pseudotsuga na área que está a arder pode ajudar a abrandar a progressão das chamas.
 
Última edição:
Duas frentes em Verdelhos, e de vez em quando surge uma nova coluna de fumo como esta agora:
hT795lQ.jpg

A densidade de partículas é elevada nestas colunas de fumo que no topo originam um pirocumulus:

Ox3Xr2n.jpg


Vejam a web de manteigas....

Medonho

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
179802490ac974858e887cda0f62277d.jpg

Esse fumo parece já provir por detrás do São Lourenço? Ou talvez seja ainda de Verdelhos e o vento o mantenha baixo no vale.


A pseudotsuga (pinheiro do Oregon) é a principal exótica na serra da Estrela e quando em povoamentos puros equiénios adultos, tem um comportamento de barreira face ao fogo devido à sua folhada ser muito compacta e pouco arejada que atrasa a progressão do fogo à superfície. A existência de pseudotsuga na área que está a arder pode ajudar a abrandar a progressão das chamas.

Exactamente, e bem se viu no caso do vale glaciar, já perto de Manteigas, foi certamente uma enorme ajuda para travar ali a progressão.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Mais uma vez, durante a manhã e até cerca do meio-dia, a situação parecia controlada, em certos momentos o fumo desapareceu mesmo dos ecos de radar, por ser menos denso ou por estar mais confinado ao vale, a baixa altitude inacessível ao radar. Depois... voltou a intensificar-se:
A CNN, por volta do meio dia, esteve em direto de Verdelhos e no início a situação parecia estar mais ou menos calma, mas nos 10 minutos que estiveram a reportar notou-se claramente uma intensificação do vento que resultou logo num agravamento da situação, pois quando terminaram o direto a quantidade de fumo já era significativa novamente.
Há pouco, estive a ver o direto novamente e a situação está completamente descontrolada, estando as chamas já perto de casas.
 
Vai entrar pelo Vale de Amoreira (por trás do São Lourenço, monte visível na webcam de Manteigas) e/ou Valhelhas.
Poderia ser travado no vale do Zêzere, zona de hortas, mas o pior são as projecções e o vale é bastante apertado.
Muitos dos bosques são agora de pinheiro.

Três imagens simultâneas:
3DZxIqG.jpg


DjqOQb7.jpg


8bKuH9w.jpg


Quanto mais brilhante o topo da coluna de fumo (pirocumulus) mais escuro estará em baixo junto ao solo. Por vezes nem é possível ver as chamas a aproximarem-se rapidamente no meio do fumo espesso. Nunca se pode pôr bombeiros no terreno adiante destas frentes mais activas.
 
  • Triste
Reactions: "Charneca" Mundial